Tributação, Governança e Transparência

Status: Em Andamento

Linha de Pesquisa: Contabilidade Financeira e Finanças

Professor Responsável: Sílvio Hiroshi Nakao

Docentes Participantes: Maísa de Souza Ribeiro

Outros Participantes (alunos e externos): Paula Carolina Ciampaglia Nardi, Ricardo Luiz Menezes da Silva, Sérgio da Silva Ignácio, Tatiana Madeira Piqueras, Guilherme Pinto Rezende, Melina Carneiro Machado, Marcelo Nicolau Mendonça

Descrição: Estado da arte:Os mecanismos de governança corporativa têm sido estudados e desenvolvidos a partir dos desdobramentos da teoria sobre os conflitos de agência e sobre os custos de transação. Nesse contexto, a configuração das relações entre agente e principal, na figura de gestores/acionistas ou majoritários/minoritários, pode influenciar a adoção de práticas ligadas à tributação, como o planejamento tributário, e que por sua vez podem afetar a divulgação e a transparência das informações contábeis. A influência da contabilidade tributária sobre a contabilidade financeira e os mecanismos de evitamento de tributos, de governança, de divulgação e de transparência têm sido estudados do ponto de vista de verificação empírica das proposições teóricas.

Objetivo: O objetivo deste projeto-eixo é estudar os vários aspectos envolvidos na relação existente entre os conceitos de tributação, governança corporativa, transparência e contabilidade, e com isso desenvolver o conhecimento a respeito desses assuntos. O melhor entendimento a respeito da natureza dessas relações pode proporcionar o desenvolvimento de mecanismos mais eficientes, que possam reduzir riscos para as partes envolvidas em relações negociais. Isso inclui o desenvolvimento de práticas contábeis mais transparentes, que possam reduzir a assimetria informacional e proporcionar melhor qualidade na tomada de decisões.

Métodos: A metodologia utilizada inclui estudos quantitativos e qualitativos. Os estudos quantitativos envolvem a atribuição de proxies às variáveis estudadas e o uso de métodos quantitativos para a análise dos dados. Os estudos qualitativos são realizados sob a forma de estudos de caso, de surveys, principalmente quando do estudo sobre o comportamento dos agentes envolvidos em relações contratuais, e também sob a forma de pesquisa documental. Os questionários enviados a amostras estatisticamente significativas são tratados quantitativamente.

Resultados esperados: Espera-se que os trabalhos desenvolvidos pela equipe no projeto Tributação, Governança Corporativa e Transparência contribuam com a área de conhecimento por meio da divulgação de artigos científicos e livros. Além da publicação, este projeto visa desenvolvimento de pesquisadores, dentro da filosofia adotada pelo PPGCC, e o engajamento de novos pesquisadores, desde a graduação, por meio de projetos de iniciação científica.