A FAPESP, através de articulação do Conselho Nacional de Agências de Financiamento à Pesquisa (CONFAP), o Fundo Newton e as Academias do Reino Unido: Academy of Medical Sciences, the British Academy, the Royal Academy of Engineering e a Royal Society assinaram, em setembro de 2014, um Memorando de Entendimentos visando estimular a colaboração científica entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

Esta oportunidade é aberta aos pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo e/ou do Reino Unido.

As informações preliminares estão abaixo:

Prazo para recebimento de propostas:

25 de março de 2019

Linha de Fomento:

Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador (JP) ou Professor Visitante (PV)

Duração máxima dos projetos:

48 meses (JP) ou 12 meses (PV)

Submissão:

Através do SAGE

Elegibilidade:

Pesquisadores vinculados a instituições do Estado de São Paulo e do Reino Unido

 

Mais informações podem ser acessadas aqui.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) divulgou o calendário de atividades em dezembro de 2018 e em janeiro de 2019.

Assim, a FAPESP informa que o último malote deste ano será no dia 13/12 às 11h. O serviço de malote será retomado no dia 24 de janeiro de 2019.

Ainda, durante esse período, todos os compromissos de entrega de Relatórios Científicos (RC), Prestação de Contas (PC) e outros documentos, deverão ser enviados pelos correios.

A Fundação estará fechada para o público externo no período de 21/12/2018 a 23/1/2019, retornando apenas em 24/1 de 2019.

O calendário de dezembro de 2018 pode ser acessado aqui e o calendário de janeiro de 2019, aqui

 

Interessados em participar devem realizar consulta obrigatória de elegibilidade até 20 de janeiro.

O prazo final para envio de propostas é 14 de fevereiro de 2019, através do sistema SAGe.

A chamada receberá propostas de equipes compostas por membros de pelo menos 3 dos países participantes (Brasil, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Polônia e Reino Unido), que abordem características-chave da inovação social, como geração de valor por meio de novas e/ou aprimoradas políticas; metas de coesão social (incluindo crescimento inclusivo e sustentabilidade); empoderamento e bem estar individual e coletivo; contextos histórico, político e cultural; entre outros.

Mais informações podem ser acessadas aqui.

Submissão de propostas até:

28/JAN/2019 - Chamada 01/2018 - Ação Transversal / P&I em Saneamento (acesse a chamada aqui)

21/JAN/2019 - Chamada 02/2018 - Ação Transversal / Projetos Institucionais (acesse a chamada aqui)

31/JAN/2019 - Chamada Conjunta ERA-MIN Joint Call 2018 - MATÉRIAS-PRIMAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA CIRCULAR (acesse a chamada aqui)

 

A FINEP divulgou no final de dezembro passado as 3 chamadas citadas acima e a PRP enviou mensagem aos presidentes das CPqs com instruções para a elaboração das propostas, uma vez que as chamadas 01 e 02/2018 limitam o número de submissões por IES (apenas uma, no caso da chamada 01, e quatro, ou uma para cada tema, no caso da 02).

Veja abaixo o texto integral encaminhado pela PRP. O interessados deverão entrar em contato com a secretaria da CPq (Escritório de Apoio à Pesquisa: apoiopq@fearp.usp.br ou 3315-4961) em caso de dúvidas.

 

Ofício  003/2019

      SC / sb

São Paulo, 3 de janeiro de 2019

                   

Prezados Diretores e Presidentes de Comissões de Pesquisa

Como talvez já seja de seu conhecimento, a FINEP lançou neste final  de dezembro de 2018 algumas chamadas públicas, detalhadas abaixo e nos anexos. Duas das chamadas devem ser organizadas institucionalmente, assim vejam abaixo as diretrizes da PRP para cada uma delas. A PRP fará, a exemplo da chamada anterior, uma seleção das propostas a serem encaminhadas.

Considerando o período de férias e o carnaval, os prazos são muito curtos, assim atente para as orientações abaixo:

1)   A USP poderá encaminhar apenas 1 proposta por linha temática, portanto, para que possa ocorrer a avaliação, seleção e organização final dos projetos de acordo com as regras FINEP, os prazos devem ser respeitados. Por favor, divulguem rapidamente entre os docentes de sua unidade.

2)   É importante lembrar que a FINEP prioriza propostas multidisciplinares envolvendo pesquisadores de diferentes unidades/áreas/instituições. As propostas FINEP não devem contemplar um único grupo de pesquisa/departamento/unidade.

3)   A FINEP prioriza ações que contemplem grande número de usuários ou que tenham impacto no desenvolvimento tecnológico ou econômico da área.

4)   Verifiquem os critérios de avaliação FINEP nos editais anexos, de forma que a proposta atenda claramente estes critérios.

CHAMADA 1

“CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/ 02/2018 - AÇÃO TRANSVERSAL - PROJETOS INSTITUCIONAIS”.

A chamada pública tem como objetivo selecionar propostas para concessão de apoio a projetos institucionais de pesquisa científica que contemplem pelo menos uma das seguintes linhas temáticas, que serão analisadas separadamente: Floricultura e Fruticultura do Bioma Caatinga, Cirurgia Robótica em Hospitais Universitários, Agropecuária Aplicada e Química Forense.

Por favor, vejam abaixo as linhas temáticas e algumas diretrizes da FINEP para cada uma delas. Anexo segue o arquivo pdf com o texto da chamada FINEP na íntegra para consulta detalhada. A USP poderá enviar apenas uma proposta para cada linha. Assim, a PRP receberá até o dia 21 de Janeiro de 2019 os projetos referentes a cada uma das linhas, para que possa ser feito o processo de seleção da proposta que será encaminhada. As propostas devem ser encaminhadas através de processo para a PRP. As propostas selecionadas deverão ser, posteriormente, encaminhadas em formato de arquivos em word para o email prp@usp.br para facilitar a organização final. Dúvidas ou informações adicionais podem ser encaminhadas para o email prp@usp.br com o título Finep 2019.

CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/ 02/2018 - AÇÃO TRANSVERSAL - PROJETOS INSTITUCIONAIS

LINHA 1: Setor de Fruticultura e Floricultura para o Bioma Caatinga

É fundamental que os projetos já contenham um grau significativo de desenvolvimento científico e aponte para possibilidades concretas de aplicação, com impacto no desenvolvimento tecnológico e econômico do setor. Vejam detalhes no anexo.

LINHA 2 :Centros de Cirurgia Robótica em Hospitais Universitários

Visa selecionar propostas para concessão de apoio financeiro a projetos institucionais visando a instalação de Centros de Cirurgia Robótica em Hospitais Universitários, associados a Faculdades de Medicina, mantidos pelo setor público, que contam com curso de pós-graduação, devidamente estruturado e reconhecido pela CAPES, atuando na área da Cirurgia. Nesta fase é fortemente recomendável que os Hospitais Universitários e/ou o Curso de Pós-graduação em Cirurgia estabeleçam conexão com outras unidades que atuam em áreas como Engenharia Biomédica, Computação científica, Engenharia Mecânica, entre outras, que possam participar futuramente do programa de instrumentação científica visando o desenvolvimento desta área no país. Em uma primeira fase, objeto deste edital, pretende-se apoiar, com recursos do FNDCT, a instalação de até 4 centros que receberão apoio financeiro para aquisição e instalação de simuladores. O número de projetos poderá ser ampliado caso haja aporte de recursos através das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados. Vejam detalhes no anexo.

LINHA 3: Setor Agropecuário

Visa selecionar propostas para concessão de apoio financeiro a projetos de pesquisa aplicada ao setor Agropecuário. É fundamental que os projetos já contenham um grau avançado de desenvolvimento científico e apontem para possibilidades concretas de aplicação, com impacto no desenvolvimento tecnológico e econômico do setor. Vejam detalhes no anexo.

LINHA 4: Setor Forense

Visa selecionar propostas para concessão de apoio financeiro a projetos para infraestrutura científica de instituições públicas estaduais que atuam na área da perícia criminal, com ênfase prioritária na área Analítica. É fundamental que os projetos contem com equipes com experiência na área, sendo estimulada a integração entre a área criminal do governo do estado e instituições científicas locais. Vejam detalhes no anexo.

 

CHAMADA 2

 

“CHAMADA PÚBLICA MCTIC/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL 01/2018

Pesquisa e Inovação em Saneamento”

A presente Chamada Pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos institucionais de pesquisa científica e tecnológica e de inovação, que contribuam para superação de desafios na área de Saneamento Ambiental nos temas prioritários definidos.

Por favor, vejam abaixo as diretrizes da FINEP para esta chamada. Anexo segue o arquivo pdf com o texto da chamada FINEP na íntegra para consulta detalhada. A USP poderá enviar apenas uma proposta em um dos temas apresentados. Assim, a PRP receberá até o dia 28 de Janeiro de 2019 os projetos referentes a esta chamada para que possa ser feito o processo de seleção da proposta que será encaminhada. As propostas devem ser encaminhadas através de processo para a PRP. Dúvidas ou informações adicionais podem ser encaminhadas para o email prp@usp.br com o título Finep 2019. VEJAM detalhes no edital anexo.

TEMA 1: abastecimento de água potável;

TEMA 2: esgotamento sanitário;

TEMA 3: limpeza urbana e manejo de resíduos sólido; e

TEMA 4: drenagem e manejo de águas pluviais.

As propostas deverão evidenciar a contribuição das soluções para a redução dos déficits e desafios apontados no Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como o acesso universal ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos; a melhoria das eficiências operacional e energética; o desenvolvimento institucional e a mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Brasil.

Também deverão evidenciar a análise do ciclo de vida (“life cycle assessment”) dos sistemas de saneamento, como instrumento de avaliação na tomada de decisão para a seleção de produtos, processos e/ou serviços em função do seu impacto ambiental.

CHAMADA 3

Chamada Pública Conjunta

ERA-MIN Joint Call 2018

MATÉRIAS-PRIMAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA CIRCULAR

O ERA-MIN 2 é um consórcio de 24 Organizações Financiadoras de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de matérias-primas minerais e suas fontes secundárias com enfoque na economia circular.

O objetivo do consórcio ERA-MIN 2 é apoiar financeiramente, por meio de recursos não-reembolsáveis (grants) projetos transnacionais de pesquisa e desenvolvimento e inovação, que sejam desenvolvidos de forma conjunta por empresas e ICTs, nos seguintes segmentos de matérias-primas não energéticas e não agrícolas:

- Metálicos;

- Construção;

- Minerais industriais.

Esta chamada não é Institucional. Ela deve ser organizada e enviada pelo coordenador do consórcio. A Pró-Reitoria de Pesquisa solicita que a chamada seja divulgada aos docentes da sua Unidade. Vejam detalhes no edital anexo.  

 

 

 

Cordialmente, 

 

Sylvio Canuto 

Pró Reitor de Pesquisa 

Universidade de São Paulo

 

 

Veja os resultados dos editais de bolsas PIBIC 2018-2019

Veja abaixo a tabela com  a classificação dos projetos inscritos no Edital PIBIC 2018-2019. Nesta edição, a FEARP teve dois estudantes selecionados para as bolsas de IC. O programa distribui as bolsas de IC da cota atribuida à USP pelo CNPq, conforme regras de classificação definidas no respectivo edital e complementada por Deliberação da CPq da unidade. Projetos inscritos que não foram contemplados com bolsa nesta etapa (na tabela: coluna "Situação bolsa" = "Aguardando"), poderão ser desenvolvidos sem bolsa a partir de 1/8/2018 e permanecerão inscritos nos programas, podendo vir a receber, no futuro, bolsas que sejam redistribuídas. A faculdade recebeu também cinco bolsas no Edital PIBITI 2018-2019, todas elas referentes a um mesmo projeto. Nesta modalidade, houve ainda a inscrição de um segundo projeto na unidade, infelizmente não contemplado com bolsas.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo Escritório de Apoio à Pesquisa, pelo telefone 3315-4961 ou pelo endereço eletrônico apoiopq@fearp.usp.br.

A classsificação, os editais, bem como as Perguntas Frequentes, podem ser acessados abaixo:

Classificação PIBIC

PIBIC e PIBITI

PIBIC-EM

Perguntas Frequentes