Agenda Qualificações

  • André Selistre Donega Open or Close

    Área:    Administração de Organizações

    Curso: Mestrado


    Data:    17/04/2020, às 10h00 - horário de Brasília


    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente ao vivo:

    Transmissão ao vivo

    stream.meet.google.com/stream/fefce2cd-4bde-4508-9dd0-6a379b9fd120 

    Link da transmissão: Identificação da reunião

    meet.google.com/vdn-gtpt-eff


    Título: A aderência do CEO ao tipo ideal weberiano: um estudo netnográfico da diversidade no Brasil

    Autor:  André Selistre Donega - videoconferência

    Orientador/Presidente da Banca: Profa. Dra. Luciana Oranges Cezarino - videoconferência

    Universidade Federal de Uberlândia - UFU - videoconferência

    Profa. Dra. Irene Kazue Miura- videoconferência

    FEA-RP/USP

    Prof. Dr. Hélio Arthur dos Reis Irigaray - videoconferência

    Fundação Getúlio Vargas

Agenda Defesas

  • João Lucas Hana Frade Open or Close

    Área:    Administração de Organizações

    Curso: Mestrado
    Data:    09/04/2020, às 14h00 - horário de Brasília
    Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente ao vivo:

    stream.meet.google.com/stream/f1e51178-e5eb-4510-ad1b-9f74eb5bebeb

    Link da transmissão: Identificação da reunião

    meet.google.com/sow-fytr-tcq


    Título: Eficácia e atenção visual em anúncios in-stream
    Autor: João Lucas Hana Frade - videoconferência

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Jorge Henrique Caldeira de Oliveira (Presidente) - videoconferência

    Prof(a). Dr(a). Janaína de Moura Engracia Giraldi (FEA-RP) - videoconferência

    Prof(a). Dr(a). Paulo Jorge Reis Mourão (Universidade do Minho - Portugal) - videoconferência

    Prof(a). Dr(a). Edson Crescitelli (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - videoconferência

     

    Resumo: 

    Os vídeos em streaming, como os presentes no YouTube e na Netflix, são extremamente utilizados nos dias atuais. Logo, aproveitando seu potencial como uma nova mídia de comunicação, surgiram novos tipos de anúncios específicos para eles, como os anúncios in-stream, que representam um vídeo de propaganda inserido no vídeo principal, estando constantemente presentes nos vídeos no YouTube. Apesar disso, há uma carência de estudos sobre a atenção visual e a eficácia desse tipo de anúncio. Diante disso, esse estudo, com o levantamento de 15 hipóteses, busca contribuir de forma inédita para o conhecimento teórico e prático explorando se a alteração do momento de inserção do anúncio e o fato do anúncio ser ignorável ou não influenciam na atenção visual e na eficácia do anúncio in-stream, também verificando a existência de correlações entre medidas de eficácia e medidas de atenção visual. Para isso, foi realizado um experimento com 157 participantes válidos distribuídos entre quatro possíveis condições (ignorável e pre-roll, ignorável e mid-roll, não ignorável e pre-roll, e não ignorável e mid-roll), em que, com o auxílio de um equipamento de eye tracking, foram coletadas informações referentes à atenção visual do participante, assim como da eficácia do anúncio. Os resultados, além de mostrarem que ocorre uma demasiada fixação do olhar na região inferior direita durante a reprodução de anúncios in-stream, mostraram que a posição do anúncio é capaz de influenciar significantemente a 95 % de confiança apenas a atitude perante à marca, a atitude perante ao anúncio e a intrusividade, não sendo capaz de influenciar significantemente a 95 % de confiança a atenção visual e a lembrança da marca. Já a ignorabilidade do anúncio foi capaz de influenciar significantemente a 95 % de confiança a atenção visual e todas as medidas de eficácia de anúncio utilizadas. Ainda, das 15 hipóteses levantadas, 7 foram validadas, confirmando informações presentes na literatura, assim como comprovando correlações entre a atenção visual e medidas de eficácia de anúncios, permitindo também inferências sobre impactos desse estudo tanto para a academia, quanto para a prática.