Agenda Qualificações

  • Renato Mantelli Picoli Open or Close

    Área:    Administração de Organizações
    Data:    22/11/2017, às 10h00
    Local: Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: "Avaliação econômica de programas de monitoramento para diabetes mellitus: Prefeitura Municipal e Medicina de Grupo"
    Autor (a): Renato Mantelli Picoli 

     

    Banca:   Prof(a). Dr(a). André Lucirton Costa  (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Eduardo Barbosa Coelho  (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto FMRP)

                  Prof(a). Dr(a). Altacílio Aparecido Nunes (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto -FMRP)

  • Ricardo Miguel Sobral Open or Close

    Área:    Administração de Organizações
    Data:    23/11/2017, às 10h00
    Local: Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: "O marco legal das organizações da sociedade civil: a criação de um indicador de transparência e eficiência"
    Autor (a): Ricardo Miguel Sobral

     

    Banca:   Prof(a). Dr(a). André Lucirton Costa  (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Gustavo Assed Ferreira  (Faculdade de Direito de Ribeirão Preto FDRP)

                  Prof(a). Dr(a). Rudinei Toneto Júnior (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -FEA-RP)

  • Naira Denise Kalb Open or Close

    Área:    Administração de Organizações
    Data:    28/11/2017, às 14h30
    Local: Sala da Congregação, do bloco A da FEA-RP
    Título: "Varejo de alimentos como indutor de comportamentos de consumo sustentável: potencialidades e desafios em um momento de crise econômica"

    Autor (a): Naira Denise Kalb

     Banca:   Prof(a). Dr(a). Rogério Cerávolo Calia   (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Lara Bartocci Liboni Amui (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP)

                  Prof(a). Dr(a). Evandro Marcos Saidel Ribeiro (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -FEA-RP)

  • Marlon Fernandes Rodrigues Alves Open or Close

    Área:    Administração de Organizações
    Data:    29/11/2017, às 09h00
    Local:  Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: "Microfoundations of dynamics capabilities: an experimental study of intuitive thinking"
    Autor (a): Marlon Fernandes Rodrigues Alves

     

    Banca:   Prof(a). Dr(a). Simone Vasconcelos Ribeiro Galina (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Dimária Silva e Meirelles (Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM-SP)

                  Prof(a). Dr(a). Glauber Eduardo de Oliveira Santos (Escola de Arte, Ciências e Humanidades - EACH-USP-SP) 

  • Caroline Krüger Guimarães Open or Close

    Área:    Administração de Organizações
    Data:    08/12/2017, às 10h00
    Local: Sala 20, do bloco B1 da FEA-RP
    Título: "Avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável: um estudo sobre a Faixa de Fronteira brasileira "

    Autor (a): Caroline Krüger Guimarães

     Banca:   Prof(a). Dr(a). Adriana Cristina Ferreira Caldana   (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Cláudia Souza Passador (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP)

                  Prof(a). Dr(a). Tito Carlos Machado de Oliveira (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMG)

  • Fernanda Gisele Basso Open or Close

    Área:    Administração de Organizações
    Data:    11/12/2017, às 09h30
    Local: Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: "Mapeamento de tendências tecnológicas : uma análise a partir do esforço tecnológico na indústria farmacêutica"
    Autor (a): Fernanda Gisele Basso

     

    Banca:   Prof(a). Dr(a). Geciane Silveira Porto   (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Simone Vasconcelos Ribeiro Galina (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP)

                  Prof(a). Dr(a). Evandro Marcos Saidel Ribeiro (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -FEA-RP)

Agenda Defesas

  • Michelle Silva de Oliveira Open or Close

    Prezados(as) Senhores(as),


    Seguem informações a respeito de defesa de tese de Doutorado agendada na FEA-RP:

    Área:    Administração de Organizações
    Data:    29/11/2017, às 14h15
    Local: Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Governança eletrônica na saúde: uma análise do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e seus reflexos na satisfação dos usuários após a sua implantação
    Autor: Michelle Silva de Oliveira

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Edgard Monforte Merlo (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Magno Alves de Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Brasília)

    Prof(a). Dr(a). Nestor Guimaraes (TNTECH) - videoconferência

    Prof(a). Dr(a). Sergio Silva Braga Junior (UNESP)

    Prof(a). Dr(a). Amaury Patrick Gremaud (FEARP)

    Obs.: É vedada a participação na comissão examinadora, de parente em linha direta ou colateral até quarto grau do aluno, do orientador e dos demais membros da referida comissão, conforme estabelecido no § 3º do artigo 94 do Regimento de Pós-Graduação (Resolução CoPGr nº 6542, de 18/04/2013).

      

    Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm transformado a forma como a sociedade e o governo se relacionam, proporcionando uma aproximação entre a administração pública e o cidadão por meio da prestação de serviços públicos eletrônicos, sendo essa relação mediada por TICs conhecida como governo eletrônico. A utilização do governo eletrônico propicia uma série de benefícios para a administração pública, como a eficiência pública, melhora na accountability, controle dos gastos governamentais e oferta de serviços públicos eletrônicos de qualidade que proporcionem a satisfação dos usuários. Nesse contexto, o estudo se propôs a analisar o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) que representa um instrumento de controle e acompanhamento da aplicação mínima constitucional de recursos com ações e serviços públicos de saúde. Inicialmente, analisou-se o site, redes sociais e programa do SIOPS, depois entrevistas com gestores federais e órgãos de controle, visando a elaboração de uma matriz SWOT e, por fim, avaliou-se a satisfação dos gestores municipais de saúde e contadores (alimentadores do sistema) com a utilização do sistema. Para obtenção desse objetivo, elaborou-se um modelo de análise dos serviços públicos ofertados pelo SIOPS e avaliação da satisfação utilização do mesmo. Os resultados obtidos permitiram concluir que o SIOPS executa os objetivos para o qual ele foi criado, que os gestores municipais e contadores estão satisfeitos com o sistema, sendo a eficiência, confiabilidade, liderança estratégica, inteligência competitiva e gestão da tecnologia os atributos que mais contribuíram para a satisfação dos gestores municipais e a eficiência, qualidade da informação/serviço, suporte ao usuário, confiabilidade e gestão da tecnologia no caso da satisfação dos contadores.

  • Marina Teixeira de Souza Open or Close

    Prezados(as) Senhores(as),

    Seguem informações a respeito de defesa de dissertação de mestrado agendada na FEA-RP:

    Área: Administração de Organizações
    Data: 07/12/2017, às 08:00
    Local: sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Anúncios Orgânicos e Patrocinados: estudo sobre intenção de compra online e comportamento visual
    Autor: Marina Teixeira de Souza

    Banca: Prof(a). Dr(a). Jorge Henrique Caldeira de Oliveira (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Adriano Rogerio Bruno Tech (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos / USP)
    Prof(a). Dr(a). Rosani de Castro (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP) - Skype
    Prof(a). Dr(a). Janaina de Moura Engracia Giraldi (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)

    Resumo: A propaganda em sites de pesquisa utilizando anúncios orgânicos e patrocinados corresponde a uma estratégia de Marketing que propicia a interação entre empresas e seu público alvo a partir da utilização de palavras-chave ao efetuar a pesquisa online, dessa forma, os sites de pesquisa agem como intermediários entre necessidades dos consumidores e o grande número de informações disponíveis nas páginas da web. Assim, este estudo tem como objetivo verificar como é a relação entre atenção aos anúncios orgânicos e patrocinados e tipos de comportamento visual acerca da intenção de compra online. Foi realizada uma revisão da literatura sobre os Canais de Comunicação Online, Anúncios Orgânicos e Patrocinados bem como a utilização e eficácia desses tipos de anúncios, também foi abordado sobre a Intenção de Compra Online, Tipos de Comportamento Visual e, por fim, foi traçada a relação entre esses fatores. Na sequência, a partir da coleta de dados primária realizada com 100 estudantes da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) – foi realizado um estudo quantitativo e descritivo utilizando o equipamento eye-tracking seguido da aplicação de um questionário. Utilizou-se a técnica estatística de Regressão Logística com Efeito Aleatório, que permite verificar o comportamento de um indivíduo em cenários diferentes e atender aos objetivos do estudo. A partir da análise, foi possível verificar que os indivíduos têm maior tendência a optar por Anúncios Patrocinados dos sites de pesquisa e que esse fato está positivamente relacionado à atenção visual e independe do tipo do Comportamento Visual que possui. Esses resultados fornecem informações relevantes acerca de apresentação de anúncios em sites de pesquisa, além de proporcionar reflexões teóricas para pesquisas nessa área.

  • Juliana Cristina Boscolo Open or Close

    Prezados(as) Senhores(as),

    Seguem informações a respeito de defesa de dissertação de mestrado agendada na FEA-RP:

    Área: Administração de Organizações
    Data: 08/12/2017, às 09h00
    Local: Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Diferenças na atenção visual e na atitude em relação a diferentes tipos de anúncio: um estudo sobre o impacto do gênero e do envolvimento
    Autor: Juliana Cristina Boscolo

    Banca: Prof(a). Dr(a). Jorge Henrique Caldeira de Oliveira (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Janaina de Moura Engracia Giraldi (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Edson Crescitelli (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA)
    Prof(a). Dr(a). Luciana Oranges Cezarino (Universidade Federal de Uberlândia - UFU)

    Resumo: Devido ao alto número de propagandas que um consumidor é exposto em um único dia, torna-se fundamental que as empresas produzam anúncios que atinjam de forma efetiva seu público-alvo. Um anúncio precisa chamar a atenção de uma pessoa e, ainda, impactar em suas atitudes. Ressalta-se que fatores como gênero e nível de envolvimento do consumidor são variáveis que impactam na atenção dedicada a um anúncio e nas ações posteriores a este. Ainda, a forma como o anúncio é elaborado, ou seja, o tipo de anúncio, pode interferir nas reações dos consumidores. Este estudo teve por objetivo identificar como diferentes tipos de anúncio, sejam estes direcionados ao público masculino, feminino ou neutros impactam na atenção visual e nas atitudes em relação a estes anúncios e, também, como o gênero e o nível de envolvimento influenciam nessa relação. Através de um pré-teste, foram selecionadas seis imagens para compor o estudo. Através de um experimento, os participantes foram divididos em três grupos e submetidos a visualização de um dos tipos de anúncio escolhido. A coleta de dados foi dada por meio do eye-tracking e de questionários e os dados foram analisados por meio da análise fatorial, testes de hipótese e complementados com estatística descritiva. Foi identificado que o tipo de anúncio impacta na atenção visual e nas atitudes em relação ao anúncio. Em relação às variáveis moderadoras do estudo, foi visto que o gênero impacta apenas nas respostas dos anúncios considerados masculinos e que, de forma mais evidente, o nível de envolvimento impacta nas respostas dos anúncios, principalmente nas atitudes em relação ao anúncio.

  • Alex Quintino Barbi Open or Close

    Prezados(as) Senhores(as),

    Seguem informações a respeito de defesa de dissertação de mestrado agendada na FEA-RP:

    Área: Administração de Organizações
    Data: 15/12/2017, às 14h00
    Local: Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: A informação mútua como medida de dependência não linear na estrutura de rede do mercado brasileiro de ações
    Autor: Alex Quintino Barbi

    Banca: Prof(a). Dr(a). Gilberto Aparecido Prataviera (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Evandro Marcos Saidel Ribeiro (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Francisco Aparecido Rodrigues (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC / USP)
    Prof(a). Dr(a). Marcos Cesar de Oliveira (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)

    Resumo: Mercados financeiros são sistemas complexos com estrutura e comportamento extremamente dependentes das interrelações entre os seus componentes. Em particular, a teoria de redes tem contribuído para caracterizar e compreender o comportamento e as interdependências entre vários componentes do mercado financeiro, em especial, o mercado de ações. Pesquisas nessa área indicam que a estrutura de rede gerada do mercado pode conter informações úteis para um melhor entendimento do mercado como um todo e até mesmo prever a ocorrência de eventos extremos, como, por exemplo, uma crise financeira. Em geral, os estudos consideram apenas dependências lineares entre os objetos da rede baseados no coeficiente de correlação linear de Pearson, e nesse sentido, a proposta deste projeto é a aplicação de conceitos e métodos de teoria de redes e de teoria da informação para caracterizar e explorar o efeito de dependências não lineares na estrutura de rede do mercado brasileiro de ações. Para tal, a informação mútua foi usada como medida de dependência não linear para gerar a estrutura de redes que foi comparada com a obtida a partir da correlação linear de Pearson. Por fim, investigou-se como a estrutura da rede e suas métricas poderiam ajudar a caracterizar e a entender o comportamento dos mercados financeiros, analisando-se dois períodos, o primeiro sob gestão da Presidente Dilma Rousseff, com um retorno do índice de ações de -42%, e o segundo sob gestão do Presidente Michel Temer, com um retorno deste índice de 50%. Para tal fim, foram utilizados dados de alta frequência, sendo uma cotação a cada 15 minutos. Em suma, concluiu-se que os retornos dos ativos no segundo período parecem ter maior dependência não-linear quando comparados aos retornos do período anterior. A rede para este período é a que se mostra mais arriscada em termos de estrutura de ’transmissão de volatilidades’, tanto pela análise do coeficiente de robustez da rede, quanto pela estimativa do parâmetro da lei de potência. Encontrou-se evidência da relação entre estrutura das redes e desempenho das ações. Além disso, vimos a grande importância do setor financeiro nas redes. Finalmente, tecemos comentários quanto a aplicação destas redes para diversos fins.