Programa de Pós-Graduação em Economia - Área: Economia Aplicada

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA-RP/USP (PPGE/USP-RP) é qualificar recursos humanos para o trabalho em economia aplicada. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos:

i) Fornecer a base conceitual em economia para profissionais que desejam atuar em universidades, empresas e organismos da administração pública e privada e que possam se beneficiar da utilização do ferramental de economia aplicada.

ii) Preparar o aluno para a prática da pesquisa e análise econômica, particularmente na fronteira do conhecimento em Economia Social e Desenvolvimento Econômico.

iii) Promover o intercâmbio de alunos, professores e ideias com outras instituições de docência e pesquisa no Brasil e no exterior e com entidades do setor produtivo.

O programa, que iniciou suas atividades em 2004, conta com o apoio de agências de fomento (como Capes e CNPq) para a concessão de bolsas de estudo. A equipe de professores atua segundo as duas linhas de pesquisa colocadas abaixo:

MICROECONOMIA APLICADA

Nesta linha de pesquisa, o aluno realizará estudos que envolvam a aplicação de conceitos e modelos microeconômicos com perfil empírico / aplicado, visando analisar questões relevantes sob a ótica dos indivíduos, das firmas e das políticas públicas. Nesta linha, encontram-se os trabalhos desenvolvidos em Economia do trabalho, Economia da educação, Economia do crime, Desigualdade de renda, Economia da inovação e Organização Industrial, entre outros.

MACROECONOMIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Nesta linha de pesquisa, o aluno realizará estudos que envolvam a aplicação de conceitos e modelos macroeconômicos também com perfil empírico / aplicado, visando compreender os determinantes do desenvolvimento econômico tanto em nível macroeconômico (inclusive em nível internacional), como também em nível regional e local. Nesta linha, encontram-se os trabalhos desenvolvidos na área de Macroeconomia, Crescimento Econômico, Economia do meio-ambiente, Economia do setor público e Desenvolvimento econômico regional, entre outros.

Agenda de Seminários Acadêmicos

• Felipe da Silva Basso Open or Close

Área: Economia - Área: Economia Aplicada

Data: 22/04/2020, às 10:00 - horário de Brasília

Local: Devido à contingência do COVID-19, a banca ocorrerá totalmente online e será transmitida publicamente.

Link da transmissão: https://www.fearp.usp.br/ppge/qualificacoes-e-defesas/334-qualificacoes-ppge/2870-felipe-da-silva-basso.html

Título: EaD funciona? Uma comparação do desempenho dos alunos das modalidades presencial e EaD para 2017 e 2018

Autor: Felipe da Silva Basso

Comissão Examinadora:

Prof(a). Dr(a). Luiz Guilherme Dacar da Silva Scorzafave - (Presidente)

Prof(a). Dr(a). Reynaldo Fernandes

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP/USP)

Prof(a). Dr(a). Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

• Fernanda Cristina Valente Open or Close

Área: Economia - Área: Economia Aplicada

Data: 17/04/2020, às 14:30 - horário de Brasília