Perfil do Docente

 

Informações

  • Titulação: Professor Associado
  • Currículo: Lattes
  • Telefone: +55 (16) 3315-3902
  • E-Mail: dutra@usp.br
  • Grupo de Pesquisa: NPT

 

Área de Pesquisa

Sistemas de Informação para Controladoria;
EAD - Ensino a Distância;Ensino Contábil.

 

Biografia

Técnico em Contabilidade na modalidade EaD.Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1999). Fez Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign na faculdade de Educação sobre Qualidade em EaD (2008-2009). É professor Livre-docente pela Universidade de São Paulo. Tem atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Tecnologias de Aprendizagem, Design Instrucional, Sistemas de Informação. Possui experiência, desde 1999, em diversos LMS como Webct, Teleduc e principalmente Moodle. Foi Coordenador de Design Instrucional do projeto USP/UNIVESP de 2010 a 2011. Foi responsável pela capacitação dos tutores no projeto REDEFOR entre 2011-2012. Coordenador do Núcleo de pesquisa NPT junto a pró-reitoria de cultura e extensão. Organizador do workshop NPT sobre EaD que está em sua décima segunda edição. Membro do comitê científico da ABED a partir de 2011. Orientador de IC na FEA-RP/USP e Mestrado e Doutorado em EaD na FEA-RP . Responsável pelo convênio Internacional entre a UNM- EUA e a FEA-RP/USP para intercâmbio de professores e alunos e desenvolvimento de um projeto de jogos de empresas em um ambiente multicultural. Coordenador da pesquisa internacional sobre recursos educacionais abertos em parceria com UCT (South Africa) e IDRC do Canada sobre REA em diversos países de 3 continentes (AL, Ásia e África). Projeto CNPq Modelo Vivencial de aprendizagem intercultural em simuladores de empresas (2014-2017). 459498/2012-2. Responsável pelo Projeto de cooperação internacional entre TNTECH e FEARP. doc 36869. 1. Intercâmbio de estudantes para aproveitamento de crédito 2 Intercâmbio de docentes 3. Programas acadêmicos especiais de curta duração. Pós-doutorado na UNM-USA para desenvolvimento de pesquisa acerca dos MOOC em 2016. Ganhador do prêmio-bolsa CANVAS em 2016 sobre OER. Responsável pelo convênio Oracle Netsuite Academy. O único da América Latina. Certificado de registro de computador BR 51 2015 000318-6. email: dutra@usp.br tel 16 3315-3902. Lattes - http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701561E5 Google acadêmico - https://scholar.google.com.br/citations?user=2fxfB1IAAAAJ&hl=en ORCID - http://orcid.org/0000-0001-7755-9214 ResearchGate - https://www.researchgate.net/profile/Jose_Oliveira_Neto Web of Science ResearcherID B-3997-2011 Publons - https://publons.com/researcher/2810502/jose-d-dutra-oliveira/ Grupo de pesquisa sobre tecnologias educacionais: http://www.npt.com.br.

 

Artigos em Periódicos

  • Support Tools to Assist Scientific Writing: Assessment of Key Features to Construct a System for Production Engineering

    INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS INNOVATION AND RESEARCH. vol. 12, p. 353-362, 2017

    OLIVEIRA NETO, J. D.; REITH, RALF LANDIM; Santos, A.A.


  • O uso da tecnología direccionando aulas invertidas para promover aprendizagem ativa em contabilidade.

    REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL. vol. 13, p. 50-, 2017

    OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA; TITTON, L. A.; GOMES, G. S.


  • Differentiation in Access to, and the Use and Sharing of (Open) Educational Resources among Students and Lecturers at Kenyan Universities

    OPEN PRAXIS. vol. 9, p. 173-194, 2017

    MULDER, F.; PETE, J.; OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA DE


  • Metodologias Ativas: Resultados de Múltiplas Experiências no Curso de Contabilidade

    TECNOLOGIA EDUCACIONAL. vol. s/v, p. 46-59, 2017

    OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA DE; GOMES, G. S.


  • Technology Enhanced Learning for higher education in Brazil

    ELEARN MAGAZINE. vol. 01, p. 01-, 2016

    OLIVEIRA NETO, JOSÉ DUTRA DE; GOMES, G. S.


Agenda Qualificações

Agenda Defesas

  • Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

    Área:    Controladoria e Contabilidade

    Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local: 
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

    Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

    Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

     

    Resumo: 

    Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

Atualização do site

  • Atualizado em: 16 Janeiro 2020, 15:38:53.