Perfil do Docente

• Telefone: +55 (16) 3315-9014
  • E-Mail: carlosbonacim@usp.br

Área de Pesquisa

Controladoria e Contabilidade Pública Governamental.

Biografia

Possui Graduação em Ciências Contábeis (2004), Mestrado em Controladoria e Contabilidade (2006), Doutorado em Controladoria e Contabilidade (2009) e Livre-docência em Contabilidade Governamental (2017) pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Atualmente é chefe do Departamento de Contabilidade, membro titular do Conselho do Departamento de Contabilidade e da Congregação da FEA-RP. Tem experiência na área de Contabilidade Governamental, com ênfase em Controladoria na Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos e orçamentação no setor público, avaliação de desempenho (saúde/hospitais e educação) e contabilidade pública governamental.

Artigos Publicados

• Programa de melhoria da qualidade na administração de medicamentos via sonda nasoenteral.

ACTA PAUL DE ENFERM, v. 35, p. eAPE039000934, 2022

COSTA, L. F. R. M ; BONACIM, Carlos Alberto Grespan ; PEREIRA, R. A ; GONELLA, J. ; LECLERC, J. ; SOUSA, F. R. E. G. .

• Efficiency wage and work effort: case study of a Brazilian multinational company.

AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT, v. 15, p. 13-25, 2021.

FRITOLI, M. ; LAFFIN, N. H. F. ; GAIO, L. E. ; BONACIM, Carlos Alberto Grespan ; GATSIOS, R. C. .

• Critical care nursing service costs: comparison of the top-down versus bottom-up micro-costing approach in Brazil.

Journal of Nursing Management, p. 1-7, 2021

LAUS, A. M. ; ARAUJO, T. R. ; PAPATHANASSOGLOU, E. ; BONACIM, C. A. G. ; MENEGUETI, M. G. ; DALLORA, M. E. L. V. ; BASILE FILHO, A.

• Impacto da pandemia COVID-19 nas notificações de eventos adversos de medicamentos às autoridades de saúde.

Global Academic Nursing Journal, v. 2, p. e205, 2021

GONELLA, J. ; LECLERC, J. ; O'CONNOR, S. ; PEREIRA, F. H. ; BONACIM, Carlos Alberto Grespan ; SOUSA, F. R. E. G.

• Matriz de perfil dos gestores clínicos enfermeiros sob a ótica do processo orçamentário de hospitais.

Global Academic Nursing Journal, v. 2, p. e150, 2021

SANTOS, G. C. ; GONELLA, J. ; RIGOTTI, A. R. ; SOUSA, F. R. E. G. ; HENRIQUES, S. H. ; BONACIM, Carlos Alberto Grespan .

• Identificação de Ações Discricionárias do Gestor em Cooperativas de Crédito: Uma aplicação da Lei de Benford.

CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA, v. 24, p. 331-348, 2021

THEODORO, R. ; BONACIM, Carlos Alberto Grespan ; COSTA, D. R. M. .

• Relação entre judicialização e fatores socioeconômicos e de desempenho do sistema de saúde

REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE). vol. 31, p. 18-, 2018

GOMES, M. C.; BONACIM, Carlos Alberto Grespan; SANTOS, J. A. T.; VAZ, R. L. C.

• The Statistical Relationship between Voluntary Transfers From the Union to States and the Budgetary Political Cycles

INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCES IN MANAGEMENT AND ECONOMICS. vol. 6, p. 11-18, 2017

BONACIM, C. A. G.; LAFFIN, N. H. F.; MOARES, M. B. C.

• O Processo Orçamentário e a tomada de decisão de gestores em um hospital público

REVISTA DE CONTABILIDADE E ORGANIZAÇÕES. vol. 25, p. 31-42, 2015

BONACIM, Carlos Alberto Grespan; SOLA, G. L.

• The trade-off between income distribution and the capacity of governmental public investment in Brazil

INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS AND SYSTEMS RESEARCH (ONLINE). vol. 9, p. 49-66, 2015

PORTO, A. J. M.; BONACIM, C. A. G.; ARAUJO, A. M. P.

• Value-at-Risk in times of crisis: an analysis in the Brazilian Market

AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. vol. 9, p. 223-232, 2015

GAIO, L. E.; BONACIM, C. A. G.; PIMENTA JUNIOR, T.