Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

Os Editais de Bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBIC - PIBITI) são voltados para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes de graduação do ensino superior. É através destes editais internos que a Universidade seleciona os estudantes que receberão as bolsas concedidas pelo CNPq à USP na forma de cotas, com vigência de até 12 (doze) meses cada.

Editais:

Edital PIBIC 2023/2024

Edital PIBITI 2023/2024

Instruções para inscrição no Sistema Atena

As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no link “Ajuda” do menu “Programas /Iniciação” do sistema Atena.

Renovação de bolsa/projeto

Entende-se por renovação a inscrição de novo projeto pelo mesmo bolsista no Edital PIBIC do ano subsequente. Os pedidos de renovação de bolsa/projeto também devem ser cadastrados no Sistema Atena, seguindo as mesmas instruções.

Iniciação Científica sem bolsa ou com bolsa de outros programas ou órgãos de fomento à pesquisa

Conforme deliberação da CPq em sua 82ª reunião ordinária, de 16/03/2017, os projetos de Iniciação Científica cujos autores não possam ou não desejem participar do processo de seleção de bolsas do PIBIC poderão ser inscritos por meio do sistema Atena em fluxo contínuo, exceto no período de inscrições dos editais PIBIC/ITI, não estando sujeitos portanto ao calendaŕio do Programa. Caso aprovados poderão ser desenvolvidos sem bolsa ou com bolsa de outros programas ou órgãos de fomento à pesquisa.