Perfil do Docente

Contabilidade Financeira;
Sustentabilidade.

Biografia

Professora titular, a partir de 2010, no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FEARP, em regime RDIDP, onde ingressou em 1997. Obteve o título de livre docente em 2005; doutora e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo pela FEA/USP, respectivamente, 1998 e 1992; graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1986. Em 2019, foi agraciada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo com a medalha Horácio Berlinck por distinção na área acadêmica. Foi presidente da comissão de pós-graduação da FEA-RP/USP e coordenadora do programa de pós-graduação de controladoria e contabilidade da FEA-RP/USP. Foi diretora científica, no ano de 2017, da Anpcont - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação. Foi designada pela Capes como assessora na avaliação de programas de pós-graduação. Foi dirigente da da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, de 2017 a 2019 como vice-diretora e de 2020-2021 como diretora. É líder do grupo de pesquisa Estudos Socioambientais em Contabilidade; participa do grupo de pesquisa Informações Contábeis - Incont. É co-organizadora da Conferência Sulamericana de Contabilidade Ambiental, em conjunto com professores da UFRJ, UFBA, UnB e UFSC, desde 2009. Atua na área de contabilidade financeira, com ênfase em temas relacionados com sustentabilidade, como contabilidade ambiental, responsabilidade socioambiental, créditos de carbono, relato integrado e objetivos do desenvolvimento sustentável.

Artigos em Periódicos

• Remuneração Executiva e Desempenho.

REVISTA DE EMPREENDEDORISMO, NEGÓCIOS E INOVAÇÃO (RENI), v. 5, p. 4-25, 2021

ARAUJO, J. A. O. ; RIBEIRO, M. S.

• Ações de sustentabilidade: práticas predominantes em um grupo de comércio varejista.

REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, v. 7, p. 419-438, 2020

CUNHA, LUCELMA MARIA DOS SANTOS ; RIBEIRO, MAISA DE SOUZA ; REZENDE, Amaury José ; FREGONESI, MARIANA SIMÕES FERRAZ DO AMARAL

• The relationship between executive compensation and the performance of companies of the healthcare sector: a view after the adoption of the IFRS (todas empresas de saúde da B3).

Jokull, v. 69, p. 42-58, 2019

ARAUJO, Juliano A. O. ; RIBEIRO, M. S. ; MORAES, M. B. C.

• CEO Compensation and Return to the Shareholder: An Empirical View From the Earnings Quality in The European Union.

INTERCIENCIA, v. 44, p. 125-156, 2019

ARAUJO, J. A. O. ; RIBEIRO, MAÍSA DE SOUZA .

• Características institucionais dos países e práticas de evidenciação das provisões e passivos contingentes ambientais: um estudo internacional.

ADVANCES IN SCIENTIFIC AND APPLIED ACCOUNTING, v. 12, p. 65-81, 2019

ALBERTO DOS REIS PRADO, THIAGO ; DE SOUZA RIBEIRO, MAÍSA ; BOTELHO DE MORAES, MARCELO .

• A relação entre a remuneração executiva e o desempenho de companhias PME do setor de saúde: uma visão após adoção das normas CPC-PME.

REVISTA LICEU ON-LINE, v. 9, p. 6-26, 2019

ARAUJO, Juliano A. O. ; RIBEIRO, M. S. ; MORAES, M. B. C. .

• Environmental practices of governance of companies in emerging markets: An analysis of structural relationships.

ENVIRONMENTAL QUALITY MANAGEMENT (PRINT), v. 28, p. 85-106, 2019

REZENDE, Amaury José ; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; SOUZA RIBEIRO, MAISA .

• MÉTRICA PROPOSTA PARA VALORAÇÃO DE ÁREAS AMBIENTAIS

RAMA : REVISTA EM AGRONEGÓCIO E MEIO AMBIENTE. vol. 10, p. 1133-1159, 2017

RIBEIRO, MAISA DE SOUZA; SANTOS, LUCAS JOSÉ MACHADO DOS

• Os efeitos econômicos do rompimento de barragem de resíduos: divulgações nas demonstrações contábeis comparativamente à grande mídia

REA UFSM. vol. 10, p. 100-116, 2017

Toledo Junior, Márcio da Silva; RIBEIRO, MAÍSA DE SOUZA

• Trinta anos de pesquisa em Remuneração Executiva e Retorno para o Acionista

REVISTA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE. vol. 11, p. 21-40, 2017

RIBEIRO, MAISA SOUZA; ARAUJO, JULIANO AUGUSTO ORSI

• A divulgação de provisões e passivos contingentes ambientais pelas empresas do setor de energia elétrica em comparação ao desenvolvimento da normatização da evidenciação contábil

REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL. vol. 12, p. 86-106, 2016

RIBEIRO, M. S.; CUNHA, L. M dos S.

• Análise da evidenciação sobre a mensuração de ativos biológicos: antes e depois do CPC 29

REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE (UFSC). vol. 12, p. 73-98, 2016

MANFIOLLI FIGUEIRA, LAÍS; DE SOUZA RIBEIRO, MAISA