Métodos Computacionais para Análise e Previsão de Dados Financeiros

Status: Em Andamento

Linha de Pesquisa: Contabilidade Financeira e Finanças

Professor Responsável: Fabiano Guasti Lima

Outros Participantes (alunos e externos): Rafael Moreira Antônio e Bruno Figlioli

Descrição: A modelagem de sistemas do mundo real é uma tarefa de alta complexidade principalmente devido às ferramentas empregadas serem de natureza extremamente quantitativas. Diversas metodologias de previsão auxiliam a tomada de decisões por parte dos agentes envolvidos em atividades que se utilizem de planejamento e controle de processos. Um dos principais objetivos dos modelos de previsão é a redução da incerteza futura, principalmente devida a volatilidade do mercado.
Os modelos de previsão evoluíram com o passar dos anos, passando de simples técnicas de regressão aos modelos não-lineares e com uso de inteligência artificial. As aplicações também ascenderam aos mais diversos campos de atuação, desde modelos biológicos até econômicos. Em contabilidade os mecanismos de previsão tanto de receita operacional, previsão de comportamento futuro de índices e preços de ativos como para previsão de solvência de empresas também tem sido explorados na literatura de finanças com uso de diversas variáveis de controle.
Na área contábil, é crescente a utilização dos métodos quantitativos de previsão de séries temporais, pois esses são capazes de fornecer informações de forma mais precisas para a tomada de decisão. A contribuição desta pesquisa está no fortalecimento da Contabilometria, identificando as características dos dados, enumerando os instrumentos matemáticos e estatísticos, agregando maior capacidade de projeção futura, tornando a Contabilidade mais forte e mais útil através da união da teoria contábil com as técnicas de inferência.
Com a crescente mudança nas organizações e a complexidade das atividades, as empresas passam a exigir uma maior quantidade e qualidade das informações para controlar seu processo produtivo e auxiliar à tomada de decisões. A rápida ascensão da tecnologia da informação, a abertura dos mercados e a exigência dos clientes estão exigindo das empresas mais transparências das informações divulgadas, fazendo com que a contabilidade tenha papel decisivo na transformação dos dados em informações para o mercado.
O objetivo deste projeto está na construção e no uso combinado de metodologias de previsão aplicado a dados financeiros.
Espera-se ao término do projeto que o pesquisador esteja apto a aplicar tais métodos computacionais tanto academicamente quanto profissionalmente no mercado. O objetivo é aliar o conhecimento teórico com uma aplicabilidade consistente no mercado financeiro.