Perfil do Docente

Financiamento de Empresas;
Custo e Estrutura de Capital;

Biografia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Administração de Empresas (concentração em Finanças) pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1995) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Livre-docente (2008), é professor associado da Universidade de São Paulo (FEA-RP). Atua principalmente nos seguintes temas: estrutura e custo de capital, fontes e formas de financiamento.

Artigos Publicados

• Effects of credit rating changes on capital structure of Latin American firms

REVISTA DE CONTABILIDADE E ORGANIZAÇÕES. vol. 13, p. e154005-, 2019

VALLE, MAURICIO RIBEIRO DO; PASCHOAL, THIAGO BOTTA; GOMES, MATHEUS DA COSTA

• Effects of market timing on primary share issues in the Brazilian capital market

NORTH AMERICAN JOURNAL OF ECONOMICS AND FINANCE. vol. 49, p. 361-377, 2019

DO VALLE, MAURICIO RIBEIRO; DA COSTA GOMES, MATHEUS; Albanez, Tatiana; MAGNANI, VINÍCIUS MEDEIROS

• Capital Structure Analysis of EBXGroup’s Companies: Combining Theory and Practice

CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA. vol. 20, p. 463-482, 2017

GOMES, MATHEUS DA COSTA; DO VALLE, MAURICIO RIBEIRO; MAGNANI, VINÍCIUS MEDEIROS

• Estrutura de capital: o papel das fontes de financiamento nas quais companhias abertas brasileiras se baseiam

REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE). vol. 26, p. 331-0, 2015

Valle, Maurício Ribeiro do; TARANTIN JUNIOR, WILSON

• Capacity of Future Earnings´ Prediction of EVA® in the Brazilian Public Companies

INTERNATIONAL BUSINESS RESEARCH. vol. 8, p. 38-49, 2014

VALLE, M. R.; ALBUQUERQUE, A. A.

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 17 Janeiro 2020, 18:38:47.