26/09/2018 às 19h15 no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da FEA-RP foi realizado o painel: Qual o custo do serviço público? com o Prof. Cezar Volnei Mauss (webconferência) e o Prof. Marcio Minoru Garcia Takeuchi, com mediação do Me. Fabrício Ramos Neves.

 

Resumo: A adoção de um sistema de custos pelas entidades públicas não é nenhuma novidade no Brasil. O surgimento da Contabilidade de Custos no setor público brasileiro, assim como no mundo, está inserido num contexto mais amplo de reformas e mudança da Administração Pública, com o propósito de migrar de uma visão burocrática, rígida e centralizada, para um modelo com cunho mais gerencial, descentralizada, baseada em metas e em controle de custos. A legislação nacional trata da possibilidade desse tipo de controle, assim o gestor público pode implementar o sistema de custos por um requisito legal (Bitti, Aquino & Cardoso, 2011), mas a efetiva adoção será promovida quando o gestor público perceber a utilidade do sistema (Matto & Sippola, 2016).

A expectativa é que o sistema de custos gere informações que possam auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão, e conhecer por exemplo, o custo da merenda escolar por aluno e custo por paciente em atendimentos médicos. O uso efetivo destas informações pode auxiliar a gestão pública na elaboração do orçamento anual, análise dos gastos públicos, elaboração do Planejamento Plurianual (PPA), dentre outras atividades. Desta forma, o sistema de custos pode contribuir para a boa administração pública, a qual exige eficiência e economicidade e está diretamente ligado à efetividade das formas existentes de gestão e de governança pública (Lovato, Oliveira, Guimarães & Catapan, 2016).

Entretanto, será que no Brasil as organizações públicas implementam e utilizam o sistema de custos? Quais são as contribuições para a sociedade? Em Ribeirão Preto, que informações existem sobre os custos dos serviços públicos?

Convidados:

1 - Cezar Volnei Mauss (por webconferência), Mestre em Contabilidade e Controladoria pela UNISINOS. Especialista em Gestão e Controle da Administração Pública e contador pela UPF. Foi Professor da ULBRA, e é professor da FAT de Tapejara/RS. Foi contador do Município de Carazinho/RS em 2000, Coqueiros do Sul/RS de 2001 a maio de 2009 e de Chapada/RS de 2009 a 2011. É proprietário da empresa Mauss Consultoria em Gestão Ltda. É pesquisador da Ulbra na área gerencial das empresas com publicações realizadas em eventos brasileiros e internacionais. É membro da Comissão de estudos de contabilidade pública do CRC/RS. É autor e coautor de livros, na área de contabilidade pública, publicados no Brasil, na Alemanha, na Espanha e na Holanda.

2 - Marcio Minoru Garcia Takeuchi – presencial, Pós-Graduado no Curso Gerente de Cidade pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, Pós-Graduado em Direito Tributário no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET; Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Administração – FEA – USP - RP; Graduado em Direito pela Faculdade Laudo de Camargo, Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP; Sócio do Escritório Ricci, Faleiros e Takeuchi Advogados e Consultores Jurídicos; Consultor credenciado no SEBRAE NACIONAL; Palestrante; Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região nas Gestões 2010 a 2013 e 2013 a 2016 e Presidente do Conselho de Administração do Observatório Social de Ribeirão Preto Gestão 2012 a 2018.

Agenda Qualificações

  • Luciano Bastos de Carvalho Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade


    Data: 14/07/2020, às 15:00 - horário de Brasília

     Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

     

    Link da transmissão:  https://stream.meet.google.com/stream/aa10cd0c-980a-4171-93a1-fd1a7d4a7ba6 

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.    

    Título: Framework, serious game e avaliação no processo de desenvolvimento de hibrid skills na área contábil

    Autor: Luciano Bastos de Carvalho

    Comissão Examinadora:        

    Prof(a). Dr(a). Jose Dutra de Oliveira Neto - (Presidente)

    FEA-RP

    Prof(a). Dr(a). Edgard Bruno Cornacchione Junior

    FEA/USP)

    Prof(a). Dr(a). Klaus Schlünzen Junior

    Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Agenda Defesas

Atualização do site

  • Atualizado em: 08 Julho 2020, 11:55:14.