Estratégias Financeiras, Estrutura e Custo de Capital das Organizações Brasileiras

Status: Em Andamento

Linha de Pesquisa: Contabilidade Financeira e Finanças

Professor Responsável: Maurício Ribeiro do Valle

 

Participantes: Tatiana Albanez, Wilson Tarantin Junior, Renielly Nascimento Iara, Marco Aurélio dos Santos

Descrição: A estabilização da economia, a diminuição das vulnerabilidades externas e a queda das taxas de juros brasileiras estão provocando um importante impacto na estrutura e no custo de capital das empresas aqui instaladas. Acompanhar e entender este movimento, à luz das principais teorias de estrutura de capital e comparativamente a importantes estudos empíricos já desenvolvidos ao redor do mundo, é um grande desafio para os pesquisadores da área.
Acompanhar a evolução das estruturas de capital das empresas brasileiras e entender a sua formação, considerando-se os desenvolvimentos teóricos da área.
Análise da estrutura de capital e do custo de capital das empresas brasileiras a partir de: i) pesquisas em seus balanços patrimoniais, inclusive em suas notas explicativas; ii) informações encontradas em sites especializados (BOVESPA, CVM etc.); iii) informações disponíveis em base consolidadas de dados. Os dados e informações são analisados qualitativamente e tratados com ferramental estatístico.
Espera-se com as pesquisas nesta área entender para onde está indo a estrutura de capital das empresas brasileiras, conhecer o seu custo de capital e identificar os possíveis determinantes desta estrutura e as suas principais conseqüências e ou riscos.