Perfil do Docente

• Telefone: +55 (16) 3315-9014
  • E-Mail: carlosbonacim@usp.br

Área de Pesquisa

Controladoria e Contabilidade Pública Governamental.

Biografia

Possui Graduação em Ciências Contábeis (2004), Mestrado em Controladoria e Contabilidade (2006), Doutorado em Controladoria e Contabilidade (2009) e Livre-docência em Contabilidade Governamental (2017) pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Atualmente é vice-chefe de Departamento de Contabilidade e membro titular da Congregação da FEA-RP. Tem experiência na área de Contabilidade Governamental, com ênfase em Controladoria na Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos e orçamentação no setor público, avaliação de desempenho (saúde/hospitais e educação) e contabilidade pública governamental.

Artigos Publicados

• Relação entre judicialização e fatores socioeconômicos e de desempenho do sistema de saúde

REVISTA BRASILEIRA EM PROMOÇÃO DA SAÚDE (ONLINE). vol. 31, p. 18-, 2018

GOMES, M. C.; BONACIM, Carlos Alberto Grespan; SANTOS, J. A. T.; VAZ, R. L. C.

• The Statistical Relationship between Voluntary Transfers From the Union to States and the Budgetary Political Cycles

INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCES IN MANAGEMENT AND ECONOMICS. vol. 6, p. 11-18, 2017

BONACIM, C. A. G.; LAFFIN, N. H. F.; MOARES, M. B. C.

• Value-at-Risk in times of crisis: an analysis in the Brazilian Market

AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. vol. 9, p. 223-232, 2015

GAIO, L. E.; BONACIM, C. A. G.; PIMENTA JUNIOR, T.

• The trade-off between income distribution and the capacity of governmental public investment in Brazil

INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS AND SYSTEMS RESEARCH (ONLINE). vol. 9, p. 49-66, 2015

PORTO, A. J. M.; BONACIM, C. A. G.; ARAUJO, A. M. P.

• O Processo Orçamentário e a tomada de decisão de gestores em um hospital público

REVISTA DE CONTABILIDADE E ORGANIZAÇÕES. vol. 25, p. 31-42, 2015

BONACIM, Carlos Alberto Grespan; SOLA, G. L.

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 24 Janeiro 2020, 19:23:10.