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Agenda Qualificações

  • Flávio Pinheiro Martins Open or Close

     

    Área: Administração de Organizações

    Data: 31/07/2020, às 08:30 - horário de Brasília

    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

     

     

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.   

     

    Título: Interdisciplinary approach at Education for Sustainable Development (ESD): scoping the United Nations - PRME signatoryschools

    Autor: Flavio Pinheiro Martins

    Comissão Examinadora:        

    Prof(a). Dr(a). Luciana Oranges Cezarino - (Presidente)

    Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Prof(a). Dr(a). Janaina de Moura Engracia Giraldi

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP / USP)

    Prof(a). Dr(a). Mario Prestes Monzoni Neto

    Fundação Getúlio Vargas - FGV

  • Karina Munari Pagan Open or Close

     

    Área: Administração de Organizações


    Data: 07/08/2020, às 14:00 - horário de Brasília

     

    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

     

    link da transmissão: https://stream.meet.google.com/stream/2d096a42-db47-467f-95d6-0107560f26f5

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções. 

     

    Título: Avaliação das respostas cerebrais dos consumidores da geração X e Y para o país de origem de vinhos: uma investigação experimental dos moradores nível de desenvolvimento da nação, animosidade e nível de etnocentrismo do consumidor


    Autor: Karina Munari Pagan

     

    Comissão Examinadora:        

    Prof(a). Dr(a). Janaina de Moura Engracia Giraldi - (Presidente)

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP

    Prof(a). Dr(a). Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Paulo Sergio Miranda Mendonça

    Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP / USP

Agenda Defesas

  • Maurílio Benite Open or Close

    Área: Administração de Organizações

    Curso: Doutorado
    Data: 31/07/2020, às 09h00 (horário de Brasília)
    Local: Devido à contingência da COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

    Link da transmissão ao vivo: stream.meet.google.com/stream/2d27f95b-7818-4b69-940e-9de8ff8298ec

    Obs: Apenas usuários com contas "@usp" podem acessar a transmissão. Caso usuários que não possuam estas contas queiram assistir a sessão, deverão nos enviar (com antecedência) e-mail para "posgrad@fearp.usp.br" e enviaremos as instruções.

    Título: Boas práticas administrativas e pedagógicas que contribuem para o desempenho em Matemática dos alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas municipais: análise de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e pesquisa exploratória
    Autor: Maurilio Benite

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Luísa Margarida Cagica Carvalho (Instituto Politécnico de Setúbal)

    Prof(a). Dr(a). Antônio Carlos Pacagnella Júnior (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)

    Prof(a). Dr(a). Sonia Valle Walter Borges de Oliveira (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy (FEA-RP

    Prof(a). Dr(a). Amaury Patrick Gremaud (FEA-RP)

    Resumo:

    A literatura científica nacional e internacional apresenta evidências de que a escolaridade é uma variável fundamental na determinação do progresso econômico de pessoas, regiões e nações, assim como a diversos benefícios não-econômicos: melhoria da saúde, redução da criminalidade, maior coesão social, maior participação democrática, etc.O objetivo desta Tese é identificar boas práticas administrativas e pedagógicas que possam contribuir para o melhor desempenho dos alunos do ensino fundamental II nas avaliações centralizadas de Matemática. Para tanto, utilizou-se um modelo DEA BCC Bootstrapping Dois Estágios, análise de tendência crescente ou decrescente de quintil para as variáveis disponíveis e Análise de Componentes Principais, para 3.330 escolas municipais brasileiras de nível socioeconômico elevado,com vistas a identificar escolas públicas municipais do Ensino Fundamental II que demonstrassem eficiência no aproveitamento dos alunos entre os anos de 2011 e 2015. A partir dos resultados do método quantitativo, foram realizadas pesquisas de campo com oito escolas públicas municipais, com aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a diretores,professores de Matemática e secretários Municipais de Educação. A partir da análise das variáveis identificadas pelos modelos DEA BCC Bootstrapping Dois Estágios e pela Análise de Componentes Principais, e seu posterior confronto com as variáveis mais relevantes para a eficiência no ensino da Matemática verificadas na pesquisa de campo, foi possível identificar boas práticas administrativas e pedagógicas que podem ser replicadas nas escolas com vistas a aumentar o desempenho em Matemática dos alunos. As boas práticas identificadas para as variáveis que melhoram o desempenho são especialmente relacionadas ao meio social e ao apoio da família dos estudantes, a entrega do conteúdo programático previsto para o ano letivo e o bom aproveitamento do tempo da aula por parte dos professores, à qualidade dos livros didáticos utilizados pelos alunos e ao interesse destes pela leitura e os estudos.