Perfil do Docente

Área de Pesquisa

Contabilidade Financeira;
Contabilidade Tributária.

Assista o vídeo sobre os interesses de pesquisa do docente

Biografia

Possui Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2013), Pós-Doutorado (Visiting Scholar) pela The University of Sydney (2012-2013) Doutorado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (2000), Graduação em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (1992). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP - Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis, certificado pelo CPNq desde 2003. É pesquisador em tributação e informações contábeis.

Artigos Publicados

• Persistência do lucro tributável com a adoção das IFRS no Brasil

CONTABILIDADE VISTA & REVISTA. vol. 29, p. 130-149, 2018

NAKAO, S. H.; KAJIMOTO, C. G. K.

• The Impact of IFRS in Brazil: The Legacy of Mandatory Book-tax Conformity

AUSTRALIAN ACCOUNTING REVIEW. vol. 28, p. 482-495, 2018

NAKAO, S. H.; GRAY, S. J.

• Unconditional conservatism in Brazilian public companies and tax neutrality

REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (IMPRESSO). vol. 28, p. 197-212, 2017

VALE, JULIANA PINHATA SANCHES DO; Nakao, Sílvio Hiroshi

• ANALYST’S FORECAST AND ADOPTION OF IFRS IN GLOBAL OIL COMPANIES

REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL. vol. 13, p. 6-24, 2017

NAKAO, SILVIO; DOMINGUES, JOÃO CARLOS

• Heterogeneity in earnings quality between different classes of companies after IFRS adoption: evidence from Brazil

REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE). vol. 28, p. 113-131, 2017

BLACK, ROBERTO; Nakao, Sílvio Hiroshi

• Lucas Allan Diniz Schwarz Open or Close

Área:    Controladoria e Contabilidade

Curso: Mestrado
    Data:    14/02/2020, às 17h00 - horário de Brasília
    Local:
    Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Incerteza sobre a política econômica e estrutura de capital: evidências no Brasil
    Autor: Lucas Allan Diniz Schwarz

Banca: Prof(a). Dr(a). Flávia Zóboli Dalmácio (Presidente)

Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - MCONF RNP

Prof(a). Dr(a). Marcelo Augusto Ambrozini (FEA-RP)

Este estudo procurou investigar como a incerteza sobre a política econômica afeta as decisões de alavancagem das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores. Primeiras evidências sugerem que firmas não-financeiras listadas empregam menos dívidas em suas estruturas de capital em momentos de maior incerteza sobre a política econômica (Lv & Bai, 2019; Zhang, Han, Pan, & Huang, 2015). A partir de dados trimestrais de 163 firmas não-financeiras brasileiras listadas na B3 entre março de 2010 e março de 2019, foi verificado que as firmas não-financeiras da amostra responderam a níveis elevados de incerteza sobre a política econômica com maiores níveis de alavancagem, mesmo quando controla-se as condições macroeconômicas, contrariando a perspectiva clássica apresentada pela Teoria do Trade-off para a relação entre incerteza e alavancagem. Os achados deste estudo são,ao menos preliminarmente,consistentes comaTeoriadoMarketTiming. Os resultados persistem em especificações que procuraram minimizar possíveis problemas de endogeneidade.

• Atualizado em: 16 Janeiro 2020, 15:38:53.