27/09/2017 às 19h15 no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da FEA-RP foi realizada a palestra: Código X: Decifrando o Orçamento Público, ministrada pelo doutorando  Fabricio Ramos Neves.

A palestra versou sobre o tema: Gastar dinheiro é fácil? Gastar equilibrando receita e despesa, evitando dívidas, priorizando necessidades, prestando contas e, ainda por cima, em um tempo limitado, não é fácil! Haja resiliência!Gastar dinheiro é fácil? Gastar equilibrando receita e despesa, evitando dívidas, priorizando necessidades, prestando contas e, ainda por cima, em um tempo limitado, não é fácil! Haja resiliência!O Orçamento Público é aprovado por lei específica e pode ser definido como um instrumento que expressa as políticas, os programas de operações do governo e os meios de seu financiamento, para um período de tempo definido, denominado exercício financeiro. Vamos decifrar o X da questão!

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 16 Janeiro 2020, 15:38:53.