Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas sem vínculo com o Programa de Pós-Graduação. As inscrições para o processo de seleção de alunos especiais ocorre em dezembro/janeiro para as disciplinas do primeiro semestre e em junho/julho para as disciplinas do segundo semestre.

Conforme artigo 55 da resolução CoPGr Nº 7493, de 27/03/2018, podem, a juízo da CCP, ser admitidos para matrícula em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP. Assim, alunos de graduação da USP podem solicitar a autorização da CCP para cursar disciplinas, mediante envio ao Serviço de Pós-Graduação requerimento devidamente justificado, embasado com documentos se for o caso, sem a necessidade de participarem deste processo seletivo.

 

Norma que regulamenta a participação de Alunos Especiais no PPGCC

Deliberação CCP-PPGCC nº 2, de 28 de agosto de 2014

 

Abertos

Período de inscrição: 07/05/2020 a 20/05/2020

Edital de Seleção - Disciplinas do 2º trimestre letivo de 2020 *

Ficha de inscrição on-line

Resultado do Processo Seletivo em 27/05/2020 

Texto que compõe a bibliografia para a prova da disciplina RCC4702-Método e Teoria de Processos Organizacionais

Texto que compõe a bibliografia para a prova da disciplina RCC6007-Didática do Ensino Contábil

 

* Em função da pandemia que estamos vivenciando, neste processo seletivo não será cobrada taxa de inscrição.

 

 

Encerrados

Período de inscrição: 09/12/2019 a 13/01/2020

Edital de Seleção - Disciplinas do 1º trimestre letivo de 2020

Ficha de inscrição on-line

Geração de boleto para pagamento * 

Resultado do Processo Seletivo em 10/02/2020

  

Período de inscrição: 13/06/2019 a 01/07/2019

Edital de Seleção - Disciplinas do 2º semestre letivo de 2019

Ficha de inscrição on-line

Geração de boleto para pagamento * 

Resultado do Processo Seletivo em 19/07/2019

 

Período de inscrição: 10/12/2018 a 15/01/2019

Edital de Seleção - Disciplinas do 1º semestre letivo de 2019

Ficha de inscrição on-line

Geração de boleto para pagamento * 

Resultado do Processo Seletivo

  

Período de inscrição: 13/06/2018 a 29/06/2018

Edital de Seleção - Disciplinas do 2º semestre letivo de 2018

Ficha de inscrição on-line

Geração de boleto para pagamento

Resultado do Processo Seletivo em 17/07/2018

 

Período de inscrição: 13/12/2017 a 11/01/2018

Edital de Seleção - Disciplinas do 1º semestre letivo de 2018

Ficha de inscrição on-line

Geração de boleto para pagamento

Resultado do Processo Seletivo

 

Período de inscrição: 05/06/2017 a 23/06/2017

Edital de Seleção - Disciplinas do 2º semestre letivo de 2017

Ficha de inscrição on-line

Geração de boleto para pagamento

Resultado do Processo Seletivo

 

Período de inscrição: 13/12/2016 a 13/01/2017

Edital de Seleção - Disciplinas do 1º semestre letivo de 2017

Ficha de inscrição on-line

Geração de boleto para pagamento

Resultado do Processo Seletivo

 

Edital de Seleção - Disciplinas do 2º semestre letivo de 2016 (Retificado DOE 16/06/2016)

Ficha de inscrição on-line

Geração do boleto para pagamento

***Atenção*** Para a prova da disciplina Finanças Corporativas levar calculadora financeira ou HP12C.

Resultado do Processo Seletivo

  

Edital de Seleção - Disciplinas do 1º semestre letivo de 2016

Retificação Edital FEA-RP 41/2015

Ficha de inscrição on-line

Resultado do Processo Seletivo 

 

Edital de Seleção - Disciplinas do 2º semestre letivo de 2015: aqui

Ficha de Inscrição on-line: aqui

Resultado do Processo Seletivo: aqui

Agenda Qualificações

Agenda Defesas

  • Vanessa Schaefer Open or Close

    Área:    Controladoria e Contabilidade

    Curso: Mestrado
    Data:    17/06/2020, às 09h00 - horário de Brasília
    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Transmissão ao vivo: stream.meet.google.com/stream/df6e1012-d265-46cb-b1ba-dd0df981efa4

    Título: Análise da relação entre os papéis assumidos pelos cooperados (usuário e/ou proprietário) e o desempenho socieconômico percebido na cooperativa
    Autor: Vanessa Schaefer

    Banca: Prof(a). Dr(a). Amaury José Rezende (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Jorge Eduardo Scarpin (Universidade Federal do Paraná - UFPR)

    Prof(a). Dr(a). Diógenes de Souza Bido (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

    Prof(a). Dr(a). Reginaldo Ferreira Barreiros (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

     

    Resumo: 

    Na relação contratual entre o cooperado e a cooperativa agropecuária, os cooperados podem assumir os papéis de usuário e proprietário. O primeiro pressupõe atividades de compra, venda e utilização de serviços, e o segundo de participação na tomada de decisão e prestação de contas. Não há obrigatoriedade contratual para que ele assuma os dois papéis na relação, o que ocasiona distintos perfis dentro da mesma organização e influencia o seu desempenho, tanto de maneira positiva quanto negativa. Neste contexto, este estudo buscou explicar como os papéis assumidos pelo cooperado (usuário e proprietário) relacionam-se com as suas atitudes (comunicação efetiva, confiança e comprometimento) e percepção sobre o desempenho socioeconômico da cooperativa agropecuária. A estratégia de pesquisa compreendeu a coleta de dados por meio de um questionário e a análise dos dados pela modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, no software SmartPLS3. A amostra é composta por 210 cooperados de uma cooperativa agropecuária brasileira. Os principais resultados indicam que a comunicação efetiva influencia positivamente a confiança e o comprometimento, os quais influenciam positivamente a atitude do cooperado como usuário e proprietário e, esta atitude influencia positivamente a percepção deles sobre o desempenho socioeconômico. Portanto, os resultados mostram que quanto mais o cooperado manter relações, seja como usuário ou proprietário, melhor é o desempenho socioeconômico percebido por ele. Além disso, a análise do mapa importância-desempenho (IPMA) demonstra que a dimensão de usuário apresenta uma influência positiva maior sob o desempenho socioeconômico percebido do que a atitude dele como proprietário. Para a literatura, este estudo contribui ao trazer evidências empíricas sobre a relação entre os papéis que o cooperado escolhe assumir na sua relação com a cooperativa, as suas atitudes e a forma como ele percebe o desempenho socioeconômico da organização. De forma prática, estes aspectos contribuem para que a gestão da cooperativa atue de maneira mais efetiva nas ações que envolvem o cooperado e os seus papéis.

Atualização do site

  • Atualizado em: 01 Junho 2020, 15:59:23.