Segunda, 20 Mai 2019 14:26

Projeto ensina educação fiscal em escolas de nível médio

Se até o momento, escolas de ensino médio não tinham boas respostas para as perguntas “qual a importância do Estado?”, “para que servem os impostos?” e “quais as obrigações de governos federais, estaduais e municipais?”, agora, professores e alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP se oferecem para respondê-las.

Devido à escassez de disciplinas que abordam temas relacionados à cidadania e aos direitos e deveres da população, a organização estudantil Nexos Gestão Pública, com apoio do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), grupo de pesquisa da FEA-RP, promove o Educare, projeto que leva educação fiscal a alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Claudia Souza Passador, coordenadora do GPublic e do Nexos, conta que a iniciativa do Educare é para que os alunos compreendam, já no ensino médio, as funções e responsabilidades do pacto federativo. “Quando você ensina sobre educação fiscal, você ensina também como o estado funciona, para que servem os impostos e quais são as obrigações dos governos federal, estaduais e municipais”.

Segundo o presidente da Nexos, Antonio Augusto do Valle Silva, o projeto é dirigido aos alunos do ensino médio porque “acreditamos que os jovens terão impacto maior na sociedade, pois estão na fase inicial de exercer seu papel como cidadão. Além disso, o Educare aborda temas relacionados a perspectivas de futuro, demonstrando as oportunidades possíveis a eles na escolha de sua vida profissional e acadêmica”.

O Educare é desenvolvido em consórcio com a Pró-Reitoria de Graduação da USP, Receita Federal, Secretaria de Educação Municipal e a prefeitura do campus da USP, todos de Ribeirão Preto. Também participam do projeto o professor João Luiz Passador, da FEA-RP, e a professora Flávia Trentini, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.

Educare será lançado nesta quinta-feira, 23 de maio

O projeto será lançado nesta quinta-feira, 23 de maio, às 14 horas no Anfiteatro da FEA-RP. Abre o evento o debate A importância da Educação Fiscal, mediado pela professora Claudia, com a participação de Karla Fantacini, auditora fiscal da Receita Federal do Ministério da Fazenda e Flávia Trentini, professora da FDRP. Logo após, tem a palestra Carreiras no Setor Público, ministrada pela professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e a pesquisadora do Gpublic, Luana Marques Ferolla.

O evento é gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição. Será no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A da FEA-RP, Avenida Bandeirantes, 3900, campus da USP em Ribeirão Preto.

Mais informações através do link.

Por: Tainá Lourenço, Assessoria de Imprensa - USP Ribeirão Preto

Com o Educare, alunos do ensino médio compreenderão funções e responsabilidades do pacto federativo

Educare será lançado nesta quinta-feira, 23 de maio

O projeto será lançado nesta quinta-feira, 23 de maio, às 14 horas no Anfiteatro da FEA-RP. Abre o evento o debate A importância da Educação Fiscal, mediado pela professora Claudia, com a participação de Karla Fantacini, professora e auditora fiscal da Receita Federal do Ministério da Fazenda e Flávia Trentini, professora da FDRP. Logo após, tem a palestra Carreiras no Setor Público, ministrada pela professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e a pesquisadora do Gpublic, Luana Marques Ferolla.

Mais informações através do link.

Por: Tainá Lourenço