Perfil do Docente

Área de Pesquisa

Contabilidade Financeira;
Contabilidade Tributária.

Assista o vídeo sobre os interesses de pesquisa do docente

Biografia

Possui Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2013), Pós-Doutorado (Visiting Scholar) pela The University of Sydney (2012-2013) Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2000), Graduação em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (1992). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP - Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis, certificado pelo CPNq desde 2003. É pesquisador em tributação e informações contábeis.

Artigos Publicados

• Persistência do lucro tributável com a adoção das IFRS no Brasil

CONTABILIDADE VISTA & REVISTA. vol. 29, p. 130-149, 2018

NAKAO, S. H.; KAJIMOTO, C. G. K.

• The Impact of IFRS in Brazil: The Legacy of Mandatory Book-tax Conformity

AUSTRALIAN ACCOUNTING REVIEW. vol. 28, p. 482-495, 2018

NAKAO, S. H.; GRAY, S. J.

• Análise da influência das firmas de auditoria na divulgação de informações em notas explicativas

BASE (SÃO LEOPOLDO. ONLINE). vol. 14, p. 139-154, 2017

OLIVEIRA, NATÁLIA CORTES DE; NARDI, Paula Carolina Ciampaglia; NAKAO, SILVIO HIROSHI

• ANALYST’S FORECAST AND ADOPTION OF IFRS IN GLOBAL OIL COMPANIES

REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL. vol. 13, p. 6-24, 2017

NAKAO, SILVIO; DOMINGUES, JOÃO CARLOS

• BOOK-TAX DIFFERENCES AND CAPITAL STRUCTURE

RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE). vol. 18, p. 177-200, 2017

COSTA, PATRÍCIA DE SOUZA; MARQUES, MARIANA TITOTO; NAKAO, SILVIO HIROSHI

• João Paulo Augusto Eça Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    10/01/2020, às 15h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Efeito das fontes de financiamento sobre a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa: evidências para o Brasil
    Autor: João Paulo Augusto Eça

Banca: Prof(a). Dr(a). Maurício Ribeiro do Valle (Presidente)

Prof(a). Dr(a). Tatiana Albanez (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Andrei Aparecido de Albuquerque (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar)

Prof(a). Dr(a). Marcelo Botelho da Costa Moraes (FEA-RP)

Em mercados imperfeitos, caracterizados por forte presença de custos de falência, de custos de agência e de assimetria de informação entre os agentes, há imposição de restrição por parte dos credores à capacidade de financiamento externo das firmas. Com isso, considera-se que o investimento de empresas que sofrem restrição ao financiamento externo é dependente da geração de recursos internos (investimentos mais sensíveis ao fluxo de caixa). Entretanto, ao reconhecer a existência de características distintas entre as fontes de financiamento disponíveis, é possível que a restrição financeira sofrida pelas empresas possa ser diferente conforme a fonte de crédito utilizada pela empresa O que se questiona neste estudo é se as principais fontes de financiamento utilizadas pelas empresas são capazes de reduzir a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa e, consequentemente, a restrição financeira das firmas. Para responder a esta pergunta, o estudo contou com uma amostra de 153 companhias do setor industrial, tanto de capital aberto quanto de capital fechado, que foi subdividida entre firmas restritas financeiramente e não restritas (pelos critérios tamanho e rating). O modelo escolhido como base para as análises foi o de sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa, comumente utilizado em pesquisas que tratam de restrição financeira. Após as estimações, alguns resultados persistiram, a saber: i) a sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa verificada para as empresas consideradas financeiramente restritas; ii) a relação não significativa entre as variáveis representativas do crédito bancário e subsidiado sobre a restrição financeira das empresas restritas (sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa) e iii) a relação negativa e significante entre a participação moderada da dívida de mercado de capitais e a restrição financeira das empresas restritas (sensibilidade negativa do investimento ao fluxo de caixa). Análises adicionais mostraram que as empresas que possuem participação moderada da dívida de mercado de capitais, em geral, têm maior heterogeneidade em sua estrutura de dívida, ou seja, acessam diferentes fontes de financiamento. Além disso, o estudo mostrou que as empresas que possuem acesso às diferentes fontes de financiamento aumentam seus investimentos nos períodos em que apresentam resultados adversos (queda do lucro ou, até mesmo, prejuízo contábil). Ao atingir resultados superiores nos exercícios subsequentes, essas empresas, em média, reduzem o volume de investimento. Tal comportamento explica, portanto, a sensibilidade negativa do investimento ao fluxo de caixa.

• Atualizado em: 13 Dezembro 2019, 18:58:35.