O Projeto “Finanças em Dia!” é um projeto de extensão universitária idealizado e coordenado pelo prof. Dr. Marcelo Augusto Ambrozini, seu objetivo é levar conhecimento sobre opções de investimentos financeiros e fontes alternativas de financiamento para a comunidade da cidade de Ribeirão Preto e seu público alvo são pessoas físicas e pequenos e médios empresários da cidade de Ribeirão Preto.

Em 2015, a I Edição do “Finanças em Dia!” foi realizada no Parque Municipal Dr. Luís Carlos Raya, localizado no Jardim Botânico em Ribeirão Preto, onde os alunos de graduação, cerca de 120 envolvidos no projeto, divididos em grupos de até quatro integrantes, fizeram uma exposição dos banners em local público e ficaram à disposição das pessoas interessadas em tirar dúvidas e/ou conhecer mais a fundo as opções de investimentos e fontes de financiamento existentes no mercado financeiro brasileiro. Posteriormente, o material será exposto em outros locais púbicos e em algumas faculdades da USP de Ribeirão Preto.

Os produtos financeiros apresentados, falando sobre a tributação incidente sobre esses produtos foram:

• Planos de Previdência Complementar: Escolha o mais adequado para o seu perfil!
  • Crédito Imobiliário: É uma boa hora para comprar imóvel?
  • Crédito Direto ao Consumidor: Quando é interessante?
  • Consórcio: As vantagens do consórcio hoje em dia!
  • Seguros: Saiba como se proteger!
  • Tesouro Direto: compre títulos públicos sem sair de casa!
  • Letras Financeiras do Tesouro (LFT): como ganhar mais juros!
  • Letras do Tesouro Nacional (LTN): aumente sua rentabilidade sem correr mais risco!
  • Notas do Tesouro Nacional (NTN): conheça todos os tipos!
  • Como funciona a tributação dos títulos públicos?
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB): quais os riscos?
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI): alta rentabilidade e isenção de imposto de renda!
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA): como investir?
  • Certificados de Recebíveis imobiliários (CRI): saiba mais!
  • Investimento em ações: aprenda como investir na Bolsa!
  • Como funciona a tributação no mercado de Ações?
  • Hot Money: Como faço para contratar?
  • Desconto de Duplicatas e Notas Promissórias: Compensa?
  • Empréstimos para Capital de Giro: O que eu devo saber sobre isso!
  • Vendor Finance: Você vende a prazo e recebe à vista!
  • Compror Finance: Aumente seu prazo de pagamento pagando juros menores!
  • Crédito Rural: Conheça todas as modalidades, prazos e taxas de juros!
  • Adiantamento de Contrato de Câmbio: Pague a menor taxa de juros do mercado!
  • Adiantamento de Cambiais Entregues: Se você é um exportador, tem que conhecer!
  • Financiamento à Importação: É viável mesmo com o dólar em alta?
  • Leasing Operacional: Porque é tão usado pelas empresas?
  • Leasing Financeiro: Qual a diferença do financiamento tradicional?
  • Debêntures: dá para investir com pouco dinheiro!
  • Commercial Papers: Conheça o fundamental!
  • Export Notes: Opção de financiamento interessante para exportadores!

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 24 Janeiro 2020, 19:23:10.