Sexta, 14 Setembro 2012 11:59

Sobre Ribeirão Preto

Avalie este item
(10 votos)

HISTÓRIA

Em 19 de junho de 1856, Ribeirão Preto foi fundada por fazendeiros. E mais tarde, em 1883, o bom clima e solo contribuíram para a plantação de café, que foi responsável pela transformação da cidade, que se tornou a maior produtora de café do mundo inteiro até a quebra da bolsa de Nova Yorque de 1929. "Califórnia brasileira" era o apelido de Ribeirão Preto, devido à combinação de uma economia baseada no agronegócio e alta tecnologia, riqueza e tempo ensolarado durante todo o ano. Hoje a cidade é conhecida como a "Capital do Agronegócio" pela sua ótima produtividade nesse setor.

Vista Panorâmica de Ribeirão PretoVista Panorâmica de Ribeirão Preto


Durante a crise do petróleo na década de 1970 o Brasil teve que procurar alternativas para meios de abastecimento e a solução foi o programa de uso de etanol como combustível, "Pró-Álcool". A alta produtividade em torno de Ribeirão Preto rapidamente colocou a região como o maior produtora de açúcar e álcool do mundo, sendo responsável por 30 por cento de etanol de cana do Brasil.

5746926676 346a94112b b

 Chopperia Pinguim

SOBRE A CIDADE
Ribeirão Preto é uma cidade localizada no nordeste do estado de São Paulo, é o nono maior município no estado com uma área total de 652,2 quilômetros quadrados. A altitude média é de 546,8 m. A cidade está 330 km distante da capital de São Paulo e 708 km de Brasília, a capital federal. Há 650,339 habitantes que vivem em Ribeirão Preto (IBGE/2013) e o PIB é de US $ 7,5 bilhões, o 28° do país e representa 0,46% da nação (IBGE/2010). O clima é definido como tropical úmido.

Imagem27

  Parque Dr. Luiz Carlos Raya

 

A região de Ribeirão Preto é uma das mais ricas do estado de São Paulo, apresentando elevado padrão de vida (renda, consumo, longevidade). Ela também tem bons indicadores sociais (saúde, educação e saneamento), uma localização privilegiada, perto de grandes centros consumidores e de fácil acesso à infra-estrutura de boa qualidade de transporte e comunicação. De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV sobre as 100 melhores cidades para construir carreira no Brasil, Ribeirão Preto está na 17 ª posição.

       Fotos Históricas de Ribeirão Preto


Além de açúcar e álcool, as indústrias da cidade são suco de laranja, algodão, arroz, carne, produtos lácteos, têxteis, máquinas, aço, móveis, materiais de construção, agroquímicos, produtos farmacêuticos e do turismo. A cidade tem algumas unidades de multinacionais como a Nestlé, 3M, Holcim, Carrefour, Walmart, Sams Club, Outback Steakhouse, McDonalds, Burger King, Netafim, OHL (Ambient), Wolf Seeds, Telefonica, Embratel, Agrichem, Decathlon, Fnac, Cinépolis, Cinemark, Pearson Education, Leroy Merlin, PricewaterhouseCoopers, Bayer, Serviços Neoris Cloud Computing, entre outros.

Foto: André Hawle        

Paisagem noturna de Ribeirão Preto


A cidade foi reconhecida como a Capital da Cultura em 2010 pelo Ministério do Turismo e Cultura, devido a sua produção artística e cultural, infra-estrutura e patrimônio com diversas instituições, museus, espaços culturais e teatros. Possui vários atrativos turísticos como parques públicos, feiras de artesanato, centros de exposições e de congressos e o Quarteirão Paulista, na praça XV de Novembro, onde se encontram o Theatro Pedro II, um dos mais antigos do Brasil, e a famosa chopperia Pinguim.

Imagem25

  Theatro D. Pedro II

Ribeirão Preto é uma cidade que tem várias atrações como parques e um zoológico, que permitem que as pessoas vivam perto da natureza com os locais arborizados, proporcionando assim uma sadia qualidade de vida. Os meios de transporte para a cidade incluem o Aeroporto Leite Lopes (RAO) e uma grande rodoviária que serve as principais cidades do Brasil e algumas da América do Sul. Há uma grande rede de ônibus que serve a cidade e algumas cidades próximas.


Lido 8990 vezes Última modificação em Terça, 04 Agosto 2015 11:50