INSTRUÇÕES PARA EFETUAR O TRANCAMENTO PARCIAL

No período estipulado no Calendário Escolar, estará disponível no site da Graduação - Secretaria Eletrônica (Portal da Graduação), o formulário online específico para o trancamento parcial de disciplinas.

Selecione as disciplinas que você deseja trancar, verificando se o código e o nome estão corretos, para evitar problemas na hora do cadastramento e possibilitar o processamento de sua solicitação.

Vale lembrar:

Relacione no mesmo formulário TODAS AS MATÉRIAS QUE VOCÊ DESEJA TRANCAR, enviando uma única vez;

De acordo com a Portaria FEA-RP 69/2019, Artigo 7º: “O aluno poderá trancar disciplinas obrigatórias ou optativas parcialmente no limite máximo de 10 disciplinas ao longo do seu curso”. Ou seja, se você já trancou 10 disciplinas até o momento, não poderá trancar mais;

Segundo o Regimento Geral da USP, o aluno estará em situação regular quando matriculado no mínimo em 12 créditos-aula, salvo em casos específicos que não haja possibilidade de matrícula. Dessa forma, se você já está matriculado em 12 créditos-aula ou menos, não poderá solicitar o trancamento parcial, com exceção dos prováveis formandos que não necessitem cursar as matérias extras;

O trancamento online é PARCIAL, ou seja, apenas ALGUMAS DISCIPLINAS poderão ser trancadas. Caso queira efetuar o trancamento total do curso, encaminhe mensagem do seu e-mail institucional para: atendimentosg@fearp.usp.br.

INSTRUÇÕES PARA EFETUAR O TRANCAMENTO TOTAL

O Trancamento Total do Curso (todas as disciplinas em que o aluno está matriculado) pode ser solicitado em qualquer época do ano, por meio do encaminhamento de mensagem do e-mail institucional do aluno para: atendimentosg@fearp.usp.br, desde que o aluno não esteja reprovado por frequência em mais de 25% dos créditos em que está matriculado e que tenha concluído no mínimo 24 créditos.

Se o pedido for aprovado, o aluno poderá ficar trancado por até 02 anos. Para ficar trancado o terceiro ano, o aluno deverá realizar pedido formal, com justificativa e comprovação, para análise da Comissão de Graduação, que poderá aprovar ou não a solicitação. Esse pedido deve ser realizado com antecedência, ou seja, antes do final do segundo ano de Trancamento Total do Curso.

Para voltar ao curso, deverá ser encaminhada solicitação de destrancamento do e-mail institucional para atendimentosg@fearp.usp.br, contendo nome completo, número USP e curso. O pedido deverá ser realizado uma semana antes do início da primeira interação de matrícula (consultar Calendário Escolar), referente ao semestre que o aluno deseja voltar. Após o destrancamento, o aluno deverá realizar a matrícula pelo Sistema JúpiterWeb, nos prazos estipulados no Calendário Escolar.

AVISO IMPORTANTE - CONTAGEM E CONTROLE DE CRÉDITOS

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Economia Empresarial e Controladoria / Finanças e Negócios

Novidades

• O Serviço de Graduação da FEA-RP/USP está realizando atendimento presencial apenas com AGENDAMENTO, que deve ser realizado aqui. O atendimento virtual é realizado pelo e-mail atendimentosg@fearp.usp.br. O horário de atendimento telefônico (16 - 3315-3888) é de 2ª a 6ª, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 12h e das 15h às 19h30 (período letivo) e das 9h às 18h (período de férias).

• Exercícios Domiciliares - orientações sobre afastamento por COVID-19 ou MONKEYPOX, clique aqui.

• Acessibilidade Pedagógica - estudantes de graduação com demandas por adaptações pedagógicas para acompanhamento do curso. Para acessar o formulário, clique aqui.

• Edital PAP 1º semestre de 2024. Para acessar o resultado, clique aqui.

• Edital PEEG 1º semestre de 2024 - 10 bolsas disponíveis. Para acessar o resultado, clique aqui.