Controladoria e Economia Empresarial em Organizações Cooperativas

Status: Em Andamento

Linha de Pesquisa: Controladoria

Professor Responsável: Sigismundo Bialoskorski Neto

Docente Participante: Amaury José Rezende e Davi Rogério de Moura Costa

Outros Participantes (alunos e externos): Fabiana Cherubim Bortoleto, Luciana Cardoso Siqueira, Luana  Zanetti

Descrição: As cooperativas são organizações de fins econômicos que não visam à obtenção de lucro, como essas organizações são formadas de associados que subscrevem quotas-parte desse empreendimento e que têm o mesmo direito de decisão - cada associado tem apenas um voto - é necessário o desenvolvimento de controle e monitoramento desses negócios pelos seus associados. Essa situação faz com que ocorra a necessidade, a exemplo das sociedades anônimas, de uma estrutura de monitoramento dessas sociedades, que cumpra com um papel abrangente de defesa do associado, do negócio cooperativado, e ainda como um instrumento de educação do quadro associativo.
Os indicadores de desempenho das cooperativas devem ser tratados e analisados de forma particular, isto é, deve-se analisar não só aqueles índices capazes de representar o desempenho financeiro, mas também, aqueles que espelham o desempenho social destas sociedades. Assim, índices tradicionais como de liquidez, endividamento, condições dos ativos, composição do patrimônio líquido, rentabilidade e margens, entre outros, poderiam não ser suficiente. Mas, esta análise tradicional apresenta alguns problemas inerentes a sua estrutura, como: a) o tratamento de desempenho de cooperativas semelhante a empresas de capital que tem no lucro o seu objetivo precípuo; b) a não consideração de aspectos da organização do quadro social das cooperativas como variável relevante ao seu desempenho, uma vez que estas organizações têm um objetivo social; e por fim, c) a dificuldade de consideração de uma análise temporal de evolução destes índices.
O objetivo geral desse projeto eixo é de desenvolver metodologias de controladoria, auditoria interna e rating em cooperativas agropecuárias, que possibilitem a informação ao associado, a melhoria das condições de governança corporativa e um ranking dessas organizações. Os objetivos específicos são a obtenção de dados contábeis, econômicos e sociais das cooperativas agropecuárias e de credito rural, o estabelecimento de métodos apropriado de controladoria, a discussão de metodologias e procedimentos de auditoria, a formulação de ratings, e a consideração das medidas de performance em cooperativas, tendo-se como referência as normas contábeis brasileiras para cooperativas, bem como as novas normas contábeis internacionais.
As hipóteses iniciais desse projeto de pesquisa baseiam-se no fato de que é possível a informação aos associados como a formação de um ranking de cooperativas, bem como metodologias de rating, que tenham como premissas não somente a consideração de índices contábeis, mas também de medidas e desempenho social, de forma a oferecer uma metodologia mais apropriada ao controle interno do quadro associado a cooperativas agropecuárias e de credito rural. Todas as abordagens relacionadas ao desempenho da agricultura e dos números cooperativos serão apresentadas, levando-se em consideração os focos financeiros e contábeis, econômicos e sociais dessas organizações sem fins lucrativos. Essa é uma área de estudos que carece de metodologia apropriada e se apresenta como um tema de fronteira acadêmica pela forma que tratará o desempenho de organizações de fins econômicos, mas também de fins sociais e sem fins de obtenção de lucros, o que torna a análise muito particular e importante.
Esse projeto eixo permitirá efetuar vários tipos de avaliação dos resultados, com acompanhamentos, análises com base em resultados e desempenho empresarial, para a para atividade principal das cooperativas. Após, espera-se elaborar uma específica metodologia de rating das cooperativas, que auxilie o controle da organização pelo seu quadro de produtores rurais associados.
As análises dos resultados deverão ser feitas considerando a conjuntura macroeconômica do sistema agroindustrial em questão, além de fatores estruturais do cooperativismo agropecuário e de crédito rural.

Fomento: Convênio OCB/USP