Durante a realização da primeira fase do SIICUSP na FEARP, realizada em 3 e 4 de outubro, os alunos inscritos apresentaram os resultados de suas pesquisas em evento aberto ao público e, na ocasião, 3 avaliadores (docentes e doutorandos) convidados pela CPq atribuiram notas a cada uma das apresentações, além de fazer comentários e questionamentos. Como o evento não tem o objetivo de aprovar ou reprovar trabalhos, e, por isso, as notas são meramente informativas, os alunos que se apresentaram, e tinham o compromisso da apresentação no SIICUSP como condição para certificação no Programa de Iniciação Científica, podem considerar o compromisso atendido independentemente das notas que receberam dos avaliadores. No entanto, a Comissão de Pesquisa indica os alunos mais bem avaliados, de acordo com essas notas (*), como representantes da unidade na Fase Internacional do SIICUSP.

Assim, na FEARP, em ordem decrescente, os estudantes mais bem avaliados foram:

 

Nome Média
Aline Cristina Zacariotto 9,76
Érica Aparecida Rossi dos Reis 9,71
Alana da Costa Barros 9,05
Nikolle Takasawa Yagui 8,81
Flávio Pinheiro Martins (**) 8,67
Rafaella Peres Melani 8,57
Gabriel Leal Silva 8,33

 

Esses alunos serão convidados a apresentar seu trabalho em formato de pôster na Língua Inglesa, nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, na Etpa Internacional do 26º SIICUSP que ocorrerá na Cidade Universitária, campus Butantã, em São Paulo. 

Embora a participação na Etapa Internacional não seja obrigatória, até 20% dos trabalhos apresentados no evento serão indicados pelos avaliadores para receberem certificado de menção honrosa. Um comitê científico composto por docentes USP, indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, selecionará até 15 trabalhos dentre os que receberem menção honrosa na Etapa Internacional do SIICUSP para serem apresentados pelo respectivo autor, aluno de graduação da USP, em eventos realizados por universidades estrangeiras em 2019, com as despesas com passagens aéreas, hospedagem, seguro-viagem e alimentação pagas pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

(*) A CPq adotou como critério a média aritmética das notas médias de cada um dos 3 avaliadores. Como a FEARP pode indicar até 6 alunos, a comissão decidiu indicar 2 orientados de cada Departamento.

(**)  O aluno Flávio Pinheiro Martins não poderá participar do evento uma vez que colocou grau e por isso não atende ao requisíto de ser aluno de graduação da USP.

O Escritório de Apoio à Pesquisa da FEA-RP/USP informa que será realizado no dia 10 de outubro, às 13h30, na sala 02 do Bloco B2 da FEARP, seminário referente aos 6 primeiros meses do programa de pós-doutorado "Os Dilemas da Categoria 'Pardo' na Lei 12.990 no Ministério da Saúde”. A apresentação será realizada pelo pós-doutorando Marcos Teixeira de Souza, responsável pelo projeto homônimo em desenvolvimento sob supervisão da Prof.ª Valquíria Padilha junto ao Departamento de Administração da FEA-RP/USP. No evento o pesquisador irá relatar o andamento de sua pesquisa que tem por objetivo propor um manual/guia útil, de cunho técnico-científico para as bancas de verificação racial, contribuindo fortemente com as discussões teórico-técnicas e práticas administrativas e de gestão no tocante aos critérios e ações das bancas supracitadas quanto às vagas para negros (pretos e pardos) nos concursos públicos federais no Ministério da Saúde. O evento é aberto ao público e não é necessário fazer insrcrição.

A CAPES abriu chamada para recebimento de propostas para o Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), que apoia a realização de eventos científicos e tecnológicos de curta duração no país.

A data limite para inscrição é 18 de setembro, e os eventos apoiodos devem ser realizados no período entre 01/02 e 31/07/2019.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

 

Veja os resultados dos editais de bolsas PIBIC 2018-2019

Veja abaixo a tabela com  a classificação dos projetos inscritos no Edital PIBIC 2018-2019. Nesta edição, a FEARP teve dois estudantes selecionados para as bolsas de IC. O programa distribui as bolsas de IC da cota atribuida à USP pelo CNPq, conforme regras de classificação definidas no respectivo edital e complementada por Deliberação da CPq da unidade. Projetos inscritos que não foram contemplados com bolsa nesta etapa (na tabela: coluna "Situação bolsa" = "Aguardando"), poderão ser desenvolvidos sem bolsa a partir de 1/8/2018 e permanecerão inscritos nos programas, podendo vir a receber, no futuro, bolsas que sejam redistribuídas. A faculdade recebeu também cinco bolsas no Edital PIBITI 2018-2019, todas elas referentes a um mesmo projeto. Nesta modalidade, houve ainda a inscrição de um segundo projeto na unidade, infelizmente não contemplado com bolsas.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo Escritório de Apoio à Pesquisa, pelo telefone 3315-4961 ou pelo endereço eletrônico apoiopq@fearp.usp.br.

A classsificação, os editais, bem como as Perguntas Frequentes, podem ser acessados abaixo:

Classificação PIBIC

PIBIC e PIBITI

PIBIC-EM

Perguntas Frequentes