Quinta, 06 Abril 2023 15:19

FEA-RP oferece nivelamento em matemática para seus alunos

Sanar deficiências de matemática advindas do ensino médio e auxiliar alunos no aprendizado de novos conteúdos relacionados à disciplina neste semestre é o objetivo principal do curso “Descomplicando a matemática” que será ministrado novamente pela Profa. Dra. Maria Aparecida Bená, em 11, 12 e 13 de abril, das 14h às 16h, na sala 1 do bloco B2 da FEA-RP.

O referido curso foi oferecido pela primeira vez neste ano durante a Semana de Recepção de Calouros de 2023 como sugestão do Diretor da FEA-RP, Prof. Dr. Fábio Augusto Reis Gomes. A intenção, segundo o dirigente, é “proporcionar aos alunos as ferramentas necessárias para que eles sejam bem-sucedidos nas disciplinas do curso no qual eles ingressaram”.

Para ministrar o “Descomplicando a matemática”, a FEA-RP convidou a docente aposentada pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, Profa. Dra. Maria Aparecida Bená, que durante anos foi responsável por oferecer disciplinas de cálculo para diferentes cursos e turmas da nossa unidade.

IMG_0234.JPG  IMG_0443.JPG

Para a professora “Cidinha”, como é carinhosamente conhecida por docentes, servidores e alunos da FEA-RP, a participação dos calouros durante a recepção “foi bem significativa, tanto em número, quanto em interesse. Durante o desenvolvimento da atividade, muitos alunos fizeram perguntas para sanar dúvidas, ou seja, foi possível detectar que estavam acompanhando o que estava sendo apresentado e, mais ainda, foi possível constatar que eles têm deficiências básicas de matemática na formação, trazidas do ensino médio. Acredito que para aqueles que assistiram, foi proveitoso!”.

No primeiro dia do curso, os participantes foram convidados a responder, por meio de seus celulares, a 46 questões formuladas pela ministrante do curso. Na plataforma Kahoot!, os alunos então respondiam “verdadeiro” ou “falso” para cada uma das assertivas que eram analisadas e resolvidas pela docente. Daniel Siessere de Sousa, calouro do curso de Administração, afirma que o curso possibilitou abordar “diversos conteúdos que normalmente esquecemos e isso já auxiliou nesse início de semestre e acredito que vai continuar auxiliando”.

Tendo em vista a relevância da iniciativa e a importância do nivelamento para os alunos ingressantes, uma nova turma então será oferecida entre 11 e 13 de abril com o intuito de atender aos calouros que ingressaram pela Fuvest e pelo Enem-USP posteriormente à semana de recepção. Entretanto, o curso é aberto a quaisquer alunos da FEA-RP.

Não é necessário realizar matrícula. Basta comparecer aos encontros, nos horários e dias mencionados.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 689 vezes Última modificação em Quinta, 06 Abril 2023 15:36