Terça, 14 Mai 2019 11:24

Alunos da FEA-RP são premiados em Congresso

O aluno de graduação Marcelo Lourenço Filho, do curso de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP foi o primeiro colocado no concurso de artigos “Prêmio Gabriel Oliva”, promovido pelo Instituto Ludwig von Mises Brasil. O nome do prêmio é uma homenagem ao antigo aluno de graduação e mestre pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Oliva fazia doutorado na Duke University, nos EUA, quando faleceu vítima de câncer, aos 29 anos.

João Fernando Rossi Mazzoni recebeu menção honrosa no concurso pela sua monografia sobre regulação que utiliza sistema teórico neoclássico, como contraposição à visão da Escola Austríaca e da Escola de Public Choice, que foi orientada pelo professor Fábio Barbieri. Mazzoni concluiu a graduação em Economia e atualmente faz mestrado, ambas na FEA-RP.

A cerimônia de premiação contou também com palestras do professor Fábio Barbieri, da FEA-RP e vice-diretor acadêmico do Instituto Ludwig von Mises Brasil.

Artigo vencedor

O primeiro colocado, Lourenço Filho, recebeu a premiação, cinco mil reais, durante a sexta conferência de Escola Austríaca de Economia, que aconteceu no último sábado (11), na Universidade Mackenzie em São Paulo. De acordo com Lourenço Filho, o artigo "Os austríacos e o método: da crítica do positivismo ao resgate da tradição clássica" envolve três temas de economia: história do pensamento, metodologia e Escola Austríaca. “Neste artigo busco entender um problema que considero crucial: por que os austríacos, apesar de fundamentais para a história da economia, não conseguem se inserir ou dialogar com a ortodoxia econômica moderna? Busquei no método um caminho para responder isso.”

Por: Rosemeire Talamone e Leonardo Rezende.

Foto: Boletim da Liberdade.

Lido 1705 vezes