Segunda, 24 Agosto 2015 12:36

Finanças e marketing são principais desafios das micro, pequenas e médias empresas da região

(3 votos)

Serviços nas áreas de finanças e marketing são os mais procurados por micro, pequenas e médias empresas dos setores de saúde, alimentos, tecnologia e moda em Ribeirão Preto e região. É o que aponta levantamento da Júnior FEA-RP, empresa de consultoria júnior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP).

Dentre os serviços mais procurados na área de finanças estão os de viabilidade econômica, análise de custos, além de estruturação financeira. Na área de marketing, os serviços mais procurados são pesquisa de mercado e plano de comunicação.

A diretora de marketing Carolina Truzzi e o presidente da Júnior FEA-RP, Rodrigo Lourenço, explicam que as áreas de marketing e finanças são as mais facilmente relacionadas com o lucro de curto prazo da empresa e que normalmente o empresário não possui conhecimento técnico nas áreas para desenvolver seu negócio e solucionar problemas de cunho gerencial.

“Percebemos que tanto as micro quanto as pequenas e médias empresas possuem dificuldades semelhantes como falta de conhecimento do seu público-alvo, formação de preços, estabelecimento de metas e descrição de cargos”, afirma Carolina.

O empresário César Roberto Callegari, proprietário da Pró-Bike - empresa especializada na fabricação de acessórios e equipamentos de cicloaventura - procurou pelos serviços de análise de custos e formação de preços que o ajudaram a focar em uma linha mais reduzida de produtos. “A consultoria mostrou que o que realmente valia a pena eram cerca de 10 ou 11 produtos dentro de um portfólio de 50”, conta.

Ana Luisa Giglio, proprietária da Daterra Cosméticos, descobriu como a pesquisa de mercado pode ser o fator chave para o sucesso do negócio. “Queríamos montar uma loja e já tínhamos um lugar em mente, mas a pesquisa de mercado mostrou que o melhor ponto de venda seria em outro local da cidade”, afirma.

Carolina alerta que as empresas também devem visar outros pilares da administração. “Estratégia e recursos humanos, por exemplo, são tão importantes quanto os outros, mas acabam sendo menos visados já que o objetivo é expandir e aprimorar os resultados da empresa a longo prazo”, diz. Portanto, é aconselhável atentar-se a todas as áreas para o bom funcionamento do negócio.

Confira a descrição dos serviços mais procurados:

- Viabilidade econômica
A Viabilidade Econômica é indicada para aqueles que desejam saber se um investimento, como a abertura de um negócio ou a expansão de uma área da empresa, obterá, de fato, o retorno desejado, através do cálculo de indicadores.

- Análise de custos
O projeto de Análise de Custos tem por objetivo estudar todos os custos diretos e indiretos dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, permitindo identificar quais deles são rentáveis ou não rentáveis, inserir margens lucrativas e formar preços de forma assertiva.

- Estruturação financeira
Através da Estruturação Financeira é possível obter uma visualização clara do desempenho da empresa no período, embasando tomadas de decisão. São analisados estoque ótimo, recebíveis, disponíveis, gastos gerais da empresa, concessão de prazo para vendas, fluxo de caixa e capital de giro.

- Pesquisa de Mercado
A Pesquisa de Mercado é o projeto mais realizado pela Júnior FEA-RP. Ela auxilia na descoberta de respostas à perguntas como "qual é o perfil do meu público-alvo?", "quais os fatores que mais influenciam em seu processo de compra?", "como posso aumentar a satisfação dos meus fornecedores?", entre muitas outras.

- Plano de Comunicação
"Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Só não sei qual metade." A famosa frase de Henry Ford auxilia a esclarecer o objetivo de um projeto de Plano de Comunicação: a partir do estudo de características, preferências e hábitos do público-alvo do negócio, focar os esforços de comunicação da forma mais eficaz possível, através da seleção dos meios mais adequados.

A empresa - A Júnior FEA-RP Consultoria realiza projetos de consultoria personalizados e com qualificação profissional, avaliados pelo corpo docente da FEA-RP/USP. Como a empresa é uma instituição civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos dos cursos de graduação, os preços praticados são inferiores aos do mercado. O tipo de serviço oferecido permite que micro e pequenas empresas possam solucionar problemas e necessidades. A Júnior FEA-RP fica na Rua das Paineiras, Casa 9, no Campus da USP. O telefone para contato é o (16) 3315-3897 e o e-mail contato@juniorfea.com.br.

Lido 3452 vezes Última modificação em Quarta, 26 Agosto 2015 15:39