Perfil do Docente

Área de Pesquisa

Contabilidade Tributária.

Biografia

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2004), Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2009), Pós-Doutor pela Justus Liebig - University Giessen-Alemanha (2010). Livre-docente em Contabilidade Tributária pela Faculdade de Administração Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente, é professor Associado da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Administração Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto; Coordenador do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade de Ribeirão Preto; Coordenador do Núcleo de Estudos em Controladoria e Contabilidade Tributária (CNPQ); Organizador e coordenador do Workshop em Contabilidade e Tributação e Coordenador do curso de MBA/FUNDACE ? Gestão Tributária. Foi Editor Chefe da Revista de Contabilidade e Organizações (2007 a 2014). Autor dos Livros de Contabilidade tributária (2010) e de Contabilidade do Terceiro Setor (2012), ambos pela Ed. Atlas. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade tributária, controladoria e gestão tributária, e finanças e contabilidade pública.

Artigos em Periódicos

• IFRS vs Bacen Gaap: Accounting Information?s Value Relevance of the Brazilian Financial Institutions.

BBR. Brazilian Business Review (English Ed.), v. 19, p. 1-18, 2022.

MARQUES, M. T. ; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; REZENDE, A. J. .

• Do financial constraints impact the technical efficiency of agricultural cooperatives? evidence from Brazil.

ENFOQUE, v. 40, p. 79-95, 2021.

SCHAEFER, VANESSA ; EÇA, JOÃO PAULO AUGUSTO ; MORAES, MARCELO BOTELHO DA COSTA ; REZENDE, AMAURY JOSÉ .

• Classification of transfer pricing systems across countries.

International Economics, v. 164, p. 151-167, 2020.

RATHKE, ALEX A.T. ; REZENDE, AMAURY J. ; WATRIN, CHRISTOPH .

• The impact of countries' transfer pricing rules on profit shifting.

Journal of Applied Accounting Research, v. ahead-of-print, p. 01, 2020.

RATHKE, ALEX A.T. ; REZENDE, AMAURY JOSÉ ; WATRIN, CHRISTOPH .

• Determinantes da evasão fiscal em instituições financeiras: evidências do Brasil e dos Estados Unidos.

REVISTA CONTEMPORÂNEA DE CONTABILIDADE, v. 17, p. 152-167, 2020.

SANTOS, ROGIENE BATISTA DOS ; REZENDE, AMAURY JOSÉ .

• Mecanismos de governança corporativa e recomendações dos analistas de mercado: novas evidências a partir da perspectiva da teoria da sinalização.

REVISTA UNIVERSO CONTÁBIL, v. 16, p. 121-139, 2020.

Dalmacio, Flavia Zoboli ; REZENDE, AMAURY J. ; BATISTA, R.

• Accounting Practices Concerning the Boris Family Business in Brazil: 1882-1896.

The Accounting Historians Journal, v. 47, p. 19-38, 2020.

REZENDE, A. J.; DALMÁCIO, Flávia Zóboli ; COSENZA, JOSÉ PAULO ; SILVA, ADOLFO HENRIQUE COUTINHO E .

• Características determinantes no desempenho ambiental dos municípios paulistas

RAP. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. vol. 53, p. 1-, 2019

SANT?ANNA, F. P.; DALMACIO, F. Z.; REZENDE, A. J.

• Contratos Agrários. Parceiras ou Arrendamentos?

REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO COMERCIAL. vol. 28, p. 84-, 2019

BURANELLO, R.; REZENDE, A. J.; MATTOS, A. N.

• Last Chance for a Big Bath: Managing Deferred Taxes Under IAS 12 in Brazilian Listed Firms

REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS (ONLINE). vol. 30, p. 268-281, 2019

ANTONIO, R. M.; REZENDE, A. J.; MORAES, M. B. C.; RATHKE, A. A. T.

• Um estudo sobre a evolução da carga tributária no Brasil: uma análise a partir da Curva de Laffer

INTERAÇÕES. vol. 20, p. 239-, 2019

REZENDE, AMAURY JOSE; LIMA, EMANOEL MARCOS

• A adoção das IFRS e o custo da dívida: um estudo com empresas privadas do setor sucroenergético brasileiro

CUSTOS E AGRONEGOCIO ON LINE. vol. 14, p. 167-193, 2018

ECA, J. P. A.; MANOEL, A. A. S.; REZENDE, A. J.; MORAES, M. B. C.