Perfil do Docente

Contabilidade Societária;
Contabilidade Geral.

Biografia

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado (1992) e doutorado (1998) em Controladoria e Contabilidade Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Obteve o título de livre docente (2005) na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde é professora titular do Departamento de Contabilidade, em regime RDIDP, desde 2010. Foi presidente da comissão de pós-graduação da FEA-RP/USP e coordenadora do programa de pós-graduação de controladoria e contabilidade da FEA-RP/USP. Foi diretora científica, no ano de 2017, da Anpcont - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação. Foi designada pela Capes como assessora na avaliação de programas de pós-graduação. É líder do grupo de pesquisa Estudos Socioambientais em Contabilidade; participa do grupo de pesquisa Informações Contábeis - Incont. É co-organizadora da Conferência Sulamericana de Contabilidade Ambiental, em conjunto com professores da UFRJ, UFBA, UnB e UFSC. Atua na área de contabilidade financeira, com ênfase em temas relacionados com sustentabilidade, como contabilidade ambiental, responsabilidade socioambiental, créditos de carbono, relato integrado e objetivos do desenvolvimento sustentável.

Artigos em Periódicos

• MÉTRICA PROPOSTA PARA VALORAÇÃO DE ÁREAS AMBIENTAIS

RAMA : REVISTA EM AGRONEGÓCIO E MEIO AMBIENTE. vol. 10, p. 1133-1159, 2017

RIBEIRO, MAISA DE SOUZA; SANTOS, LUCAS JOSÉ MACHADO DOS

• Os efeitos econômicos do rompimento de barragem de resíduos: divulgações nas demonstrações contábeis comparativamente à grande mídia

REA UFSM. vol. 10, p. 100-116, 2017

Toledo Junior, Márcio da Silva; RIBEIRO, MAÍSA DE SOUZA

• Trinta anos de pesquisa em Remuneração Executiva e Retorno para o Acionista

REVISTA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CONTABILIDADE. vol. 11, p. 21-40, 2017

RIBEIRO, MAISA SOUZA; ARAUJO, JULIANO AUGUSTO ORSI

• A divulgação de provisões e passivos contingentes ambientais pelas empresas do setor de energia elétrica em comparação ao desenvolvimento da normatização da evidenciação contábil

REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL. vol. 12, p. 86-106, 2016

RIBEIRO, M. S.; CUNHA, L. M dos S.

• Análise da evidenciação sobre a mensuração de ativos biológicos: antes e depois do CPC 29

REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE (UFSC). vol. 12, p. 73-98, 2016

MANFIOLLI FIGUEIRA, LAÍS; DE SOUZA RIBEIRO, MAISA