PERGUNTAS E RESPOSTAS GERAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA FEA-RP:

https://fearp.usp.br/cpg/faq.html


PERGUNTAS E RESPOSTAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES


1. As disciplinas são semestrais?
Não, são trimestrais. Há geralmente três trimestres, iniciando nos meses de março, junho e setembro de cada ano letivo, conforme abaixo:
- 1º trimestre: março, abril e maio;
- 2º trimestre: junho, julho, agosto;
- 3º trimestre: setembro, outubro e novembro.
Podem ocorrer alterações de acordo com o calendário da USP.


2. Quando são ministradas e qual a carga das aulas por trimestre?
As aulas são ministradas de 2ª a 6ª feiras, das 8h00 às 13h00 ou das 13h30 às 18h30. Não há uma definição de carga por trimestre e o planejamento deve ser feito juntamente com o orientador. Em geral os estudantes cursam três disciplinas por trimestre. Cada disciplina ocupa meio período de aula, cabendo ao aluno o estudo e desenvolvimento de trabalhos nos outros períodos.


3. Qual o valor da mensalidade?
Não há cobrança de mensalidade. Apenas existem taxas para inscrição nos processos seletivos para ingresso.


4. É possível fazer o Mestrado ou Doutorado e continuar trabalhando?
Espera-se uma intensa dedicação ao programa por parte do aluno, que deverá estar disposto a dedicar uma parte considerável de seu tempo, devido às atividades necessárias a ser desenvolvidas pelos alunos. É possível continuar trabalhando, desde que haja uma flexibilidade quanto aos horários de trabalho para que possa cumprir todas as disciplinas e elaborar a dissertação, sem causar qualquer prejuízo ao desenvolvimento do curso, que deverá ser concluído nnos prazos estipulados no Regulamento do Programa. Os alunos que eventualmente recebem bolsas de órgãos de fomentos não podem exercer outra atividade, exceto se depois que tiverem as bolsas atribuídas e com a concordância do Orientador. Entretanto é importante salientar que o número de bolsas do programa é pequeno.


5. A dedicação ao curso é parcial ou integral?
A dedicação ao curso deve ser integral, já que o aluno freqüentará disciplinas, desenvolverá publicações científicas e seminários, participará de eventos científicos e acadêmicos, bem como escreverá a dissertação ou tese.


6. Há oferecimento de bolsas?
Sim. Consulte mais informações em https://fearp.usp.br/ppgao/bolsas.html.


7. Quantas horas de aula têm cada disciplina?
Semanalmente cada disciplina possui seis horas de aulas teóricas, uma hora de práticas, seminários e outros e quatro horas de estudo, totalizando uma carga horária de dez horas semanais. As disciplinas terão duração de nove semanas, integralizando seis créditos por disciplina.


8. Qual o limite máximo de disciplinas a ser cursado por trimestre?
Não existe limite máximo e a grade dependerá da disponibilidade e responsabilidade do aluno ou exigências do orientador. Porém, há limites mínimos que são definidos no Regulamento do Programa.