25/04/2019 às 19h15 no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da FEA-RP foi realizada a palestra: Contabilidade e Novas Moedas: Desafios e Oportunidades com os Professores Doutores Marcelo Botelho da Costa Moraes e Silvio Hiroshi Nakao.

 

 

Resumo: A Bitcoin foi pioneira no segmento de moedas digitais, sendo, atualmente, a moeda digital mais famosa do mundo. O blockchain é a tecnologia em que a Bitcoin é capaz de operar. Essa tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante no mundo das transações online, facilitando a realização de transações entre diferentes tipos de mercados. A forma como o blockchain controla, registra e assegura as transações demonstra como a tecnologia tem potencial para revolucionar a contabilidade, emergindo diversas oportunidades e desafios de reconhecimento e mensuração das novas moedas digitais.

Palestrantes convidados: 

Marcelo Botelho da Costa Moraes: Professor Doutor do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente com docência e pesquisa em Contabilidade Financeira e Métodos Quantitativos. Realizou Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) na área de contabilidade financeira (2018). É Doutor em Ciências na área de Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento (2011), Mestre em Engenharia de Produção (2007) e Bacharel em Ciências Contábeis (2003), todos pela Universidade de São Paulo (USP). É membro da American Accounting Association (AAA), da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) e do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis (FEA-RP/USP). 

Silvio Hiroshi Nakao: Professor Associado do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), atuando nos programas de graduação, pósgraduação e MBAs. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Sydney – Austrália (2012-2013). É Livre-Docente (2013) em Contabilidade, Doutor (2003) e Mestre (2000) em Controladoria e Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis (1996), todos pela Universidade de São Paulo. Também possui Bacharelado em Administração de Empresas pela Unaerp (1992). É pesquisador e parecerista nas áreas de Contabilidade Tributária e Financeira. É coordenador do MBA USP Contabilidade: Governança e Controle, do MBA USP Contabilidade em IFRS e do curso Governança e Planejamento Sucessório na Empresa Familiar. É líder do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis (FEA-RP/USP), certificado pelo CPNq desde 2003.  

Agenda Qualificações

  • Luciano Bastos de Carvalho Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade


    Data: 14/07/2020, às 15:00 - horário de Brasília

     Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

     

    Link da transmissão:  https://stream.meet.google.com/stream/aa10cd0c-980a-4171-93a1-fd1a7d4a7ba6 

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.    

    Título: Framework, serious game e avaliação no processo de desenvolvimento de hibrid skills na área contábil

    Autor: Luciano Bastos de Carvalho

    Comissão Examinadora:        

    Prof(a). Dr(a). Jose Dutra de Oliveira Neto - (Presidente)

    FEA-RP

    Prof(a). Dr(a). Edgard Bruno Cornacchione Junior

    FEA/USP)

    Prof(a). Dr(a). Klaus Schlünzen Junior

    Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Agenda Defesas

Atualização do site

  • Atualizado em: 07 Julho 2020, 17:30:52.