Perfil do Docente

Área de Pesquisa

Controladoria aplicada ao Setor Público (mensuração de desempenho, gestão por resultados, remuneração por desempenho);
Orçamento e finanças públicas;
Resiliência fiscal em municípios brasileiros;
Reformas de PFM (Public Financial Managament) no Brasil.

Biografia

Bolsista Produtividade Nivel 2. Atualmente é professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) e pesquisador associado ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo. É Visiting Researcher na Universidade de Birmingham/UK. No IEA coordena iniciativa multidisciplinar de pesquisa em Resiliência Financeira de Cidades Contemporâneas. Lider do grupo de pesquisa Public Sector Accounting & Governance in Brazil (sites.usp.br/psag/). Interesse de pesquisa em Contabilidade e Controladoria aplicadas à organizações do Setor Público, com foco no ciclo de gestão financeira de governos locais. Fez a livre-docência, doutorado em Controladoria e Contabilidade e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo.

Artigos em Periódicos

• A falta de trabalho institucional e mudanças organizacionais incompletas em municípios brasileiros

RAP. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. vol. 53, p. 375-391, 2019

Aquino, André Carlos Busanelli de; AZEVEDO, RICARDO ROCHA DE; CARVALHO, L. B.; LINO, ANDRÉ FELICIANO

• From rules to collaborative practice: When regulatory mechanisms drive collective co-production

PUBLIC MONEY & MANAGEMENT. vol. 39, p. 1-10, 2019

Aquino, André Carlos Busanelli de; BRUMATTI, L. M.; AZEVEDO, RICARDO ROCHA DE; LINO, ANDRÉ FELICIANO

• Resiliência financeira de fundos de regimes próprios de previdência em municípios

REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE). vol. ., p. .-, 2019

Aquino, André Carlos Busanelli de; LIMA, D. V.

• Editorial. Controle Governamental, Accountability e Coprodução

SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ). vol. 13, p. 123-, 2018

PINHO, JOSÉ ANTONIO GOMES DE; Aquino, André Carlos Busanelli de; OLIVIERI, CECÍLIA; ROCHA, ARLINDO CARVALHO

• The effect of cognitive reflection on the efficacy of impression management

ACCOUNTING AUDITING & ACCOUNTABILITY JOURNAL. vol. ., p. .-, 2018

Aquino, André Carlos Busanelli de; CARDOSO, Ricardo Lopes; LEITE, RODRIGO DE OLIVEIRA

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 24 Janeiro 2020, 19:23:10.