Sobre o Sistema JúpiterWeb e Criação do E-Mail USP

1. Onde eu posso encontrar tutoriais sobre o acesso e as principais funções do Sistema JúpiterWeb?

Você pode acessar o site da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

2. Como faço para criar meu e-mail USP?

Você deve seguir as instruções disponíveis no link.


Sobre Problemas de Acesso

1. Não estou conseguindo acessar o  e-mail institucional, o que devo fazer?  

Primeiramente, você deve tentar as opções alterar senha, no campo "esqueci a senha", caso não tenha sucesso, envie um e-mail com seu nome completo, número USP e se possível um print screen do erro apresentado para o seguinte endereço: atendimentosti@usp.br.

2. Não estou conseguindo acessar o Sistema JúpiterWeb, o que devo fazer?  

Para acessar o Sistema JúpiterWeb pela primeira vez, você deverá seguir as instruções de primeiro acesso disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graudação. Se já fez isso, deve tentar gerar uma senha única, por meio do link. Se mesmo assim, não conseguir acesso, envie um e-mail com seu nome completo, número USP e um print screen do erro apresentado para: atendimentosg@fearp.usp.br

3. Não estou conseguindo acessar o Portal da Graduação (Secretaria Eletrônica), o que devo fazer?

Para acessar o Portal da Graduação, você deve informar em usuário o seu número USP e a senha é a mesma do Sistema JúpiterWeb. Se mesmo assim, receber mensagem de erro, você deve tentar a opção esqueci a senha. Caso não tenha sucesso, solicite uma senha única, por meio do link.

 

Sobre Interação de Matrícula

1. Todos os alunos deverão acessar o sistema JúpiterWeb no período da primeira interação?

Sim. O fato de o aluno participar do processo de matrícula desde a primeira interação aumenta a possibilidade de conseguir o horário que deseja, no caso de pretender cursar disciplinas em outros cursos/turnos ou optativas eletivas do próprio curso/turno com limite de vagas, pois a partir da primeira consolidação poderá ocorrer o preenchimento das vagas de algumas turmas (turma lotada).

2. O que acontece com o aluno que não participa da primeira interação de matrícula?
O aluno que não participar da primeira interação de matrícula poderá se inscrever na interação seguinte, entretanto corre o risco de não haver mais vagas disponíveis na turma que desejar (vide dúvida 1). Consulte sempre o Calendário Escolar para verificar o número e o período das interações.

3. Sou obrigado a acessar todas as interações do JúpiterWeb?
Não, o aluno somente precisa acessar até que obtenha turma reservada em todas as disciplinas/turmas que deseja cursar. Isso pode ocorrer na primeira, na última ou em interações intermediárias, quando houver.

4. Para montar minha grade horária, preciso escolher as turmas que pretendo cursar?
Sim, o aluno escolhe as disciplinas e as turmas, sem conflitos de horários e desde que tenha os requisitos cumpridos, conforme a grade de horários de seu curso, disponível no JúpiterWeb e no site da Graduação - Avisos (Mural/ FAQ).

5. O que é “período ideal de uma disciplina (PD)”?
É o período no qual a disciplina foi programada na grade curricular do curso.

6. O que é “período de matrícula ideal (PM)”?
O Período de Matrícula Ideal (PM) é o indicador da progressão do aluno na Estrutura Curricular do Curso. Ou seja, o PM mostra a evolução do aluno no curso de acordo com o número de créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas já cursadas da grade curricular e levando em consideração o número de créditos ideais a serem acumulados em cada período. O aluno deve consultar seu PM no JúpiterWeb.

7. Posso trocar o meu Período de Matrícula (PM)?
Sim, você conseguirá alterar seu PM, caso necessite, até o término da 1ª interação de matrícula. Para fazer a alteração do PM, siga os passos: acesse o Sistema JúpiterWeb > Matrícula > Período ideal calculado > selecione o semestre e clique em "alterar".

8. Por que devo alterar o meu Período de Matrícula (PM)?
A alteração do PM é indicada aos alunos que pretendem cursar disciplinas obrigatórias e/ou optativas eletivas fora do seu curso/turno ou para disciplinas optativas eletivas do próprio curso/turno que tenham limite de vagas. Pois nesses casos, a vaga não é garantida e se houver mais inscritos que vagas, o Sistema Júpiter realizará a seleção, levando em conta, entre outros critérios, o PM do aluno.

9. Quais são os critérios utilizados pelo Sistema Júpiter para seleção de matrícula em disciplinas obrigatórias e optativas eletivas?
Para consultar os critérios, acesse o link.

10. Solicitei matrícula em disciplinas obrigatórias e optativas eletivas do meu curso/turno, tenho o risco de não ser aceito, tendo em vista as regras da matrícula interativa?
Sim, pois o Sistema Júpiter realiza a seleção dos alunos de acordo com o limite de vagas oferecidas, tendo como base os critérios acima (vide dúvida 9).

11. Realizei inscrição em uma turma fora do meu curso/turno e fui excluído dela, porém quando verifico a turma da disciplina ainda há vagas disponíveis. O que pode ter ocorrido?
Os Departamentos responsáveis pelas disciplinas podem determinar uma certa quantidade de vagas para alunos de outros cursos/turnos. O fato de haver vagas disponíveis não significa que essas vagas estejam destinadas ao seu curso/turno. Às vezes o número de vagas destinadas ao seu curso/turno eram poucas e a procura foi muito grande, e, na seleção do Sistema Júpiter, outros alunos foram alocados na sua frente. As regras de vagas dos Departamentos estão disponíveis no site da Graduação – Avisos (Mural/FAQ).

12. O meu curso é diurno, mas comecei a trabalhar/estagiar e preciso cursar as disciplinas no noturno. Eu tenho direito à vaga?
Não. Como o turno é diferente, você não tem direito à vaga, independente se a disciplina é obrigatória para o seu curso ou não. Os Departamentos costumam destinar algumas vagas para alunos de outros turnos (noturno para o diurno e vice-versa). Sendo assim, se houver mais inscritos que vagas, haverá seleção pelo Sistema Júpiter e a vaga não será garantida. As regras de vagas dos Departamentos estão disponíveis no site da Graduação – Avisos (Mural/FAQ).

13. Não consegui a vaga na turma que eu queria. Estou matriculado no meu período, mas quero cursar em outro (diurno no noturno e vice-versa). Posso cursar em outra turma sem estar matriculado?
Não, pois não existe a figura de aluno ouvinte na FEA-RP, por determinação da Diretoria. Sendo assim, somente os alunos que estão regularmente matriculados, e na turma correta, conforme lista de presença do docente, podem assistir às aulas.

14. Os alunos de “semestre ideal” têm prioridade na consolidação, sobre os alunos que têm as disciplinas em atraso ou queiram antecipá-las?
Sim, quanto mais próximo o período ideal da disciplina (PD) do período de matrícula do aluno (PM), maior a prioridade e, portanto, mais provável será a alocação do aluno na turma desejada.

15. Estou no semestre ideal. Terei que acessar o JúpiterWeb mais de uma vez para garantir minha matrícula?
Sua inscrição estará pré-garantida quando as disciplinas obrigatórias e/ou eletivas escolhidas estiverem com o status de “Reservada” (IR). Isso pode acontecer logo na 1ª consolidação, na 2ª ou demais consolidações, dependendo do número de inscritos. Contudo, só será aceita de fato depois da efetivação de matrícula.

16. Não estou no “semestre ideal”. Quantas vezes devo acessar o JúpiterWeb para garantir minha matrícula?
Depende de quão distantes de seu PM estão os PDs das disciplinas que você deseja cursar. Na primeira interação, são Reservadas apenas as inscrições com PM = PD (prioridade 1 na matrícula). Alunos com PM diferente de PD poderão permanecer com Inscrição em Lista de Espera até a última consolidação, dependendo da prioridade de matrícula que possuem.

17. Como devo definir as prioridades para Disciplinas Optativas e Extracurriculares?
As prioridades devem ser colocadas na ordem em que você deseja cursar as disciplinas. Por exemplo, entre as disciplinas A e B, eu tenho preferência pela disciplina A, logo eu colocarei a prioridade 1 para a disciplina A, e prioridade 2 para a disciplina B.

18. O que significa “IR”?
Inscrição Reservada, ou seja, a classificação do aluno está dentro do número de vagas oferecidas na turma.

19. O que significa “IL”?
Inscrição em Lista de Espera, ou seja, a inscrição do aluno será processada somente em consolidação de matrícula posterior, pois seu PM é diferente do PD da disciplina.

20. O que significa “IT”?
Inscrição em Turma Lotada, ou seja, outros alunos preencheram a totalidade das vagas oferecidas. A seleção de alunos é feita de acordo com prioridade e classificação.

21. Posso antecipar uma disciplina?
Sim, mas sua prioridade será posterior a dos alunos com semestre ideal ou  “atrasados” (que deveriam ter cursado a disciplina antes); sendo assim, eles serão alocados antes.

22. Posso alterar minha matrícula?
Sim, o aluno pode alterar sua matrícula quantas vezes desejar durante os períodos de interação. Entretanto, caso obtenha Inscrição Reservada para determinada disciplina/turma, se essa disciplina for alterada, o aluno perderá automaticamente a reserva, concorrendo para as vagas existentes novamente na interação seguinte.

23. Posso desistir de uma reserva já obtida?
Sim, desde que você remova a inscrição ou altere a turma desejada para a disciplina (sujeitando-se, assim, a uma nova seleção na consolidação seguinte). Devido à dinâmica do processo, o fato de, no momento da consulta existir vaga na turma, não garante ao aluno a reserva da turma, pois outros alunos poderão fazer a mesma tentativa.

24. Consegui reserva em uma disciplina que estou devendo. Poderei perdê-la se, em outra interação, um aluno com PD = PM inscrever-se?
Não, a reserva é sua, só a perderá se você mesmo excluir a disciplina. Se não houver aumento de vagas ou alguma desistência, o aluno com PD = PM receberá turma lotada. 

25. Uma reserva garante a matrícula?
A reserva é considerada uma pré-matrícula. O aluno estará devidamente matriculado somente quando, após a efetivação de matrícula, as disciplinas passarem à situação MA (matriculado).

26. Quando ocorre a efetivação de matrícula?
Depois da última consolidação (prevista no Calendário Escolar), ocorre a efetivação das matrículas, que identifica eventuais conflitos de horário ou falta de requisitos. Quando a disciplina passa a MA, o aluno está matriculado. Se houver pendência (conflitos de horário ou falta de requisitos), a disciplina ficará P (pendente). No caso de falta de requisito, a disciplina será excluída automaticamente. No caso de conflito de horário, uma das disciplinas será excluída, sempre considerando as disciplinas obrigatórias como prioridade.

27. Estou matriculado no requisito de uma disciplina e ainda não sei o resultado da recuperação. Como proceder?
Inscreva-se na disciplina considerando a sua aprovação no requisito. Sua inscrição permanecerá pendente até que o cadastro da nota final do requisito seja efetuado. Caso o aluno seja reprovado no requisito, a inscrição será removida. Se for aprovado, a matrícula será efetivada.

28. Posso escolher disciplinas eletivas/livres além das que pretendo cursar?
Sim, ao efetuar a matrícula você poderá selecionar e priorizar mais disciplinas eletivas/livres do que deseja cursar, mas informará, também, o número de disciplinas  que de fato poderá cursar e a prioridade de escolha.

29. Qual o critério para seleção de alunos em disciplinas optativas livres?
A seleção em disciplinas optativas livres ocorre de acordo com a Resolução CoG 5237/05.

30. O que é uma disciplina “preterida”?
O termo “preterida” aparecerá quando o aluno tiver o número de disciplina optativas que deseja cursar atendido. Neste momento as demais disciplinas optativas apontadas na matrícula serão dadas como preteridas em função da reserva de disciplinas optativas indicadas pelo aluno com prioridade maior.

31. O que acontece se eu incluir duas disciplinas no mesmo horário?
Se o sistema acusar conflito de horário entre disciplinas obrigatórias, você terá de excluir uma delas para poder salvar sua matrícula. Se forem disciplinas optativas, após a efetivação de matrículas, as disciplinas ficarão pendentes e uma delas será excluída, de acordo com a prioridade que você informou quando realizou matrícula.

32. O que acontece se eu incluir uma disciplina sem ter cumprido o requisito?
A matrícula não pode ser efetivada caso o requisito não tenha sido cumprido, pois conforme as normas da USP não é permitido cursar uma disciplina sem ter o requisito, nem se forem cursadas (disciplina e requisito) ao mesmo tempo (concomitantemente).

33. Qual a diferença entre requisito forte e requisito fraco? Onde pode ser consultado?
O requisito forte é aquela disciplina que consta como requisito em que o aluno deve ter obtido nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70% para que possa se matricular na disciplina principal. O requisito fraco configura a disciplina que consta como requisito em que o aluno pode ter obtido nota igual ou superior a 3,0 (três) e frequência mínima de 70% para que possa se matricular na disciplina principal. Para consultar se a disciplina possui requisito fraco, verifique a estrutura curricular do seu curso no sistema JúpiterWeb, presente no menu "Cursos" no site da Graduação.

34. Pretendo cursar Monografia/TCC. Como proceder?
Os alunos devem se inscrever na disciplina correspondente, no período de matrícula, e procurar o Departamento do Curso para verificar os demais procedimentos. 

 

Sobre Retificação (Correção) de Matrícula

1. Todos os alunos deverão realizar a retificação de matrícula?
Não. Somente deverá realizar a retificação de matrícula, o aluno que pretende alterar sua matrícula. Se você realizou a matrícula e está tudo certo, não precisa fazer a retificação.

2. A retificação de matrícula deve ser realizada somente pelo requerimento web disponível no Sistema JúpiterWeb? Tenho vaga garantida?

- Para alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Economia Empresarial e Controladoria: Não. Para disciplinas do próprio curso/turno deverá ser utilizado o formulário disponível no Portal da Graduação (Site Graduação - Secretaria Eletrônica). Para disciplinas de outros cursos/turnos deverá ser utilizado o requerimento web disponível no Sistema JúpiterWeb observando-se que a vaga não é garantida, pois há limite, conforme regras dos Departamentos das disciplinas, disponíveis no site da Graduação - Avisos (Mural/FAQ).

- Para alunos do curso de Administração: Sim. Lembrando que a vaga não é garantida, pois há limite, conforme regras dos Departamentos das disciplinas, disponíveis no site da Graduação - Avisos (Mural/FAQ). Se não for possível preencher o requerimento web no Sistema Júpiter (no caso de disciplinas obrigatórias que já estejam com a turma lotada), se houver interesse, os alunos podem comparecer presencialmente ao Departamento de Administração, em período definido pelo Departamento, e preencher requerimento manual, que será avaliado posteriormente.

3. Eu posso fazer qualquer tipo de alteração na minha matrícula no período de retificação?
Não. Você só pode pedir inclusão ou substituição de disciplinas. A substituição é realizada quando você troca uma disciplina por outra oferecida no mesmo horário. Não é possível excluir disciplinas. Nesse caso, deve-se aguardar o período de Trancamento Parcial de Disciplinas.

4. O que acontece se eu pedir alguma disciplina através do requerimento web, no período de retificação de matrícula, que conflite horário com alguma disciplina em que eu já estou matriculado?
Será considerado o seu último pedido como prioridade, ou seja, a matrícula anterior será excluída e você ficará matriculado na disciplina solicitada pelo requerimento web. Por isso preste muita atenção ao solicitar disciplinas que conflitem horário, é importante sempre deixar clara a sua preferência, no campo de justificativa do requerimento web. Lembrando que as solicitações de requerimento web passam por seleção, pois a vaga não é garantida.

5. O que acontece se eu fizer requerimento web, no período de retificação, para disciplinas que conflitem horário?
Neste caso, você deve indicar no campo de justificativa dos requerimentos web qual é a sua preferência. Assim, se você conseguir vaga em todas as disciplinas, será matriculado na que mais deseja.

 

Novidades

  • Saiu o Edital de Transferência Interna 2018. Confira: clique aqui.

  • Resultado do PEEG - 2º semestre de 2017: 9 (nove) bolsas: clique aqui.       
  • Edital do Programa Unificado de Bolsas. Para maiores informações, clique aqui.
  • A partir de agora, os alunos formados podem retirar o diploma por procuração. Para informações, clique aqui.