28/11/2018 às 19h15 no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da FEA-RP foi realizada a palestra: Exame de suficiência: qual é o mistério? com o Prof. Dr. Alexandre Sanches Garcia (via webconferência) e Profa. Dra. Adriana Maria Procópio de Araújo.

Resumo: Após conquistar o título de bacharel em ciências contábeis, é preciso ser aprovado no Exame de Suficiência promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para obter o registro de contador. Para ser aprovado, o bacharel precisa acertar 25 das 50 questões. Todavia, o que chama atenção é o alto índice de reprovação no exame.  Na última edição (1º semestre/2018) a média nacional de reprovação foi 69,84% (CFC, 2018). Diante disso, questiona-se: O que pode estar causando este número? Há alguma distorção entre o que é ensinado na sala de aula e o que é exigido no exame? Os professores, através de diferentes abordagens metodológicas, podem ajudar a melhorar esse índice? Diante desse contexto, o Diálogos com a Comunidade, convidou o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, representado pelo Dr. Alexandre Sanches Garcia e a professora Dra. Adriana Maria Procópio de Araújo, para discutir as possíveis causas do alto índice de reprovação no Exame de Suficiência e, como o uso de metodologias ativas pode melhorar a aprendizagem dos alunos.

• João Paulo Augusto Eça Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    10/01/2020, às 15h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Efeito das fontes de financiamento sobre a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa: evidências para o Brasil
    Autor: João Paulo Augusto Eça

Banca: Prof(a). Dr(a). Maurício Ribeiro do Valle (Presidente)

Prof(a). Dr(a). Tatiana Albanez (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Andrei Aparecido de Albuquerque (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)

Prof(a). Dr(a). Marcelo Botelho da Costa Moraes (FEA-RP)

Em mercados imperfeitos, caracterizados por forte presença de custos de falência, de custos de agência e de assimetria de informação entre os agentes, há imposição de restrição por parte dos credores à capacidade de financiamento externo das firmas. Com isso, considera-se que o investimento de empresas que sofrem restrição ao financiamento externo é dependente da geração de recursos internos (investimentos mais sensíveis ao fluxo de caixa). Entretanto, ao reconhecer a existência de características distintas entre as fontes de financiamento disponíveis, é possível que a restrição financeira sofrida pelas empresas possa ser diferente conforme a fonte de crédito utilizada pela empresa O que se questiona neste estudo é se as principais fontes de financiamento utilizadas pelas empresas são capazes de reduzir a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa e, consequentemente, a restrição financeira das firmas. Para responder a esta pergunta, o estudo contou com uma amostra de 153 companhias do setor industrial, tanto de capital aberto quanto de capital fechado, que foi subdividida entre firmas restritas financeiramente e não restritas (pelos critérios tamanho e rating). O modelo escolhido como base para as análises foi o de sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa, comumente utilizado em pesquisas que tratam de restrição financeira. Após as estimações, alguns resultados persistiram, a saber: i) a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa verificada para as empresas consideradas financeiramente restritas; ii) a relação não significativa entre as variáveis representativas do crédito bancário e subsidiado sobre a restrição financeira das empresas restritas (sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa) e iii) a relação negativa e significante entre a participação moderada da dívida de mercado de capitais e a restrição financeira das empresas restritas (sensibilidade negativa do investimento ao fluxo de caixa). Análises adicionais mostraram que as empresas que possuem participação moderada da dívida de mercado de capitais, em geral, têm maior heterogeneidade em sua estrutura de dívida, ou seja, acessam diferentes fontes de financiamento. Além disso, o estudo mostrou que as empresas que possuem acesso às diferentes fontes de financiamento aumentam seus investimentos nos períodos em que apresentam resultados adversos (queda do lucro ou, até mesmo, prejuízo contábil). Ao atingir resultados superiores nos exercícios subsequentes, essas empresas, em média, reduzem o volume de investimento. Tal comportamento explica, portanto, a sensibilidade negativa do investimento ao fluxo de caixa.

• Atualizado em: 13 Dezembro 2019, 18:58:35.