Agenda Qualificações e Defesas

  • Marcos José de Almeida Matias Open or Close

    Data: 02/06/2017, às 08h00
    Local: Sala 41, do bloco A da FEA-RP
    Título: "Diálogos com stakeholders e a Resource Based View: criando valores para a competitividade de produção orgânica"
    Autor (a): Marcos José de Almeida Matias

    Banca: Prof(a). Dr(a). Rogério Cerávolo Calia (Presidente/Orientador)

               Prof(a). Dr(a). Adriana Cristina Ferreira Caldana (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP)

               Prof(a). Dr(a). Sonia Valle Walter Borges de Oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP)

  • Caroline Alvarenga de Carvalho Open or Close

    Data: 24/05/2017, às 14h00
    Local: Sala 43, bloco B2 da FEA-RP
    Título: Controle acionário em empresas listadas na BM&FBOVESPA no período de 2014 a 2016: um estudo de redes
    Autor: Caroline Alvarenga de Carvalho 

    Banca: Prof(a). Dr(a). Evandro Marcos Saidel Ribeiro  (Presidente/Orientador)

    Prof(a). Dr(a). Alberto Borges Matias (Faculdade de Ecnonomia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Gilberto Aparecido Prataviera (Faculdade de Ecnonomia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP)

  • Marco Antonio Alves de Souza Junior Open or Close

    Data: 30/05/2017, às 13h30
    Local: Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: "Análise do impacto da gestão entre os anos de 2011 e 2015 no desempenho financeiro das operadoras de planos de saúde filantrópicas"
    Autor (a): Marco Antonio Alves de Souza Junior

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). Marcio Mattos Borges de oliveira (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -FEA-RP)

                  Prof(a). Dr(a). Adriel Martins de Freitas Branco  (Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP)

  • Eduardo Falsarella Junior Open or Close

    Data: 30/05/2017, às 15h30
    Local: Sala 43, do bloco B2 da FEA-RP
    Título: " Proposta de boas práticas em gestão que colaborem para sustentabilidade de operadoras de saúde filantrópicas brasileiras: um estudo de múltiplos casos"
    Autor (a): Eduardo Falsarella Junior

    Banca: Prof(a). Dr(a). Alexandre Pereira Salgado Junior (Presidente/Orientador (a))

                  Prof(a). Dr(a). André Lucirton Costa (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto -FEA-RP)

                Prof(a). Dr(a). Marcio Mattos Borges de Oliveira  (Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP)

  • Ricardo Cruz Gomes Open or Close

    Data: 25/05/2017, às 14:00
    Local: Sala 20, bloco B1 da FEA-RP
    Título: Redes de cooperação para desenvolvimento tecnológico dos biocombustíveis: um mapeamento a partir da cotitularidade em patentes
    Autor: Ricardo Cruz Gomes

    Banca: Prof(a). Dr(a). Geciâne Silveira Porto (Presidente)
    Prof(a). Dr(a). Evandro Marcos Saidel Ribeiro (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA/RP)
    Prof(a). Dr(a). Iraci de Souza João (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) - videoconferência
    Prof(a). Dr(a). Priscila Rezende da Costa (UNINOVE) - videoconferência

    Resumo: Por meio das redes de colaboração para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), as organizações acessam e mobilizam novas fontes de recursos, que recombinados com os recursos e capacidades internas, alavancam os resultados de inovação. No âmbito da análise das redes de colaboração para inovação, duas perspectivas são relevantes, as características estruturais das redes e a posição dos ocupada pelos atores nessas redes, pois ambos afetam o fluxo e a acessibilidade dos recursos na rede, impactando no desempenho inovador, individual e coletivo. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar as características estruturais, das redes de cooperação formadas para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, que resultaram em proteção patentária, em seis áreas tecnológicas relacionadas a biocombustíveis, e identificar os atores centrais dessas redes, sob a perspectiva de relacionamentos diretos e indiretos, por meio da aplicação da Análise de Redes Sociais (ARS). A pesquisa utiliza informações sobre famílias de patentes (INPADOC) em cotitularidade, depositadas no período de 1994-2014, classificadas como tecnologias de biocombustíveis, de acordo com o IPC-Green Inventory. Os metadados foram coletados na plataforma Thomson Innovation e submetidos a processo de padronização dos nomes das organizações para eliminar ambiguidades. Os resultados identificam os maiores desenvolvedores de tecnologias nas áreas de (biodiesel, bioetanol, biogás, óleos vegetais, biocombustíveis sólidos e biocombustíveis de organismos geneticamente modificados - OGM), e constata que uma pequena parcela das tecnologias são desenvolvidas em colaboração. Após a descrição e comparação das redes de colaboração para P&D&I constatou-se a existência de complexos arranjos relacionais, embora sejam altamente fragmentadas. Verificou-se a existência de parcerias internacionais em algumas áreas, entre elas a biodiesel, bioetanol e bicombustíveis OGM, embora a maioria das parcerias sejam estabelecidas com parceiros locais. Com a identificação dos atores centrais em cada uma das redes, observou-se que em algumas delas bioetanol e biocombustíveis OGM, os Centros de P&D e Universidades, exercem papel de destaque, posicionados como atores indutores das redes.