Sexta, 31 Agosto 2012 16:33

Informações Incoming

Estrangeiros interessados em realizar seus estudos na FEA-RP podem fazê-lo das seguintes maneiras:

• Curso regular de graduação
  • Transferência para curso regular de graduação
  • PEC-G
  • Curso regular de Pós-graduação

Intercâmbio de graduação, pós-graduação e pesquisa

Os estudantes regularmente matriculados em instituições estrangeiras conveniadas à FEA-RP podem vir a estudar disciplinas de Graduação ou Pós-Graduação por um período de um a dois semestres. O português é a língua oficial do Brasil e encorajamos os alunos estrangeiros a cursarem as nossas disciplinas nesse idioma. Algumas disciplinas em inglês também são oferecidas.

O International Office FEA-RP não aceita inscrições dos próprios alunos. É estritamente necessário que os responsáveis pelas relações internacionais da instituição estrangeira façam contato e providenciem os documentos.

As inscrições para intercâmbio deverão ser efetuadas pelas instituições parceiras da FEA-RP. Primeiramente devem enviar a nomeação do aluno. Posteriormente iremos aguardar, dentro dos prazos estabelecidos, o application form com a documentação necessária através de email <international@fearp.usp.br> e os originais por correio.

A documentação necessária para a inscrição de candidatos a intercâmbio é:

Documentação necessária para candidatos a cursos de graduação:

• Formulário de Inscrição com uma foto tamanho 3 cm (largura) x 4 cm (altura)
  • Uma foto tamanho 3x4 cm digitalizada por e-mail
  • FEA-RP Learning Agreement assinado
  • Cópia da página principal do seu passaporte
  • Cópia de Histórico escolar atual
  • Currículo vitae
  • Comprovante de que possui suporte financeiro de pelo menos R$6.000,00 por semestre
  • 2 cartas de recomendação assinadas por professores ou orientadores acadêmicos

Documentação necessária para candidatos a cursos de pós-graduação e pesquisa

• Formulário de Inscrição com uma foto tamanho 3 cm (largura) x 4 cm (altura).
  • FEA-RP Learning Agreement assinado
  • Cópia da página principal do seu passaporte*
  • Fotocópia do cartão de seguro de saúde internacional, válido por toda a estadia na FEA-RP/USP*
  • Cópia de Diploma de curso de Graduação*
  • Cópia de Histórico Escolar de Graduação*
  • Cópia de Histórico Escolar da Pós-Graduação até o estágio atual*
  • Carta de recomendação do docente no exterior para o docente da USP responsável pela aceitação
  • Carta da instituição no exterior comprovando o vínculo do aluno
  • Plano de pesquisa (a ser realizada na FEA-RP), com indicação do início e término do projeto
  • Cronograma das atividades a serem realizadas na FEA-RP no período especificado (conforme o plano de pesquisa)

Observações:
1) Uma vez que o aluno é aceito, ele deve apresentar ao Serviço de Pós-Graduação da FEA-RP cópia acompanhada do original dos documentos com (*) para ser matriculado na FEA-RP.
2) Se você é um cidadão brasileiro, anexar uma cópia da página principal de seu passaporte brasileiro e uma cópia do seu RG (Registro Geral) na sua aplicação.

O cronograma para inscrição nos programas de intercâmbio na FEA-RP:

Intercâmbio no 1º semestre de cada ano (meados de fevereiro até final de junho):

• 01 a 31 de outubro – Nomeação e inscrição
  • De 01 a 30 de novembro – Resultado e envio das cartas de aceitação
  • De fevereiro a junho – Período de intercâmbio

Intercâmbio no 2º semestre de cada ano (início de agosto a meados de dezembro):

• De 01 a 30 de abril – Nomeação e inscrição
  • De 01 a 30 de maio– Resultado e envio das cartas de aceitação
  • De agosto a dezembro – Período de intercâmbio

Os documentos necessários, formulários de inscrição, arquivos informativos e de divulgação estão inseridos no abaixo:

Curso regular de graduação

Vestibular e Transferência
Aqueles interessados em cursar uma graduação completa na FEA-RP/USP devem necessariamente se inscrever para participar do processo seletivo vestibular, que é aberto a todos os interessados que cumpram os requisitos mínimos. As provas são em português, realizadas no Brasil e organizadas pela Fundação Universitária para o Vestibular - FUVEST.
Caso haja disponibilidade de vagas, o aluno de graduação de instituição estrangeira também poderá tentar uma transferência para algum curso de graduação da FEA-RP. A FUVEST também é responsável pela organização dos processos de transferência para toda a USP.

Para maiores informações a respeito, visite o site da Fuvest

PEC-G
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de educação superior a pessoas de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos específicos. O PEC-G, desenvolvido pelos ministérios federais das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas e particulares, o PEC-G seleciona jovens estrangeiros com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país.

Mais informações:

Curso regular de pós-graduação

A FEA-RP possui cursos de pós-gradução em Administração de Organizações (mestrado e doutorado), Economia Aplicada (mestrado) e Controladoria e Contabilidade (mestrado).

Só é possível iniciar os estudos em um programa de pós-graduação no Brasil depois que você se formou em um curso de graduação e ter um diploma desse curso. Os alunos que estão aplicando para Programa de Mestrado aqui devem ter um diploma de bacharel (graduação), caso contrário, não é possível se registrar. Todos os que têm intenções de ter um programa completo no nível de Pós-Graduação em FEA-RP/USP devem participar de um processo de seleção. Estrangeiros podem aplicar de três maneiras:

• Mesmo processo seletivo aplicado a candidatos brasileiros
  • Programa PEC - PG
  • Outros tipos de bolsas

Maiores informações:

Lido 26150 vezes
Mais nesta categoria: « Consulados Visto »