Quarta, 29 Outubro 2014 12:07

Artigos de professores e alunos são selecionados para participar do 42º Encontro Nacional de Economia

Treze artigos de professores e alunos da pós-graduação foram selecionados pela comissão científica do 42º Encontro Nacional de Economia, promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). O evento será realizado entre os dias 9 e 12 de dezembro em Natal (RN).

Os artigos dos professores e alunos da FEA-RP foram selecionados abrangendo as seguintes áreas: História Econômica, Macroeconomia, Economia Monetária e Finanças, Economia do Setor Público, Economia Internacional, Microeconomia, Métodos Quantitativos e Finanças, Economia Industrial e da Tecnologia, Economia Regional e Urbana, Economia Social e Demografia Econômica.

Mais informações sobre o Encontro estão disponíveis no site www.anpec.org.br/novosite/br/encontro-2014

Confira abaixo a lista com os artigos da FEA-RP aprovados:
História Econômica
- Malogro da fortuna: mercado financeiro durante a grande depressão do século xx
Autor: Renato Leite Marcondes (FEA-RP)

Macroeconomia, Economia Monetária e Finanças
- Large estimates of the elasticity of intertemporal substitution: is it the aggregate return series or the instrument list?
Autores: Fábio Augusto Reis Gomes (FEA-RP); Lourenço S. Paz (Syracuse University)

Economia do Setor Público
- Term limits and political budget cycles at the local level: evidence from a young democracy
Autores: Fabio Alvim Klein (EACH –USP); Sergio Naruhiko Sakurai (FEA-RP)

- Corrupção e composição dos gastos governamentais: evidências a partir do programa de fiscalização por sorteios públicos da Controladoria-Geral da União
Autores:Cristiano Machado Costa (Unisinos); Olavo Venturim Caldas (Controladoria-Geral da União); Marcelo Sanches Pagliarussi (FEA-RP)

Economia Internacional
- Histerese nas exportações manufaturadas brasileiras: um teste a partir de modelos de painel com transição suave e múltiplos regimes
Autores: Sérgio Kannebley Júnior (FEA-RP); João Paulo Martin Faleiros (BNDES)

Microeconomia, Métodos Quantitativos e Finanças
- Estimando a aversão ao risco no mercado de seguros de automóveis
Autores: Caio Matteucci de Andrade Lopes (FEA-RP); Bruno César Auricchio Ledo (FEA-RP)

- Modelo Nelson-Siegel com condições de não arbitragem para previsão de inflação a partir do mercado de títulos brasileiro
Autores: Lucas Argentieri Mariani (FEA-RP); Marcio Poletti Laurini (FEA-RP)

Economia Industrial e da Tecnologia
- Os impactos das políticas de estímulo à indústria brasileira
Autores: Priscila Henriques Godoy (FEA-RP); Angelo Costa Gurgel (EESP –FGV)

Economia Regional e Urbana
- O impacto dos componentes da infraestrutura pública sobre o crescimento das cidades brasileiras: uma análise espacial do período de 1970 a 2010.
Autores: Graziella Magalhães Candido de Castro (FEA-RP); Rudinei Toneto Jr. (FEA-RP)

Economia Social e Demografia Econômica
- 'Mommy, I miss daddy'. The effect of family structure on children's health in Brazil
Autores: Natalia Nunes Ferreira Batista (FEA-RP); Sara Ayllón (Universitat de Girona)

- Dependência e/ou assistência? Qual impacto do renda mínima sobre as famílias beneficiárias no município de São Paulo.
Autores: Elder Generozo Sant'anna (FEA-RP); Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave (FEA-RP)

- Influência paterna na alfabetização
Autores: Lucas Lima (FEA-RP); Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP)

- Trabalhar e/ou continuar estudando? As decisões dos jovens que se matriculam no último ano do Ensino Médio – Uma análise a partir da PME