Perfil do Docente

Contabilidade Financeira;
Qualidade da Informação Contábil;
Contabilidade e Agronegócio;
Mercado de Crédito de Carbono.

Assista o vídeo sobre os interesses de pesquisa do docente

Biografia

Bacharel (2006) e Mestre (2009) em Contabilidade na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FEA / RP-USP), e Doutor em Contabilidade na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Universidade de São Paulo (FEA-USP) (2013). Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA / RP-USP) no Departamento de Contabilidade de Ribeirão Preto. A principal linha de pesquisa é sobre Qualidade das Informações Contábeis, e também as Consequências Econômicas resultantes da adoção das IFRS e práticas de Governança Corporativa, Ativos Biológicos e Valor Justo da Cana-de-Açúcar.

Artigos Publicados

• Accounting Restatements, quality of accounting information, cost of debt and stock returns: a comparative study between Brazil and the USA.

ADVANCES IN SCIENTIFIC AND APPLIED ACCOUNTING, v. 14, p. 210-226, 2021

NARDI, P. C. C. ; SILVA, R. L. M. .

• Efeito do valor justo de ativos biológicos no custo da dívida: um estudo internacional.

Custos e Agronegocio On Line, v. 17, p. 389, 2021

JORDAO, F. ; SILVA, R. L. M.

• Effects of mandatory adoption of IFRS on market liquidity in Brazil

INTERNATIONAL JOURNAL OF ACCOUNTING, AUDITING AND PERFORMANCE EVALUATION (PRINT), v. 16, p. 1-23, 2020

SILVA, R. L. M.; NARDI, P. C. C.

• Do the Stock Options Influence the Accounting Information and the Market Value of the Brazilian Listed Companies?.

SOCIEDADE, CONTABILIDADE E GESTÃO (UFRJ), v. 15, p. ., 2020

COLETTI, R. N. S. ; SILVA, R. L. M. ; NARDI, P. C. C.

• O conservadorismo condicional nas demonstrações financeiras das incorporadoras de capital aberto no Brasil.

BASE (UNISINOS), v. 17, p. 100-124, 2020

LOENERT, F. M. ; SILVA, R. L. M.

• Análise da relação entre a perspectiva de serviços de não auditoria e a qualidade da auditoria externa em empresas brasileiras de capital aberto.

CONTABILIDADE VISTA & REVISTA, v. 31, p. 29-57, 2020

NARDI, P. C. C. ; DUARTE, C. ; SILVA, R. L. M.

• Contabilidade de ativos biológicos no brasil: análise do campo de conhecimento uma década após a edição do CPC 29.

REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ (ONLINE), v. 25, p. 133-154, 2020

OLIVEIRA, D. L. ; SCARMOCIN, L. F. ; SILVA, R. L. M.

• Alteração na mensuração de plantas portadoras no Brasil: análise individual e do agregado

CUSTOS E AGRONEGOCIO ON LINE. vol. 15, p. 111-141, 2019

SILVA, R. L. M.; QUELUZ, G. H.; NARDI, P. C. C.

• Influência de práticas Contábeis discricionárias no honorário de auditoria

ENFOQUE. vol. 37, p. 55-, 2018

Nardi, Paula Carolina Ciampaglia; SILVA, RICARDO LUIZ MENEZES DA; ORSI, LUISA ELIAS; BORGES, VICTOR PLACERES

• Determinantes dos Honorários de Auditoria das Empresas Brasileiras de Capital Aberto

CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA. vol. 20, p. 216-230, 2017

MENEZES DA SILVA, RICARDO LUIZ; CIAMPAGLIA NARDI, PAULA CAROLINA; PLACERES BORGES, VICTOR

• Full adoption of IFRSs in Brazil: Earnings quality and the cost of equity capital

RESEARCH IN INTERNATIONAL BUSINESS AND FINANCE. vol. 42, p. 1057-1073, 2017

Nardi, Paula Carolina Ciampaglia; DA SILVA, RICARDO LUIZ MENEZES; NARDI, P. C. C.

• Proposal for a methodology to monitor sustainability in the production of soft drinks in Ref PET

JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION. vol. 151, p. 218-234, 2017

OLIVEIRA, S. V. W. B.; RIBEIRO, E. M. S.; NARDI, P. C. C.; SILVA, R. L. M.