29/08/2018 às 19h15 no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da FEA-RP foi realizado o painel: A escolha do método de apresentação das despesas na DRE afeta a capacidade preditiva do usuário? com Prof. Dr. Sílvio Hiroshi Nakao da FEA-RP/USP e Doutoranda Lívia Maria Lopes Stanzani.

Resumo: As empresas divulgam suas demonstrações contábeis com informações patrimoniais e financeiras aos diversos usuários (por exemplo, investidores, bancos, governo, funcionários, entre outros). Por meio dessas informações, os usuários deveriam ser capazes de prever em qual situação a empresa estará no futuro e assim decidir se, por exemplo, irá comprar ou não ações dela. Dentre as demonstrações divulgadas pelas empresas, consta a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a qual fornece informações de receitas, custos, despesas e o resultado do período. De acordo com o normativo brasileiro e alinhado ao padrão internacional (IFRS), as empresas podem optar por apresentar as despesas de duas formas na DRE: função ou natureza. O normativo internacional destaca que a classificação por natureza possui melhor capacidade preditiva  ao usuário dessas informações. Mas, será que as duas formas de apresentação são, de fato, diferentes em termos de capacidade preditiva do usuário? Nesse sentido, no decorrer do mestrado a Ms. Lívia Stanzani sob orientação do Prof. Dr. Sílvio Hiroshi Nakao desenvolveu uma pesquisa que buscou responder tal questionamento. Estes resultados serão apresentados e discutidos pelos dois pesquisadores, no Diálogos com a Comunidade do mês de agosto.

• Luciano Bastos de Carvalho Open or Close

Área: Controladoria e Contabilidade

Data: 14/07/2020, às 15:00 - horário de Brasília

Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

Link da transmissão:  https://stream.meet.google.com/stream/aa10cd0c-980a-4171-93a1-fd1a7d4a7ba6

Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.

Título: Framework, serious game e avaliação no processo de desenvolvimento de hibrid skills na área contábil

Autor: Luciano Bastos de Carvalho

Comissão Examinadora:

Prof(a). Dr(a). Jose Dutra de Oliveira Neto - (Presidente)

FEA-RP

Prof(a). Dr(a). Edgard Bruno Cornacchione Junior

FEA/USP)

Prof(a). Dr(a). Klaus Schlünzen Junior

Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP

• Atualizado em: 10 Julho 2020, 20:06:16.