Segunda, 08 Abril 2019 15:45

Protocolo COPE

Avalie este item
(0 votos)

Ética na publicação científica pelo Committee on Publication Ethics (COPE)


Os editores de periódicos que assinam o código de ética em publicação da COPE, quando identificam ou são alertados de potenciais violações que envolvem autores de artigos publicados ou submetidos ao periódico, devem tomar uma ação.


Esta ação segue um protocolo COPE que se aplica para tratar a questão ética levantada. Os passos podem ser consultados aqui. Em geral, autores são convidados a explicarem a situação e, se a explicação não é satisfatória, o editor toma outras medidas, entre elas avisar o diretor ou responsável administrativo da escola/instituto a que o autor está filiado.


Sugerimos que a comunidade esteja atenta ao que a COPE considera como violação de conduta no processo de submissão e publicação de artigos, pois o editor do periódico pode acionar a FEA-RP como unidade de pesquisa de vínculo do autor acusado de violar boas práticas em publicação científica.


Entre os problemas recorrentes com autores de artigos, estão a tentativa de influenciar o processo de revisão por pares, autorias fantasma ou sem contribuição clara, dupla submissão (submissão simultânea a diversos periódicos) sem consentimento dos periódicos, risco de dupla publicação, e plágio.

Lido 508 vezes Última modificação em Segunda, 08 Abril 2019 16:29