Modelos de Desempenho e Custos de transação em contratos intra e interorganizações (setor público e agentes não financeiras)

Status: Em Andamento

Linha de Pesquisa: Controladoria

Professor Responsável: André Carlos Busanelli de Aquino

Docentes Participantes: Ricardo Lopes Cardoso

Outros Participantes (alunos e externos): Rômulo Campos dos Reis Júnior, Eduardo Castaldelli Júnior, Fernanda Anselmo Tarsitano, Alyne Anteveli Osajima, Tássia Perez Werneck de Almeida, Isabela Alves de Morais Penteado, Ana Carolina Rosolen de Arruda, Eugênio da Silva Bitti.

Descrição: Este projeto visa identificar, explicar os efeitos e mensurar custos de transação, através de teorias econômicas contratuais da firma, nas diversas relações economicamente motivadas. Aproximando dessa forma a disciplina de Controladoria à esses tipos de custos de coordenação.
Cada relação entre supervisão-funcionário, fornecedor-comprador, auditor interno-firma ou governo-firma, ou qualquer outra relação transacional economicamente motivada, sofre impactos de métricas de mensuração e incentivos presentes. A informação contábil é vista como informação de natureza econômica utilizada nessas relações contratuais para fins de controle e remuneração (incentivos) de agentes.
Alguns temas desenvolvidos são:
(i) contratação de performance através de indicadores de natureza financeira vs não financeira;
(ii) uso da informação contábil para criação de folgas orçamentárias; (iii) custos de mensuração em contratos do tipo Service Level Agreement;
(iv) desenho e coordenação de contratos interorganizações;
(v) custos de transação em contratação pública; e
(vi) complemento de conteúdo informacional sobre a transação em
contratos com informações contábeis ambiguas.
O requisito da escolha desses fenômenos é que estes sejam analisáveis com robustez de validade interna nas teorias contratuais da firma, preferencialmente com dados primários, seja no nível individual ou organizacional de análise. O objetivo em si, mais do que avançar em um fenômeno específico, é ampliar a validação das aplicações teóricas
associadas aos instrumentos de controladoria, independente do tipo de organização não-financeira em que ele esteja situado. Isso é possível pela proximidade do conteúdo teórico, das técnicas de pesquisa e comportamento das variáveis principais nos mais diversos tipos de relações economicamente motivadas. Dessa forma a especialização se dá em nível teórico dos instrumentos estudados, em relação à temática central "transações economicamente motivadas", e em relação ao foco em organizações não-financeiras. A opção por organizações não-financeiras atende o interesse regional de estudos de organizações do agronegócio, seja na etapa agrícola, industrial ou de base, assim como a crescente demanda por respostas da contabilidade gerencial para o setor público.
Dessa forma acredita-se contribuir com a interdisciplinaridade em controladoria, e com a disseminação das soluções teóricas para a área no Brasil.

​