INSTRUÇÕES PARA EFETUAR O TRANCAMENTO PARCIAL

No período estipulado no Calendário Escolar estará disponível no site da Graduação - Secretaria Eletrônica (Portal da Graduação), o formulário online específico para o trancamento parcial de disciplinas.

Selecione as disciplinas que você deseja trancar, verificando se o código e o nome estão corretos, para evitar problemas na hora do cadastramento e possibilitar o processo de sua solicitação.

Vale lembrar:

Relacione no mesmo formulário TODAS AS MATÉRIAS QUE VOCÊ DESEJA TRANCAR, enviando uma única vez;

De acordo com a Portaria FEA-RP 17/2011, Artigo 6º: “O aluno poderá trancar disciplinas obrigatórias ou optativas parcialmente no limite máximo de 10 disciplinas ao longo do seu curso”. Ou seja, se você já trancou 10 disciplinas até o momento, não poderá trancar mais;

Segundo o Regimento Geral da USP, o aluno estará em situação regular quando matriculado no mínimo em 12 créditos-aula, salvo em casos específicos que não haja possibilidade de matrícula. Dessa forma, se você já está matriculado em 12 créditos-aula ou menos, não poderá solicitar o trancamento parcial, com exceção dos prováveis formandos do semestre que não necessitem cursar as matérias extras;

O trancamento online é PARCIAL, ou seja, apenas ALGUMAS DISCIPLINAS poderão ser trancadas. Caso queira efetuar o trancamento total do curso, compareça pessoalmente ao Serviço de Graduação.

INSTRUÇÕES PARA EFETUAR O TRANCAMENTO TOTAL

O Trancamento Total do Curso (todas as disciplinas em que o aluno está matriculado) pode ser solicitado em qualquer época do ano, pessoalmente no Serviço de Graduação, desde que o aluno não esteja reprovado por frequência em mais de 25% dos créditos em que está matriculado e que tenha concluído no mínimo 24 créditos.

Se o pedido for aprovado, o aluno poderá ficar trancado por até 02 anos. Para ficar trancado o terceiro ano, o aluno deverá realizar pedido formal, com justificativa e comprovação, para análise da Comissão de Graduação, que poderá aprovar ou não a solicitação. Esse pedido deve ser realizado com antecedência, ou seja, antes do final do segundo ano de Trancamento Total do Curso.

Para voltar ao curso, deverá ser encaminhada solicitação de destrancamento do e-mail institucional para atendimentosg@fearp.usp.br, contendo nome completo, número USP e curso. O pedido deverá ser realizado uma semana antes do início do primeira interação de matrícula (consultar Calendário Escolar), referente ao semestre que o aluno deseja voltar. Após o destrancamento, o aluno deverá realizar a matrícula pelo Sistema JúpiterWeb, nos prazos estipulados no Calendário Escolar.

AVISO IMPORTANTE - CONTAGEM E CONTROLE DE CRÉDITOS

Informamos que a contagem de créditos para gerenciamento do curso é de responsabilidade do aluno, e deve ser feita através da comparação manual do resumo escolar com a grade curricular do curso, que podem ser impressos no JúpiterWeb. Além disso, o interessado deve consultar as alterações curriculares vigentes para o ano atual, conforme disponível no site, bem como as regras de transição específicas do curso, caso houver.

É importante ressaltar que não se deve utilizar os dados constantes no quadro de Evolução do Curso do JúpiterWeb, pois o mesmo é uma ferramenta experimental da Pró-Reitoria de Graduação e os dados demonstrados nele nem sempre correspondem à realidade, conforme consta na observação da própria tela do sistema. A melhor forma de efetuar o controle de créditos é a descrita acima.

Lembramos que o Serviço de Graduação realiza apenas a conferência da contagem de créditos final dos formandos do semestre, para fins de colação de grau, no período estipulado no calendário escolar, mas está à disposição para os esclarecimentos necessários para que todos os alunos possam fazer o gerenciamento do próprio curso.

• Horário de Atendimento da Graduação no Período de Férias. Clique aqui.
  • Matrícula para o 1º semestre de 2020 será de 2 a 9/12. Maiores informações:clique aqui.
  • Edital de Transferência Interna FEA-RP para 2020. Maiores informações: clique aqui.
  • Edital PEEG - 1° semestre de 2020: 9 (nove) bolsas disponibilizadas. Para verificar, clique aqui.
  • Edital 2019-2020 do Programa Unificado de Bolsas - PUB. Para informações, clique aqui.
  • Retificação do Cronograma PUB - Programa Unificado de Bolsas 2019-2020. Para informações, clique aqui.
  • A partir de agora, os alunos formados podem retirar o diploma por procuração. Para informações, clique aqui.