31/08/2016, às 19h15 na Sala da Congregação foi realizada a palestra A prática da gestão de riscos financeiros e geração de valor ao acionista um estudo das empresas brasileiras não financeiras proferida pela doutoranda Rogiene Batista dos Santos

A palestra apresentou os aspectos que envolvem a gestão de riscos financeiros. Dessa forma, tendo em vista que as incertezas fazem parte das organizações em seus mais variados graus e que os riscos podem lhes trazer impactos negativos ou positivos, estes podem afetar a geração de valor às partes interessadas. Assim, como tal prática é uma decisão financeira, espera-se que ela crie valor pela presença de mecanismos derivativos na contabilização das empresas e gere valor ao acionista.

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 16 Janeiro 2020, 15:38:53.