Gestão Baseada em Valor

Status: Em Andamento

Linha de Pesquisa: Contabilidade Financeira e Finanças

Professor Responsável: Alexandre Assaf Neto

Outros Participantes (alunos e externos): Carlos Alberto Grespan Bonacim,  Ana Carolina Costa Correa, Felipe Lorenzen e André Machado da Silva

Descrição: O objetivo de maximização do valor de mercado de uma empresa é conseqüência (resultado) dos vários objetivos e o conceito de gestão baseada em valor estrutura-se em premissas da value-based management (VBM), ou seja, administração baseada em valor. Os estudos que têm sido realizados nessa área contemplam a verificação empírica dessas premissas e da aplicação prática da gestão baseada em valor nos diversos tipos de organização.
O objetivo geral deste projeto é investigar :
- o processo de tomada de decisões estratégicas e operacionais na organização global, iniciando-se da importância na atribuição feita aos principais value drivers da entidade.
- estudos sobre o valuation de ativos e a influência de seus fatores
determinantes;
- sobre a gestão dos mesmos, destacando-se aspectos de agregação econômica de valore,
- estudos de GBV em entidades do terceiro setor.
A metodologia utilizada inclui estudos qualitativos e quantitativos. Os estudos qualitativos são realizados sob a forma de estudos de caso, de surveys, e também sob a forma de pesquisa documental. Os questionários enviados a amostras estatisticamente significativas são tratados quantitativamente. Os estudos quantitativos envolvem o uso dos diversos métodos quantitativos e sistemas.
Espera-se que os trabalhos desenvolvidos pela equipe no projeto contribuam com a área de conhecimento por meio da divulgação de artigos científicos e livros. Além da publicação, este projeto visa desenvolvimento de pesquisadores, dentro da filosofia adotada pelo PPGCC, e o engajamento de novos pesquisadores, desde a graduação, por meio de projetos de iniciação científica.