Perfil do Docente

• Telefone: +55 (16) 3315-9022
  • E-Mail: paulanardi@fearp.usp.br

Área de Pesquisa

Auditoria e Contabilidade Societária.

Assista o vídeo sobre os interesses de pesquisa do docente

Biografia

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2006), Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2008) e Doutorado em Administração das Organizações (FEARP-USP). Atualmente é professora doutora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP - Universidade de São Paulo. As linhas de pesquisa de interesse são: Auditoria, Contabilidade Financeira, Gerenciamento de Resultados e Governança Corporativa.

Artigos Publicados

• Alteração na mensuração de plantas portadoras no Brasil: análise individual e do agregado

CUSTOS E AGRONEGOCIO ON LINE. vol. 15, p. 111-141, 2019

SILVA, R. L. M.; QUELUZ, G. H.; NARDI, P. C. C.

• Influência de práticas Contábeis discricionárias no honorário de auditoria

ENFOQUE. vol. 37, p. 55-72, 2018

NARDI, PAULA CAROLINA CIAMPAGLIA; SILVA, RICARDO LUIZ MENEZES DA; ORSI, LUISA ELIAS; BORGES, VICTOR PLACERES

• Influência da Opinião do Auditor no Retorno das Ações das Empresas Brasileiras de Capital Aberto

CONTABILIDADE, GESTÃO E GOVERNANÇA. vol. 21, p. 250-270, 2018

NARDI, PAULA CAROLINA CIAMPAGLIA; SOUZA, BEATRIZ FACCHINI DE

• Análise da influência das firmas de auditoria na divulgação de informações em notas explicativas

BASE Â013 REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNISINOS. vol. 14, p. 139-154, 2017

OLIVEIRA, N. C.; NARDI, P. C. C.; NAKAO, S. H.

• Full adoption of IFRSs in Brazil: Earnings quality and the cost of equity capital

RESEARCH IN INTERNATIONAL BUSINESS AND FINANCE. vol. 42, p. 1057-1073, 2017

NARDI, PAULA CAROLINA CIAMPAGLIA; DA SILVA, RICARDO LUIZ MENEZES

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 17 Janeiro 2020, 18:38:47.