Perfil do Docente

Área de Pesquisa

Controladoria;
Governança Corporativa em Empresas Familiares;
Qualidade do Disclosure em Comunicações Corporativas.

Biografia

Livre-docente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e Professor Associado no Departamento de Contabilidade da mesma instituição. Atua e desenvolve pesquisas nas áreas de estudos críticos em contabilidade e controladoria, governança de empresas familiares, e ensino e pesquisa em contabilidade.

Artigos Publicados

• O ensino do modelo clássico de regressão linear por meio de simulação de Monte Carlo

REVISTA DE CONTABILIDADE E ORGANIZAÇÕES. vol. 12, p. 152100-, 2018

Pagliarussi, Marcelo Sanches

• Estrutura e redação de artigos em contabilidade e organizações

REVISTA DE CONTABILIDADE E ORGANIZAÇÕES. vol. 11, p. 4-10, 2017

Pagliarussi, Marcelo Sanches

• Identity in Family Firms: A Theoretical Analysis of Incentives and Contracts

BAR. BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW. vol. 14, p. e170004-, 2017

COSTA, CRISTIANO; Pagliarussi, Marcelo Sanches

• Corrupção e composição dos gastos governamentais: evidências a partir do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos da Controladoria-Geral da União

REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (IMPRESSO). vol. 50, p. 237-264, 2016

PAGLIARUSSI, Marcelo Sanches; CALDAS, O. V.; COSTA, C. M.

• SENTIMENT ANALYSIS IN ANNUAL REPORTS FROM BRAZILIAN COMPANIES LISTED AT THE BM&FBOVESPA

BASE (UNISINOS). vol. 13, p. 53-64, 2016

AGUIAR, M. O.; Pagliarussi, Marcelo Sanches; GALDI, F. C.

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 16 Janeiro 2020, 15:38:53.