Perfil do Docente

Gestão de Risco;
Mercado de Capitais.

Biografia

Pesquisador da Fapesp (2017/15181-1). Livre Docente em Métodos Quantitativos e Finanças, Doutorado em Administração , Mestre em Ciências, ambos pela Universidade de São Paulo e Matemático pela UFSCar. Pós Doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado do Departamento de Contabilidade da FEA-RP da Universidade de São Paulo. Atualmente é Chefe de Departamento de Contabilidade, Membro Titular do CTA-Conselho Técnico de Administração e Membro Titular da Congregação da FEA-RP. Foi Vice-Chefe de Departamento de Contabilidade, Membro Titular da Comissão Coordenadora do PPGCC da FEA-RP e diversas representações. Foi representante da Congregação da FEA-RP no Conselho Universitário da USP, Membro Titular do Conselho Curador da Fundace. Consultor Ad Hoc da CAPES nos processos de Avaliação Quadrienal de 2017 e dos Cursos Novos em 2016. Referee de Revistas Internacionais: Advances in Scientific and Applied Accounting , Journal of Cleaner Production, African Journal of Business Management e das Revistas Nacionais: Revista de Contabilidade e Finanças, RAE - Revista de Administração de Empresas, RBFin - Brazilian Finance Review, BBR. Brazilian Business Review, BAR - Brazilian Administration Review. Pesquisador na área de Finanças, Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão de Riscos e Valuation. Atualmente tem publicado suas pesquisas nos periódicos qualificados internacionais: Applied Economics, Physica A - Statistical Mechanics and its Applications, Journal of Cleaner Production, African Journal of Business Management, Contaduria y Administracion, Business Management Review. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nas áreas de finanças corporativas e mercado de capitais. Co-autor de seis livros e diversos trabalhos publicados em Congressos no país e no Exterior e em Revistas com Arbitragem. Consultor de Empresas nas áreas de Finanças Corporativas e Gestão de Riscos. Possui efetiva colaboração em pesquisa internacional, consubstanciada por parceria em 2017 com a UNCTAD - United Nations Conference on Trade and Development, em Trade, Environment, Climate Change and Sustainable Development Branch.

Artigos em Periódicos

• Stock pricing in Latin America: The synchronicity effect

EMERGING MARKETS REVIEW. vol. 39, p. 1-17, 2019

lima, fabiano guasti; FIGLIOLI, BRUNO

• Use of Derivatives and Analysts? Forecasts: New Evidence from Non-financial Brazilian Companies

AUSTRALIAN ACCOUNTING REVIEW. vol. 29, p. 220-234, 2019

RATHKE, ALEX AUGUSTO TIMM; lima, fabiano guasti; ANTÔNIO, RAFAEL MOREIRA; DOS SANTOS, ROGIENE BATISTA

• Escolhas contábeis na demonstração dos fluxos de caixa em companhias listadas no novo mercado da B3

REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE. vol. 15, p. 143-165, 2018

LIMA, Fabiano Guasti; MARTINS, V. A.; SILVA, Denise Mendes

• Investigation of multifractality in the Brazilian stock market

PHYSICA A-STATISTICAL MECHANICS AND ITS APPLICATIONS. vol. 499, p. 258-271, 2018

LIMA, Fabiano Guasti; SILVA FILHO, Antônio Carlos da; DINIZ, Natalia

• Os Determinantes dos Ratings de Crédito dos Bancos Brasileiros

RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE). vol. 22, p. 178-200, 2018

FONSECA, Camila Veneo Campos; LIMA, Fabiano Guasti; SILVEIRA, R. L. F.