Perfil do Docente

Gestão de Risco;
Mercado de Capitais.

Biografia

Pesquisador da Fapesp (2017/15181-1). Livre Docente em Métodos Quantitativos e Finanças, Doutorado em Administração , Mestre em Ciências, ambos pela Universidade de São Paulo e Matemático pela UFSCar. Pós Doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado do Departamento de Contabilidade da FEA-RP da Universidade de São Paulo. Atualmente é Chefe de Departamento de Contabilidade, Membro Titular do CTA-Conselho Técnico de Administração e Membro Titular da Congregação da FEA-RP. Foi Vice-Chefe de Departamento de Contabilidade, Membro Titular da Comissão Coordenadora do PPGCC da FEA-RP e diversas representações. Foi representante da Congregação da FEA-RP no Conselho Universitário da USP, Membro Titular do Conselho Curador da Fundace. Consultor Ad Hoc da CAPES nos processos de Avaliação Quadrienal de 2017 e dos Cursos Novos em 2016. Referee de Revistas Internacionais: Advances in Scientific and Applied Accounting , Journal of Cleaner Production, African Journal of Business Management e das Revistas Nacionais: Revista de Contabilidade e Finanças, RAE - Revista de Administração de Empresas, RBFin - Brazilian Finance Review, BBR. Brazilian Business Review, BAR - Brazilian Administration Review. Pesquisador na área de Finanças, Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão de Riscos e Valuation. Atualmente tem publicado suas pesquisas nos periódicos qualificados internacionais: Applied Economics, Physica A - Statistical Mechanics and its Applications, Journal of Cleaner Production, African Journal of Business Management, Contaduria y Administracion, Business Management Review. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nas áreas de finanças corporativas e mercado de capitais. Co-autor de seis livros e diversos trabalhos publicados em Congressos no país e no Exterior e em Revistas com Arbitragem. Consultor de Empresas nas áreas de Finanças Corporativas e Gestão de Riscos. Possui efetiva colaboração em pesquisa internacional, consubstanciada por parceria em 2017 com a UNCTAD - United Nations Conference on Trade and Development, em Trade, Environment, Climate Change and Sustainable Development Branch.

Artigos em Periódicos

• Use of Derivatives and Analysts? Forecasts: New Evidence from Non-financial Brazilian Companies

AUSTRALIAN ACCOUNTING REVIEW. vol. 29, p. 220-234, 2019

RATHKE, ALEX AUGUSTO TIMM; lima, fabiano guasti; ANTÔNIO, RAFAEL MOREIRA; DOS SANTOS, ROGIENE BATISTA

• Stock pricing in Latin America: The synchronicity effect

EMERGING MARKETS REVIEW. vol. 39, p. 1-17, 2019

lima, fabiano guasti; FIGLIOLI, BRUNO

• Value-at-risk performance in emerging and developed countries

INTERNATIONAL JOURNAL OF MANAGERIAL FINANCE. vol. 14, p. 591-612, 2018

STEFANELLI, Nelson Oliveira; LIMA, Fabiano Guasti; PASSOS, Ivan Carlim; PIMENTA JUNIOR, T.; GAIO, Luiz Eduardo

• Os Determinantes dos Ratings de Crédito dos Bancos Brasileiros

RAC. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA (ONLINE). vol. 22, p. 178-200, 2018

FONSECA, Camila Veneo Campos; LIMA, Fabiano Guasti; SILVEIRA, R. L. F.

• Uso de derivativos e seu impacto no valor de mercado das empresas agroindustriais brasileiras de capital aberto.

CUSTOS E AGRONEGOCIO ON LINE. vol. 14, p. 99-120, 2018

LIMA, Fabiano Guasti; FONSECA, Camila Veneo Campos; SILVEIRA, R. L. F.

• Luciano Bastos de Carvalho Open or Close

Área: Controladoria e Contabilidade

Data: 14/07/2020, às 15:00 - horário de Brasília

Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

Link da transmissão:  https://stream.meet.google.com/stream/aa10cd0c-980a-4171-93a1-fd1a7d4a7ba6

Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.

Título: Framework, serious game e avaliação no processo de desenvolvimento de hibrid skills na área contábil

Autor: Luciano Bastos de Carvalho

Comissão Examinadora:

Prof(a). Dr(a). Jose Dutra de Oliveira Neto - (Presidente)

FEA-RP

Prof(a). Dr(a). Edgard Bruno Cornacchione Junior

FEA/USP)

Prof(a). Dr(a). Klaus Schlünzen Junior

Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP

• Atualizado em: 07 Julho 2020, 17:30:52.