Perfil do Docente

Área de Pesquisa

Gestão Tecnológica;
Administração Financeira;
Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico.

Biografia

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela EESC-USP (2002) e Doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP (2011). Professor do Departamento de Contabilidade da FEARP/USP. Tem experiência docência nas áreas de Administração (Bacharelado, Cursos Sequenciais e Tecnológicos) e na área de Ciências Contábeis e Controladoria. As pequisas desenvolvidas focam principalmente os seguintes temas: contabilidade gerencial, sistemas de informação e educação nas áreas de Administração e Contabilidade.

Artigos em Periódicos

• Percepções sobre o turnover na atividade da auditoria interna: um panorama do contexto brasileiro

REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL. vol. 11, p. 220-238, 2019

LIMA, J. P. R.; MIRANDA, C. S.

• Percepção sobre a carreira de contabilidade sob a ótica de professores do ensino médio

REVISTA UNEMAT DE CONTABILIDADE. vol. 8, p. 110-122, 2019

MIRANDA, R.A.M.; MIRANDA, C. S.

• Academic Performance Analysis of Accountancy Students at FEARP-USP Served by INCLUSP/PASUSP

REVISTA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE. vol. 12, p. 186-203, 2018

MARINELLO, M. C.; LIMA, J. P. R.; MIRANDA, C. S.

• Quais os sinais de carne macia e saborosa? Análise dos atributos da carne bovina que, no momento da compra, melhor sinalizam os benefícios mais desejados pelo consumidor.

REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING. vol. 17, p. 487-501, 2018

MIRANDA, C. S.; CARVALHO, D. T.; GARCIA, S. F. A.

• Percepções do Desenvolvimento em Três Municípios Paulistas

PLANEJAMENTO E POLITICAS PUBLICAS. vol. 51, p. 285-314, 2018

MIRANDA, C. S.; SOUZA, J. G.; BELLINGIERI, J.C.

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 16 Janeiro 2020, 15:38:53.