Perfil do Docente

Ensino e pesquisa contábil;
Controladoria.

Biografia

Graduação em Administração de Empresas (1989); Graduação em Ciências Contábeis (1991); Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade FEAUSP (1997) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade FEAUSP (2002). Livre Docente pela USP em 2005. Pós-doutorada em Educação pela UFSCar (2011), Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Pós-doutorada no College of Law, University of Illinois (bolsa FAPESP 2012-2013). Pesquisadora na University of Illinois em 2016-2017, Law School. Professora Titular da Universidade de São Paulo, Departamento de Contabilidade. Pesquisa: formação docente, metodologias do ensino contábil, estudo do ensino da contabilidade para áreas afins e direito.

Artigos em Periódicos

• Determinantes do rendimento acadêmico dos alunos de ciências contábeis no Enade

REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO. vol. 12, p. 68-85, 2019

VENDRAMIN, E. O.; ESPEJO, R.; ARAUJO, A. M. P.; MORAES, M. B. C.; LIMA, J. P. R.

• O Que Pensam os Professores a Respeito do Problem Based Learning como Estratégia de Ensino na Contabilidade?

REVISTA DE GRADUAÇÃO USP. vol. 3, p. 45-, 2018

FARIAS, RAÍSSA SILVEIRA DE; VENDRAMIN, ELISABETH DE OLIVEIRA; LIMA, JOÃO PAULO RESENDE DE; Araujo, Adriana Maria Procópio de

• Teacher Professional Development: Field of Knowledge Rise

CREATIVE EDUCATION. vol. 09, p. 658-674, 2018

FARIAS, R. S.; ARAUJO, A. M. P.

• O QUE Ã? SER UM BOM PROFESSOR? ANÃ?LISE DAS COMPETÃ?NCIAS DOCENTES PELA Ã?TICA DISCENTE

REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE. vol. 19, p. 15-27, 2018

VENDRAMIN, ELISABETH DE OLIVEIRA; LIMA, JOÃO PAULO RESENDE DE; ZANINI, ROSELAINE RUVIARO; Araujo, Adriana Maria Procópio de; FARIAS, RAISSA SILVEIRA DE

• Formação do Professor de Contabilidade: uma proposta pedagógica

REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN. vol. 6, p. 049-054, 2017

ARAUJO, A. M. P.

• João Paulo Augusto Eça Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    10/01/2020, às 15h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Efeito das fontes de financiamento sobre a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa: evidências para o Brasil
    Autor: João Paulo Augusto Eça

Banca: Prof(a). Dr(a). Maurício Ribeiro do Valle (Presidente)

Prof(a). Dr(a). Tatiana Albanez (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Andrei Aparecido de Albuquerque (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)

Prof(a). Dr(a). Marcelo Botelho da Costa Moraes (FEA-RP)

Em mercados imperfeitos, caracterizados por forte presença de custos de falência, de custos de agência e de assimetria de informação entre os agentes, há imposição de restrição por parte dos credores à capacidade de financiamento externo das firmas. Com isso, considera-se que o investimento de empresas que sofrem restrição ao financiamento externo é dependente da geração de recursos internos (investimentos mais sensíveis ao fluxo de caixa). Entretanto, ao reconhecer a existência de características distintas entre as fontes de financiamento disponíveis, é possível que a restrição financeira sofrida pelas empresas possa ser diferente conforme a fonte de crédito utilizada pela empresa O que se questiona neste estudo é se as principais fontes de financiamento utilizadas pelas empresas são capazes de reduzir a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa e, consequentemente, a restrição financeira das firmas. Para responder a esta pergunta, o estudo contou com uma amostra de 153 companhias do setor industrial, tanto de capital aberto quanto de capital fechado, que foi subdividida entre firmas restritas financeiramente e não restritas (pelos critérios tamanho e rating). O modelo escolhido como base para as análises foi o de sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa, comumente utilizado em pesquisas que tratam de restrição financeira. Após as estimações, alguns resultados persistiram, a saber: i) a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa verificada para as empresas consideradas financeiramente restritas; ii) a relação não significativa entre as variáveis representativas do crédito bancário e subsidiado sobre a restrição financeira das empresas restritas (sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa) e iii) a relação negativa e significante entre a participação moderada da dívida de mercado de capitais e a restrição financeira das empresas restritas (sensibilidade negativa do investimento ao fluxo de caixa). Análises adicionais mostraram que as empresas que possuem participação moderada da dívida de mercado de capitais, em geral, têm maior heterogeneidade em sua estrutura de dívida, ou seja, acessam diferentes fontes de financiamento. Além disso, o estudo mostrou que as empresas que possuem acesso às diferentes fontes de financiamento aumentam seus investimentos nos períodos em que apresentam resultados adversos (queda do lucro ou, até mesmo, prejuízo contábil). Ao atingir resultados superiores nos exercícios subsequentes, essas empresas, em média, reduzem o volume de investimento. Tal comportamento explica, portanto, a sensibilidade negativa do investimento ao fluxo de caixa.

• Atualizado em: 13 Dezembro 2019, 18:58:35.