Sexta, 31 Agosto 2012 16:36

Docentes FEA-RP

Avalie este item
(0 votos)

A Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional (AUCANI)

A AUCANI oferece, por meio de projetos acadêmicos internacionais, a oportunidade para mobilidade de docentes da USP. As chamadas para candidaturas de docentes são publicadas neste siteA AUCANI oferece aos docentes USP apoio financeiro para complementar as seguintes ações:

 

AÇÃO 2 – Auxílio Iniciativa Docente USP – Internacionalização Institucional

A Ação 2 contempla auxílio Visitas de docentes USP para acompanhamento e/ou verificação da implantação das atividades de convênios vigentes, acompanhamento da fase final da negociação dos convênios de intercâmbio, envolvendo alunos da USP no exterior.

 

AÇÃO 3 – Auxílio Projeto Internacionalização Institucional

Iniciativas que visem levantar recursos junto a organismos/universidades estrangeiras e que resultem no financiamento de intercâmbio para alunos da USP. Neste caso, além do preenchimento imprescindível do formulário de inscrição, será exigido um projeto, contendo objetivos, metas e ações, que explicite também a contribuição para a internacionalização institucional, com documentação do histórico de atividades e negociações já mantidas e manifestação de endosso da instituição do exterior.

 

Nas oportunidades acima relacionadas ao apoio financeiro da AUCANI, o International Office FEA-RP auxilia os docentes nos trâmites necessários para submissão de documentos junto à AUCANI. Pedimos apenas que o Docente interessado no apoio da AUCANI para alguma iniciativa de internacionalização procure-nos o mais rápido possível, por email, telefone ou compareça no nosso escritório. Geralmente é estritamente necessário enviar toda documentação exigida pela AUCANI com pelo menos 60 dias antes da data da partida.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP

Missões ao Exterior

A PRPG procura apoiar programas de pós-graduação da USP na busca de seu desenvolvimento e aprimoramento, incluindo as ações de:

  • Ida de missões ao exterior;
  • Vinda de assessores e consultores externos (nacionais ou internacionais).

 

Essas ações devem ter como foco principal o aprimoramento estrutural dos programas de pós-graduação, por meio de assessoria externa e/ou troca de experiências, em que tais programas busquem exemplos de sucesso em suas respectivas áreas de atuação, tenham acesso a novos modelos de pós-graduação, tanto acadêmica como profissional, e fortaleçam iniciativas de internacionalização compatíveis com uma instituição de classe mundial, como a USP deseja ser reconhecida. Para mais informações, acesse esse link

 

Apoio Financeiro a Docentes/Pesquisadores USP

Visa propiciar auxílio complementar para apoiar Orientadores Credenciados no Corpo Permanente em Programas de Pós-Graduação da USP para visitas a Centros de Excelência comprovada durante outras atividades afins no exterior e/ou participação em eventos de projeção internacional, fora do país. Itens financiáveis:

  • Transportes aéreo e terrestre;
  • Hospedagem e alimentação;
  • Seguro Saúde;
  • Inscrição no evento (quando aplicável)

 

O valor máximo financiável observará o limite de US$2000 e o apoio complementar da PRPG se restringe a atividades fora do país. Os valores solicitados para transporte e seguro saúde deverão ser comprovados por um orçamento integral fornecido por uma agência de viagem. Para mais informações, acesse esse link

 

ERASMUS+

O Programa Erasmus (European Community Action Scheme for the Mobility of University Students, ou Programa de ação da Comunidade Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários) é um programa de intercâmbio que financia estudantes, docentes e servidores da União Europeia (UE), criado em 1987. Ese programa é organizado pela EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency). O Programa Erasmus, em conjunto com uma série de outros programas independentes, foi incorporado ao programa Sócrates criado em 1994 e 1999 foi substituído pelo Programa Sócrates II em 24 de janeiro de 2000, que em por sua vez, foi substituído pelo Lifelong Learning Programme 2007–2013 em 1 de Janeiro de 2007Mais informações nesse link

 

Outras oportunidades

É muito comum que universidades estrangeiras ofereçam oportunidades aos docentes da FEA-RP, sempre com auxílio manuntenção. As oportunidades mais comuns são:

  • Bolsa Professor Visitante
  • Bolsa de Pesquisa
  • Recrutamento para ensino durante os Summer School

Sempre que o International Office recebe essas informações divulgamos por email aos docentes e às Secretarias de Departamento. Caso tenha alguma dúvida procure o International Office.

 

Para saber mais

Lido 2466 vezes