Perfil do Docente

Ensino e pesquisa contábil;
Controladoria.

Biografia

Graduação em Administração de Empresas (1989); Graduação em Ciências Contábeis (1991); Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade FEAUSP (1997) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade FEAUSP (2002). Livre Docente pela USP em 2005. Pós-doutorada em Educação pela UFSCar (2011), Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Pós-doutorada no College of Law, University of Illinois (bolsa FAPESP 2012-2013). Pesquisadora na University of Illinois em 2016-2017, Law School. Professora Titular da Universidade de São Paulo, Departamento de Contabilidade. Pesquisa: formação docente, metodologias do ensino contábil, estudo do ensino da contabilidade para áreas afins e direito.

Artigos em Periódicos

• Determinantes do rendimento acadêmico dos alunos de ciências contábeis no Enade

REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO. vol. 12, p. 68-85, 2019

VENDRAMIN, E. O.; ESPEJO, R.; ARAUJO, A. M. P.; MORAES, M. B. C.; LIMA, J. P. R.

• O Que Pensam os Professores a Respeito do Problem Based Learning como Estratégia de Ensino na Contabilidade?

REVISTA DE GRADUAÇÃO USP. vol. 3, p. 45-, 2018

FARIAS, RAÍSSA SILVEIRA DE; VENDRAMIN, ELISABETH DE OLIVEIRA; LIMA, JOÃO PAULO RESENDE DE; Araujo, Adriana Maria Procópio de

• Teacher Professional Development: Field of Knowledge Rise

CREATIVE EDUCATION. vol. 09, p. 658-674, 2018

FARIAS, R. S.; ARAUJO, A. M. P.

• O QUE Ã? SER UM BOM PROFESSOR? ANÃ?LISE DAS COMPETÃ?NCIAS DOCENTES PELA Ã?TICA DISCENTE

REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE. vol. 19, p. 15-27, 2018

VENDRAMIN, ELISABETH DE OLIVEIRA; LIMA, JOÃO PAULO RESENDE DE; ZANINI, ROSELAINE RUVIARO; Araujo, Adriana Maria Procópio de; FARIAS, RAISSA SILVEIRA DE

• Formação do Professor de Contabilidade: uma proposta pedagógica

REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN. vol. 6, p. 049-054, 2017

ARAUJO, A. M. P.

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 16 Janeiro 2020, 15:38:53.