Perfil do Docente

Área de Pesquisa

Contabilidade Financeira;
Finanças Corporativas;
Ciclo Financeiro de Governos Locais (ciclo PFM)

Biografia

Bolsista Produtividade Nivel 2. Ricardo Rocha de Azevedo é professor na FEARP, na Universidade de São Paulo, orientador de mestrado e doutorado no PPGCC/FEARP-USP e no PPGCC/UFU, e orientador de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP. Pós-doutorado em Administração pela EBAPE/FGV (2021). Doutorado e mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEARP-USP (2016). Graduação em Ciências Contábeis (2009). Graduação em Sistemas Informatizados (2005). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC-UFU) entre 2021 e 2023. Foi consultor de contabilidade pública com mais de 15 anos de atuação, e foi contador da auditoria interna da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. É membro representante do CFC no grupo técnico de padronização contábil na Secretaria do Tesouro Nacional - (CTCONF-STN). É membro do Comitê Permanente de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho Federal de Contabilidade (CP-CASP/CFC). É membro do Grupo de Pesquisa "Public Sector Accounting Governance in Brazil" (PSAG), vinculado à FEARP-USP, e do grupo de pesquisa "Resiliência Financeira das Cidades Contemporâneas", do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). É editor associado da Revista de Contabilidade e Organizações (RCO-USP) desde 2019, e da revista Brazilian Business Review (BBR) desde 2022. Foi coordenador geral do 3o Congresso UFU de Contabilidade e coordenador científico da 4a edição desse congresso. Atual coordenador da área de Contabilidade Pública no Congresso USP de contabilidade e do congresso da ANPCONT.

Artigos Publicados

• Cash Holding em Governos Locais Brasileiros
    Administração Pública e Gestão Social, v. 16, n. 1, p. 1–21, 2024.
    CABELLO, O. G.; AZEVEDO, R. R. de; CAPITANI, D. H. D.
  • Adopción de las IPSAS: ambiente contable en gobiernos locales de América
    Latina Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 20, n. 54, p. 01–22, 13 dez. 2023.
    FRISANCHO, G. M.; AZEVEDO, R. R. de.; ARROYO MORALES, A.
  • Lessons from Brazil’s unsuccessful fiscal decentralization policy to fight COVID ‐ 19
    Public Administration and Development, v. 43, n. 2, p. 106–119, 2023.
    CARDOSO, R. L.; AZEVEDO, R. R. de; PIGATTO, J.A.; FAJARDO, B. A.; CUNHA, A.S.
  • The influence of public sector audit digitalisation on local government budget planning: evidence from Brazil
    Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management, v. 35, n. 2, p. 198–218, 2023.
    LINO, A. F.; AZEVEDO, R. R. de; BELOTE, G. S.
  • Reflexos da imprecisão das receitas orçamentárias nos governos locais brasileiros
    Contabilidade Vista & Revista, v. 34, n. 2, p. 52–76, 2023.
    CABELLO, O. G.; AZEVEDO, R. R. de.
  • Fóruns de accountability síncrona: a dinâmica interna das audiências públicas orçamentárias
    Revista de Administração Pública, v. 56, n. 6, p. 799–822, 2022.
    MESQUITA, T. S.; AZEVEDO, R. R. de.
  • Efeitos políticos na descontinuidade do orçamento participativo em municípios
    Revista de Administração Pública, v. 56, n. 3, p. 349–372, 2022.
    AZEVEDO, R. R. de; CARDOSO, R.L; CUNHA, A.S. M.; WAMPLER, B.
  • Reformas do Setor Público e Mudanças na Contabilidade Pública
    Revista Contabilidade Gestão e Governança, v. 25, p. 388–397, 2022.
    BILHIM, J. A. de F.; AZEVEDO, R. R. de; SANTOS, P. G. dos.
  • Enraizamento de infraestruturas digitais de coleta de dados pelos Tribunais de Contas
    Revista Contabilidade & Finanças, v. 33, n. 88, p. 46–62, 2022.
    AQUINO, A. C. B. DE; LINO, A. F.; AZEVEDO, R. R. de.
  • Digital affordances and remote public audit practice
    Financial Accountability & Management, v. 38, p. 447–467, 2022.
    AQUINO, A. C. B. de; LINO, A.F.; AZEVEDO, R. R. de; SILVA, P.B. da
  • Fighting or supporting corruption? The role of public sector audit organizations in Brazil
    Critical Perspectives on Accounting, v. 83, n. 102384, p. 1–19, 2022.
    LINO, A. F. ; AZEVEDO, R. R. de; AQUINO, A.C.B. de; STECCOLINI, I.
  • Atuação do Legislativo na aprovação do projeto de lei orçamentária em municípios
    Contabilidade Vista & Revista, v. 33, n. 2, p. 157–182, 2022.
    SILVA, E.P. DA; AZEVEDO, R. R. de.
  • Uso cerimonial do planejamento de resultados nos municípios de São Paulo.
    REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE, v. 19, p. 17-35, 2022.
    AZEVEDO, R. R. de; AQUINO, A. C. B. de.
  • Deadlines and Software: disentangling local government accounting gradual reforms in Brazil
    Public Money & Management, v. 40, n. 7, p. 509–518, 2020.
    AZEVEDO, R. R. de; AQUINO, A.C.B.; NEVES, FA. R.; SILVA, C. M. da
  • Financial Management Information Systems and accounting policies retention in Brazil
    International Journal of Public Sector Management, v. 33, n. 2/3, p. 207–227, 2020.
    AZEVEDO, R. R. de; LINO. A. F.; AQUINO A.C.B. de; MACHADO-MARTINS,T. S. P.
  • From rules to collaborative practice: When regulatory mechanisms drive collective co-production
    Public Money & Management, v. 39, n. 4, p. 280–289, 2019.
    LINO, A. F. ; AQUINO, A.C.B. de; AZEVEDO, R.R. de; BRUMATTI, L. M.