27/11/2019 às 19h15 no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da FEA-RP foi realizada a palestra: Orçamento como ferramenta de controle gerencial em organizações hospitalares com a doutoranda Gisele Cristina dos Santos e o Prof. Dr. Carlos Alberto Grespan Bonacim.

 

 

Resumo

A complexidade do ambiente no qual estão inseridas as organizações hospitalares desencadeia uma demanda crescente por informações cada vez mais acuradas para tomada de decisão. Os hospitais são reconhecidos como organizações complexas que oferecem serviços com elevado grau de especificidade, o que torna por si só mais difícil o processo de gestão, somados a escassez de recursos para o financiamento de suas operações. Na busca de eficiência no uso dos recursos, uma das pressões sofridas neste ambiente é pela redução dos custos, assim, a alocação e o controle desses custos, através de sistemas de custeio implantados, é uma ferramenta que facilita o gerenciamento de informações para os gestores e o processo de tomada de decisões no âmbito da organização. A implantação de ferramentas de controle gerenciais é primordial para gerenciar as informações financeiras e avaliar os resultados de sua operação. Dentre estas ferramentas, discutiremos sobre o orçamento e o seu processo, destacando características relevantes que possam interferir neste processo de execução orçamentária, traçando também um perfil dos gestores clínicos que hoje atuam na gestão dos hospitais, a partir dos resultados obtidos, frutos de pesquisa acadêmica desenvolvida nesta área.

Palestrantes: 

Gisele Cristina dos Santos - Contadora, mestre e doutoranda em Controladoria e Contabilidade pelo PPGCC da FEA-RP/USP, MBA em Contabilidade pela FEA-RP/USP e especialista em Gestão e Economia do Setor Público pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Carlos Alberto Grespan Bonacim - Professor Associado da FEARP/USP. Pesquisador na área de Contabilidade Governamental, com ênfase em Controladoria na Gestão Pública.