Sexta, 07 Novembro 2014 15:15

Informações Gerais

Avalie este item
(2 votos)

BannerOut

Intercâmbio via Convênios FEA-RP (Comissão de Relações Internacionais da FEA-RP)

Na FEA-RP os alunos têm a oportunidade de fazer intercâmbio acadêmico internacional. Esses intercâmbios são com o único e exclusivo fim para estudo numa universidade no exterior.

Há diversos meios para realizar o intercâmbio, como: através da Comissão de Relações Internacionais – CRInt FEA-RP (convênios da FEA-RP), Agência USP Internacional (Convênios USP), outros programas de intercâmbio com ou sem bolsa auxílio.

O aluno deve cumprir alguns requisitos para participar desse e de outros programas. O processo seletivo do Programa de Intercâmbio  CRInt FEA-RP acontece semestralmente, sempre na primeira quinzena de março (para viajar no segundo semestre do mesmo ano) e na primeira quinzena de agosto (para viajar no primeiro semestre do ano seguinte).

O International Office da FEA-RP organiza o Programa de Intercâmbio CRInt FEA-RP, outras oportunidades que possam surgir dos convênios da FEA-RP e auxilia os alunos nos trâmites dos demais programas da Agência USP Internacional.

Para maiores informações sobre intercâmbios via Comissão de Relações Internacionais da FEA-RP, clique aqui.

 

Intercâmbio via Convênios USP (Agência USP Internacional)

A Agência USP Internacional organiza diversos programas de intercâmbio, com e sem bolsa. Entre esses programas estão o Ciência sem Fronteiras, Bolsas Santander, Bolsas Fundação Botín. Normalmente as divulgações são semestrais e o International Office divulga e publica essas oportunidades no Facebook, site e por email.

 

Para acessar os editais da Agência USP Internacional clique aqui.

Para informações sobre intercâmbios via Convênios USP (Agência USP Internacional) clique aqui.

 

Intercâmbios sem convênios

Quando o aluno realiza intercâmbio com convênio FEA-RP ou USP ele fica isento do pagamento das taxas acadêmicas e temos algumas vagas garantidas a nossos alunos. Quando o aluno tem interesse em estudar em uma universidade estrangeira que não tem convênio conosco, o aluno realiza a aplicação diretamente com essa universidade, que normalmente cobra taxas e aplica processos de seleção rigorosos. Além disso, o intercâmbio numa instituição conveniada facilita o processo de aproveitamento de créditos estudados no exterior.

 

Intercâmbio com bolsa

Atualmente as bolsas disponíveis a alunos FEA-RP são as promovidas pelo Santander e Agência USP Internacional (veja acima).  Quando há bolsas esporádicas, o International Office divulga as informações no site, Facebook e email. Fique sempre atento para estar atualizado!

 

Se você vai fazer intercâmbio e precisa dos dados de coordenadores

No application form da universidade estrangeira muitas vezes é necessário inserir dados de coordenadores. O aluno precisa inserir os dados corretos: O Institutional Coordinator é o Presidente da CRInt. O Academic Coordinator ou Department Coordinator é o Coordenador do seu curso. Para saber os dados corretos e atualizados, consulte os seguintes sites do International Office e dos departamentos da FEA-RP:

 

Passaporte

O passaporte é um dos documentos essências para qualquer programa de intercâmbio. Se você tem interesse em estudar fora, providencie um! Os passaportes têm validade de 5 anos. Se o seu está vencendo ou está vencido, providencie a renovação o mais rápido possível. Para mais informações, clique aqui.

 

Proficiência

Ter proficiências nos idiomas também é essencial para qualquer programa de intercâmbio. Se você tem interesse em estudar fora, providencie o quanto antes!

 

Cada universidade exige comprovação de conhecimento em ao menos um idioma. Normalmente a exigência é o idioma local e algumas vezes um segundo idioma, como inglês. E geralmente o aluno precisa comprovar proficiência em um ou outro idioma. As exigências de idiomas são latualizadas e listadas em cada um dos Editais. Confira aqui os dados mais recentes para intercâmbios com os convênios da FEA-RP.

Vistos

O aluno que for fazer intercâmbio, ao ser aceito pela universidade estrangeira, recebe uma carta, normalmente denominada Acceptance Letter. Com esse documento e outros que o consulado/embaixada exigir o aluno deve dar entrada ao pedido de visto de estudante. Para receber a carta o aluno deve providenciar a documentação completa exigida pela universidade de destino, entregar no International Office, que irá encaminhar para devidas assinaturas na unidade e psoteriormente irá enviar por email e correio para o exterior. Cada aluno é responsável por providenciar a documentação e conseguir a emissão do visto de estudos.

 

Se vocês tiver dúvidas quanto aos procedimentos, procure os sites de consulados e embaixadas do país no qual você fará intercâmbio. As informações são sempre bem explicadas nos sites próprios.

 

Outras informações importantes

  • Sobre as Bolsas Santander, clique aqui.
  • Sobre as Bolsas Mérito Acadêmico e Empreendedorismo, clique aqui.
  • Programa Ciência sem Fronteiras, clique aqui.
  • Informações sobre cursos de férias, cursos de curta duração, Summer School ou cursos de idioma no exterior, clique aqui.
  • Para quem quer realizar pós-graduação completa no exterior, clique aqui.
  • Universidades estrangeiras que mantêm Convênios com a FEA-RPclique aqui.
  • Universidades estrangeiras que mantêm Convênios com a USP, clique aqui.

  • Relatórios de intercâmbio (custo de vida, benefícios, dificuldades etc) clique aqui.
  • Informações sobre Aproveitamento de estudos no exterior clique aqui.
  • Outras dúvidas, acesse o FAQ.

Para saber mais

Entre em contato com o International Office FEA-RP

Lido 5427 vezes